Projecto De Malawi


Fernando Freire

Recommended Posts

Boa Noite!

 

Estou em vias de desenvolver um projecto de Malawi, mas estou com algumas dúvidas, e ainda tenho muito que ler! Escolhi Malawi porque pelo que li até agora, e como o aquário vai ficar na sala de estar, são os que têm mais cor (pralém dos do lago Vitória), tornando-se assim algo muito agradável para o ambiente!

 

o Aquário vai ser por medida, terá no máximo 1.3m de frente, 0.35m de largura... de altura, gostava que me ajudassem pois nao sei qual usar... será que me podem dizer a altura ideal?

 

Estou a pensar em manter Labidochromis Caeruleus, Melanochromis joanjohnsonae, Pseudotropheus Polit, Pseudotropheus sp. "Acei", ... É possivel juntar estas 4 espécies no mesmo aquário? irá dar-me algum problema?

 

Caso dê para manter as 4 espécies, quantos exemplares de cada um deverei juntar? Pelo que tenho lido, convém 3 de cada espécie, 1 macho e 2 fêmes. Mas parece-me que os Labidochromis Caeruleus posso juntar mais uns, certo?

 

Portanto estas são as minhas duvidas: A altura ideal para o aquário, já que de certeza terá (caso carranque com o projecto) 1.3m de frente e 0.35 de largura.

Escolhendo aquelas 4 espécies, caso sejam "compatíveis" umas com as outras, quantos exemplares, na vossa opinião, deverei manter?

 

Um abraço, e desde já obrigado pela vossa paciência!

 

Cumprimentos

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite!

 

Estou em vias de desenvolver um projecto de Malawi, mas estou com algumas dúvidas, e ainda tenho muito que ler! Escolhi Malawi porque pelo que li até agora, e como o aquário vai ficar na sala de estar, são os que têm mais cor (pralém dos do lago Vitória), tornando-se assim algo muito agradável para o ambiente!

 

o Aquário vai ser por medida, terá no máximo 1.3m de frente, 0.35m de largura... de altura, gostava que me ajudassem pois nao sei qual usar... será que me podem dizer a altura ideal?

 

Estou a pensar em manter Labidochromis Caeruleus, Melanochromis joanjohnsonae, Pseudotropheus Polit, Pseudotropheus sp. "Acei", ... É possivel juntar estas 4 espécies no mesmo aquário? irá dar-me algum problema?

 

Caso dê para manter as 4 espécies, quantos exemplares de cada um deverei juntar? Pelo que tenho lido, convém 3 de cada espécie, 1 macho e 2 fêmes. Mas parece-me que os Labidochromis Caeruleus posso juntar mais uns, certo?

 

Portanto estas são as minhas duvidas: A altura ideal para o aquário, já que de certeza terá (caso carranque com o projecto) 1.3m de frente e 0.35 de largura.

Escolhendo aquelas 4 espécies, caso sejam "compatíveis" umas com as outras, quantos exemplares, na vossa opinião, deverei manter?

 

Um abraço, e desde já obrigado pela vossa paciência!

 

Cumprimentos

 

Olá Fernando.

 

Antes de aconselhar alguma coisa queria apenas dizer algo que me parece importante. Os 35 cm de largura são algo pouco para malawi, isto porque no meu entender no mínimo devemos ter 40cm. A altura aconselhava os 50cm pois parece-me o ideal, ficando assim (a manter os 35cm de largura) com cerca de 227 litros brutos.

 

Quanto às espécies, foram bem escolhidas são praticamente todas pacificas, com a excepção dos Melanochromis joanjohnsonae. Tenho algumas dúvidas sobre se deves ou não incluir esta espécie. Se mantiveres 4 espécies opta por casais em vez de trios.

 

Espero ter ajudado e qualquer dúvida vai colocando.

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Fernando.

 

Antes de aconselhar alguma coisa queria apenas dizer algo que me parece importante. Os 35 cm de largura são algo pouco para malawi, isto porque no meu entender no mínimo devemos ter 40cm.

Só te faltou explicar o porquê de 35cm ser "curto".

Não sei se é o mesmo motivo mas para mim 35cm são muito curtos para a decoração normal dos malawi... com 35cm sinto que faz falta mais largura para se colocarem as pedras de forma decente e providenciar passagens para os bichos.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado aos dois pelas respostas!

 

o aquário só poderá ter mesmo 0.35 d largura... é o máximo que a pedra do movél tem yikes

 

Gostei do Melanochromis joanjohnsonae devido á sua cor e aspecto, mas sendo assim fico-me pelos Labidochromis Caeruleus, Pseudotropheus Polit e Pseudotropheus sp. "Acei, podem-me ajudar no número ideal de casais para cada espécie? Gostava de ter vários Caeruleus, pois foi o 1º Peixe do Malawi que "fixei" os olhos!!! :(

 

Um abraço a todos!

 

Cumprimentos

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas sendo assim fico-me pelos Labidochromis Caeruleus, Pseudotropheus Polit e Pseudotropheus sp. "Acei, podem-me ajudar no número ideal de casais para cada espécie? Gostava de ter vários Caeruleus, pois foi o 1º Peixe do Malawi que "fixei" os olhos!!! :D

Assim de repente diria que poderás colocar 4 a 6 exemplares de cada uma das espécies que referes. Os polit são um bocadito para o dominante em adultos mas de resto não penso que devas ter muitos problemas.

E 12 a 18 peixes num aquário de 130cm de frente não me parece assim nada de muito abusado, até porque as espécies que referes são calmitas e já retiraste os "mauzões".

Eventualmente com um tempo de maturação és capaz de ter que retirar alguns exemplares, mas para arranque e sendo exemplares juvenis parece-me que 18 peixes no total não é demais. Mas espera outras opiniões de outro pessoal.

 

Só um ultimo reparo... porque razão não compras uma prancha de contraplacado de 2 cm de espessura, aí com 45cm de largura e a colocas sobre a pedra? "Sobram" 5 cm de cada lado em relação à base, nada demais e sempre ganhas um pouco mais de espaço ;)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim de repente diria que poderás colocar 4 a 6 exemplares de cada uma das espécies que referes. Os polit são um bocadito para o dominante em adultos mas de resto não penso que devas ter muitos problemas.

E 12 a 18 peixes num aquário de 130cm de frente não me parece assim nada de muito abusado, até porque as espécies que referes são calmitas e já retiraste os "mauzões".

Eventualmente com um tempo de maturação és capaz de ter que retirar alguns exemplares, mas para arranque e sendo exemplares juvenis parece-me que 18 peixes no total não é demais. Mas espera outras opiniões de outro pessoal.

 

Como a minha grande atracção são os Labidochromis Caeruleus talvez coloque 6 destes logo de início, e das outras 2 espécies talvez 4.

 

 

Só um ultimo reparo... porque razão não compras uma prancha de contraplacado de 2 cm de espessura, aí com 45cm de largura e a colocas sobre a pedra? "Sobram" 5 cm de cada lado em relação à base, nada demais e sempre ganhas um pouco mais de espaço ;)

 

Era uma boa ideia, mas fica muito inestético! o móvel é composto por 2 cristaleiras nas pontas, no meio tem armarios até á cintura e a pedra, depois no fundo tem o espelho. tudo tem a mesma largura... o k fica realmente muito mal e saído. É uma hipótese que não posso mesmo considerar...

 

Para um aquário com 200L ( menos 27 litros por causa das pedras, se calhar até as pedras ocupam mais volume...) que iluminação devo usar? Gostava imenso (e caso se concretize o projecto) de por Moonlight!

 

Muito obrigado pela ajuda Nuno :D

 

Cumprimentos

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Fernando tudo bem?

 

Penso que já tens óptimas respostas para o que pretendias, faltando apenas esclarecer uma:

 

Os melanochromis joahnjohnsonae não têm um comportamento em nada parecido com os restantes ciclídeos do género melanochromis. Ao contrário do que muita gente pensa, e eu tenho experiência própria, são peixes muito sossegados que raramente chateiam os outros exemplares. Tenho um casal dessa espécie, já tive 4 criações e em momento algum assisti a um ataque por mais impulsivo que fosse dos Joahnjohnsonae. Posso referir, inclusive, que o mbuna mais agressivo que tenho no meu aquario é precisamente um macho Pseudotropheus Polit que delimitou uma extensão enorme de território no aqua onde não passa rigorosamente peixe nenhum.

 

Um abraço e felicidades para o teu aqua,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Fernando,

Realmente como foi dito os 35cm de fundo é pouquito , mas é o que se pode arranjar, no teu lugar procurava compensar a largura com a altura, dando ao aquario uns 50 a 60cm de altura, não sei os teus gostos, mas eu gosto bastante dos aquas bem altos, e como é para ciclideos africanos não tens de te preocupar com a altura da coluna de agua por causa das plantas. Quanto ás espécies não me posso pronunciar, pois não tenho conhecimento aprofundado em ciclídeos africanos. Vai dando notícias á malta.

 

Abraço

 

 

Paulo Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para um aquário com 200L ( menos 27 litros por causa das pedras, se calhar até as pedras ocupam mais volume...) que iluminação devo usar? Gostava imenso (e caso se concretize o projecto) de por Moonlight!

Como nesse aquário poucas serão as plantas que consigam sobreviver (por causa do ph e também porque os mbunas gostam de comer plantas) podes meter a iluminação que gostares mais.

Eu uso daquelas luminárias overtank, são porreiras e servem bem e não ficam mal em termos de estética. Quanto à moonlight, os peixes não se chateiam muito por isso podes usar.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi fernando, por acaso tambem sou de sintra e tenho alguns careleus para venda, se estiveres interessado, apita.

 

Muito Obrigado Nuno, mas o Projecto ainda está em fase de desenvolvimento (€€), e só para Junho é que terei todo o material e €€ para arrancar com o projecto! Vai sofrer uma ligeira modificação, caso não fique na sala, irá para o meu quarto... caso aconteça esta última hipótese subirei as medidas para 150x50x50. Mas aí o Projecto irá subir de preço, porque terei de comprar o móvel em madeira maciça, ou em ferro, depois "forrado" a Madeira. O que aconselham?

 

Tenho mais uma dúvida, é necessário a circulação de água? Vejo que em quase todos os Aquários de C.A. é adicionada uma PowerHead para circulação. Pelo que estive a ler é necessária para ficar mais parecido com o Habitat Natural.

 

Só para Junho é que irá arrancar porque preciso comprar o material todo, e ainda tenho de ir á Pedra. Não sei se irei comprar as pedras com buracos, se pedra de rio (quase de certeza que irei optar pela 2ª hipótese, devido a uma questão estética e monetária, com a Moonlight penso que se irá mais "enquadrar" a habitual pedra de rio, tipo a Pedra que podemos ver agora no aquário do membro Space Cowboy, mas dispostas de outro modo), alguma opinião??

 

Sabem-me dizer por quanto fica um aquário em 2ª mão com estas medidas, ou acham que devia mandar fazer/comprar novo?

 

A filtragem irei comprar um Eheim 2217, penso que é uam boa escolha (estive a ver o Eheim 2215, mas pareceu-me pouco para o tipo de peixes que é... qual é a vossa opinião?

 

Muito obrigado pela Paciência,

 

Cumprimentos

Editado por Fernando Freire

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai sofrer uma ligeira modificação, caso não fique na sala, irá para o meu quarto... caso aconteça esta última hipótese subirei as medidas para 150x50x50. Mas aí o Projecto irá subir de preço, porque terei de comprar o móvel em madeira maciça, ou em ferro, depois "forrado" a Madeira. O que aconselham?

Um móvel de madeira maciça que aguente os 375+kg de peso desse aquário fica-te extremamente caro. Dira que optes por uma estrutura em tubo de ferro galvanizado, que depois forras a madeira. Fica mais barato e oferece outras garantias de segurança.

 

Tenho mais uma dúvida, é necessário a circulação de água? Vejo que em quase todos os Aquários de C.A. é adicionada uma PowerHead para circulação. Pelo que estive a ler é necessária para ficar mais parecido com o Habitat Natural.

No meu não tenho #food

Não é estritamente necessária, mas também é algo que vais vendo com o tempo e se achares que é preciso acrescentas.

 

Só para Junho é que irá arrancar porque preciso comprar o material todo, e ainda tenho de ir á Pedra. Não sei se irei comprar as pedras com buracos, se pedra de rio (quase de certeza que irei optar pela 2ª hipótese, devido a uma questão estética e monetária, com a Moonlight penso que se irá mais "enquadrar" a habitual pedra de rio, tipo a Pedra que podemos ver agora no aquário do membro Space Cowboy, mas dispostas de outro modo), alguma opinião??

Para mim e com mbunas é pedras com buracos. Isto porque como eles adoram escavar e até para a sobrevivencia dos alevins é o melhor a usar. Pedra dessa compra-se relativamente barata nas grande superficies de materiais de construcção e a moonlight dá-lhe um aspecto sensacional :)

 

Sabem-me dizer por quanto fica um aquário em 2ª mão com estas medidas, ou acham que devia mandar fazer/comprar novo?

Um aquário desses não te aconselho com vidro inferior a 12mm e de preferencia com travamentos. Novo é capaz de ir para os 250/300€ mandado fazer numa vidreira ou comprando tu o vidro e fazendo. Em segunda mão encontram-se por preços que arancam nos 150€ normalmente.

 

A filtragem irei comprar um Eheim 2217, penso que é uam boa escolha (estive a ver o Eheim 2215, mas pareceu-me pouco para o tipo de peixes que é... qual é a vossa opinião?

Um 2217 é curto. de preferencia mete 2 ou então um pro III.

 

Mais duvidas vai perguntando :?

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno, desde já muito obrigado pelos teus óptimos conselhos!!!

 

A estrutura em ferro Galvanizado é de certo uma boa escolha, pois tenho uma oficina aqui bem pertinho de casa, e o meu Padrinho é merceneiro (logo Estrutura + madeira a um bom preço)

 

De facto tou a imaginar o efeito das pedras com buracos com a Moonlight, deve ficar bestial!! Com Areia da praia misturada com aquela que se compra em sacos nas lojas de aquariofilia (Aragonite??? Ajuda s.f.f), só para que as cores mais claras realcem a cor dos peixes.

 

Agora com a do filtro é que me "apanhas-te"... um 2217 pensei que fosse suficiente, uma vez que vou perder muito volume de água devido á Pedra e Areia... O Eheim 2217 dá para aquas até 600L... Mesmo sabendo que os Peixes Africanos são "porcalhões" parece-me que mais de 200L abaixo do máximo do Eheim 2217 não vejo porque seriam necessários 2... Será que me podes esclarecer?

 

Estive a pensar, e em vez de uma PowerHead, na mangueira de retorno do filtro meter um "T" e fazer 2 quedas de água (tipo cascata) para criar alguma corrente no aqua, que te parece?

 

Cumprimentos, e muito obrigado!!!

 

Já agora, qual a temperatura ideal para C.A. do Malawi? Tenho visto que para aquas de 300+L mete-se 2 termostatos, um de 200 e um de 300, se a temperatura ideal for 25º(por ex.) meter o de 300W para 26º e o de 200W para 24.

Editado por Fernando Freire

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais