Esponjas


Egnom

Recommended Posts

Olá

Queria partilhar umas experiências que tenho feito:

 

Recentemente numa visita à Ria de Aveiro durante a maré vazia, recolhi alguns seres.

Entre eles estão umas esponjas moles de cor laranja intenso.

No local onde foram recolhidas, estas esponjas estão sujeitas às marés e à água doce da ria. Durante a maré vazia, algumas ficam em seco durante algumas horas.

Chegam a formar massas bastante grandes sobre as rochas. Têm o aspecto de uma massa uniforme e perfurada por imensos furinhos.

Estando no meu aquário já há um bom tempo as minhas observações são as seguintes:

 

- No lugar dos furinhos começaram a crecer tubos relativamente grandes a comparar com os tubos em estado natural.

- A taxa de crescimento tem sido relativamente elevada, verificando-se o crescimento e mudanças quase diariamente.

- A esponja agarrou-se às rochas.

- Mesmo que cortada em pedacinhos pequenos (1cm), cada pedacinho começa a crescer e agarra-se ao areão ou à rocha.

- As zonas de crescimento da esponja estão um pouco mais claras que no estado natural. Apresentam uma cor entre o laranja claro e o castanho claro, quase transparente.

- A taxa de crescimento da esponja é claramente mais elevada em zonas de maior circulação da água.

- Os caranguejos hermitas não comem a esponja.

- Ainda não notei alterações devidas à variação de locais de sombra ou de luz.

 

O que eu gostava de saber:

- A espécie a que pertence esta esponja. Assim que puder coloco uma foto.

- O ritmo de crescimento elevado e o crescimento dos tubos será consequência da temperatura elevada, da iluminação, da ausência de predadores ou da presença de nutrientes abundantes?

- Será que a variação na cor em aquário é uma consequência do ritmo de crescimento elevado, ou será falta de alguma coisa que é obtida no meio natural e não no aquário? Será que dentro de algum tempo as partes recém formadas ficarão de cor laranja intenso tal como no estado natural?

- Sendo um ser filtrante e de crescimento rápido, será viável ser utilizado como exportador de nutrientes do aquário, tal como é feito com as xénias ou as macro-algas?

 

Por agora é tudo.

Cumprimentos

Rui Monge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...