Morte Subita


Recommended Posts

Olá!

 

Fiquei em choque pela perda de um discu que nem me deu hipotese de curar a doença...

Hoje de manha quando acordei tavam todos bem dei comida granulada todos eles foram comer, tava tudo normal... agora quando fui dar a segunda vez comida tava um MOrte de lado com a barriga muito inchada,, era o unico indicio que tinha por isso tirei e cortei aquilo que parecia quase um balao e o que tava la dentro era ar, simplesmente ar!

Alguem sabe o que aconteceu a este DISCU??? Foi muito rapido e ainda nao percebi o que aconteceu. Se ajuda alguma coisa ontem fiz uma TPA... logo apos de retirar o morte dei comida e os outros discus pegaram nela como nao fosse nada espero que nao aconteca o memso aos outros... pelo sim pelo nao tou a fazer uma TPA de 30%+-

 

Obrigado desde já!

 

 

Jorge Bento

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens de deixar o granulado amolecer em água, pois estar a dá-los secos só faz com que os teus discus inchem e como reparas-te pode ser fatal....

 

antes de os alimentares deixa o granulado num copinho com um pouco de água e vais ver que o granulado incha para o triplo do tamanho, só depois alimentas os gajos com o granulado hidratado , imagina isso no estomago do bicho a inchar e ele sem poder fazer nada .....

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens de deixar o granulado amolecer em água, pois estar a dá-los secos só faz com que os teus discus inchem e como reparas-te pode ser fatal....

 

antes de os alimentares deixa o granulado num copinho com um pouco de água e vais ver que o granulado incha para o triplo do tamanho, só depois alimentas os gajos com o granulado hidratado , imagina isso no estomago do bicho a inchar e ele sem poder fazer nada .....

 

Poid foi por isso que abri a barriga do Discu.. e nao vi la restos de comida apenas saiu ar... por isso que acho estranho... alem disso os meus discus nao atacaam o granulado com muita vontade e quando atacam ja ta mole... mas pelo sim pelo nao... vou deixa amolecer antes.

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre pensei que se dava o granulado seco!!! E não se ponha de molho bigsmile

 

No meu caso não adianta nada pois já experimentei de uma forma ou de outra e de qualquer das maneiras os meus Discos mandam-me comer os grânulos a mim!!! :P

Só comem, melhor devoram, papa para Discus caseira, mai nada :) !! Artémia tb vão comendo...

 

A propósito dos grânulos o Sr. Rui da Ruimar falou-me mt bem dos granulos da Sera, em detrimento dos outros, pois não inchavam tanto!

 

Ab

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Poid foi por isso que abri a barriga do Discu.. e nao vi la restos de comida apenas saiu ar... por isso que acho estranho... alem disso os meus discus nao atacaam o granulado com muita vontade e quando atacam ja ta mole... mas pelo sim pelo nao... vou deixa amolecer antes.

Jorge, esse animal teve um problema qualquer na bexiga nadatória. O que é estranho, é a velocidade com que isso aconteceu..tens a certeza que ele não tinha nenhum sintoma antes?

 

O granulado para os discus (jbl, sera, etc..), ao contrario da maior parte dos restantes não é muito absorvente, pelo que não aumentam muito de volume, além de que, como prevenção, são granulometrias muito pequenas, de modo a não causar esse tipo de problemas nos discus.

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Então e o que recomendas no caso destes, eu também tenho um disco jovem, com usn 10 cm com a barriga inchada e é complicado o peixito segurar-se em baixo, o que achas que lhe faça?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então e o que recomendas no caso destes, eu também tenho um disco jovem, com usn 10 cm com a barriga inchada e é complicado o peixito segurar-se em baixo, o que achas que lhe faça?

já vi nouto topico que já te safaste.

de qualquer maneira, quando eu noto uma anomalias desse genero num animal, antes de me por a inventar este ou aquele tratamento, ponho-os logo a dieta e faço uma tpa de boa percentagem, e de modo a baixar a temperatura da agua cerca de 2 graus repentinamente, e aguardo um par de hora para ver a evolução. Não me perguntes porquê, pois certezas 'cientificas' não tenho, mas vejo os peixes arrebitarem desta maneira... e então uso esse truque, não só para esse sintoma, mas para muitos outros. Mal não faz...

 

Cumps

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É o meu desta já se safou, mas chegou para o susto, sabes como é, se aquilo não passa o gajo nunca mais é Disco, aquilo facilmente pode acabar com eles.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu dou granulado e nunca tive problemas! O problema é no granulado que tu dás, compra um bom granulado só para eles, e vais ver que o granulado fica sempre do mesmo tamanho.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais