Mudança De Aquário


Recommended Posts

Boas

Tenho um plantado ja à 5 anos (100x30x40) e chegou a altura de mudar...estou com um projecto (em fase de construção) para um com 160cx40lx60a (medidas brutas, a altura real vai ficar menor)...estou com umas duvidas ao nivel de logistica que queria compartilhar....

O espaço não é ilimitado e o novo aquario vai substituir o antigo, gostaria de aproveitar parte do areão e tb o cordão aquecedor que esta enterrado no substrato, assim como as mudas de plantas. Só que este processo levanta um problema tenho de trocar todos os peixes de um aquario estável e equilibrado para outro recem montado e não ciclado... por isso estou indeciso será que perco um pouco amor ao dinheiro e não aproveito o areão nem o cordão e deixo o novo a ciclar ai umas duas semanas ou arrisco e faço a mudança toda num dia e tento acelarar a ciclagem com algum produto...

 

Fauna

1 beta

2 Dicus de 5cms(tem um mês e sao a pensar no novo aquario, arrependo-me agora de os ter comprado, devia ter esperado pelo novo aquario, mas perdi a cabeça com a sua beleza :) )

2 comedor de algas siames

6 corys

12 neons

1 comedor de algas chines

 

Flora...n me perguntem...qd investi num plantao nao me preocupei com isso ...resultdo n sei bem o que tenho alem de valisnérias, anubias, higrophilas

 

ja agora para o novo aquario estou a pensar comprar 4 t5 de 80w cada parece-vos bem?

 

Obrigado, desde ja, pelas opinões

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

basta usares as matérias filtrantes do antigo que o novo está ciclado logo de início! A maior parte das bactérias está no filtro; algumas estão no areão (portanto é boa ideia usares); outras estão nos vidros etc, isso vais perder, mais é comparativamente pouco. Ainda por cima vais passar para um aquário com 4 vezes mais volume de água, portanto os detritos vão ficar muito mais diluídos.

 

Como em princípio vais precisar de um filtro diferente, que possivelment usa esponjas etc de tipo diferente, o que podes fazer é pôr o filtro antigo junto com o novo, durante umas 4 ou 5 semanas. Isso vai chegar para as bactérias colonizarem o filtro novo. Se der para transferir as matérias filtrantes (sobretudo as bioballs ou equivalente), então tanto melhor, não tens problema. Só tens que ter cuidado com o tempo que demora a fazer a transferência.

 

Não alimentes os peixes uns 2 dias antes da transferência; e se esta demorar muito tempo, mantém o filtro antigo a funcionar num alguidar com água do aquário. Aquece o quarto a 25ºC, assim não tens que te preocupar com os termostatos. E tem a jeito alguidares/bidos/garrafões que dêm para meter uns bons 50 litros ou mais se possível da água do antigo, que depois pões no novo.

 

Ou seja, planeia bem que podes passar tudo de um para o outro no mesmo dia!

 

boa sorte

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela dica...

eu vou manter o actual eihm 2213 (440l/h) e vou por outro. Vou exprimentar a fazer um filtro DIY (com dois jarricans de 5l) aproveitando uma bomba de 1000l/H q tenho...se tudo correr bem fica esse, se vir que nao resulta lá vou ter que adquirir um eihm 2217 (1000l/h)...

são 100€ q nao me apetecia gastar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.