Discus - Inspirações Por Minuto


Windrider

Recommended Posts

Vieram no sábado.

São lindos.

Dois azul cobalto, dois azul turquesa e dois pigeon vermelhos, todos com cerca de 7/8 centimetros.

Chegaram, não se esconderam e começaram logo a passear alegremente pelo aqua.

É certo que até hoje não tocam na comida quando a ponho, mas já os apanhei por várias vezes a pastar do chão.

Vamos a ver se começam a comer direito amanhã ou depois.

De vez em quando, claro, há porrada.

E da grossa.

Um dos cobalto está com ideias de mandar no aqua e, de quando em vez, desata à chapada à esquerda e à direita.

Levantam um bocado de areão, duas pancadas nos vidros e desaparecem um quarto de hora, num dos dois esconderijos que têm.

Depois volta tudo à normalidade e aos passeios pela frente do aqua, com uma voltas pela traseira de quando em vez.

Assustam-se quando alguém se aproxima, mas não se incomodam muito com a minha presença desde que não faça movimentos bruscos.

Estou sinceramente contente.

Finalmente tenho os meus meninos e tudo parece estar a correr bem.

Mas, como ainda é muito cedo e fruto da minha inexperiência, estou também um pouco ansioso.

Não por não pegarem na comida (sei que é mesmo assim), nem pela porrada (que vai durar até os rapazes se entenderam acerca de quem manda).

Já tenho que estar satisfeito por eles não se terem metido a um canto.

Mas parece-me que a respiração está um pouco ofegante e que abrem os opérculos mais do que eu esperava.

Portanto, venho pedir a vossa ajuda para perguntar qual é o número normal de inspirações dos artistas por minuto?

Ficava bastante mais sossegado se tivesse uma opinião de um dos muitos especialistas em discus que por aqui andam.

Obrigado pela vossa atenção.

 

Setup:

Aqua: 180 litros - 100x45x40 (sei que é muito curto para seis discus adultos, mas vou trocar para 450l no Verão e os rapazes ainda são pequenotes)

Filtagrem:

1. Exterior - Rena XP2 1060lh, com esponjas e sera siporax

2. Interior- Jewel 600lh, com esponjas e sera superpeat (a trocar em breve por outro exterior XP2)

Iluminação: 2 lampadas de 30W, fria atrás e quente à frente

Manutenção: TPA de 25% todas as semanas, com água aquecida em depósito a 29º, ph 7,0, e repouso mínimo de 72h, com bomba de circulação. Sera aquatan antes da introdução no aquário. Sera Nitrivec directamente no filtro a cada TPA. Sera Morena a cada TPA. Sera Ectopur quinzenalmente. Sifonagem e poda quinzenais. Limpeza dos filtros mensal.

Parâmetros: temp. 29º, ph 6,5, Nh4 0, No2 0, No3 5mg/l, Gh 3 , Kh 2.

Alimentação: Sera GVGMix e Sera Discus Granulat duas vezes por dia.

Fauna: 6 discus, 10 rodostumos, 15 cardinais.

Flora: Valisneria (gigantea e normal), anubias, cabombas, e outras não especificadas.

Substrato: areão de sílica com substrato fértil.

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queria agradecer o favor das vossas respostas.

O artista que me parece mais ofegante, faz cerca de 60 por minuto.

Face às vossas indicações e em atenção à idade, será normal.

Começaram hoje a comer.

Dei-lhes artémia congelada.

Estão a chamar-lhe um figo.

O granulado mandam-mo comer a mim.

Com uma cervejita, ainda marcha.

Já agora alguém pode fazer o favor de me indicar onde posso encontrar uma tabela com os valores médios da relação idade/tamanho?

Tipo percentil das crianças.

Estou farto de procurar e não consigo encontrar.

Azelhice minha, se calhar.

Mais uma vez obrigado.

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Windrider.

Para quem se diz inexperiente em discus, fazes uma boa analise dos gajos, focando os pontos mais essenciais. Parabens. Tomara muitos dos ditos 'especialistas' em discus saberem fazê-lo. Mas adiante. Quanto á respiração, conforme disseste, parece estar tudo bem. Aliás, como deves saber, e estando o ciclo respiratório directamente relacionado com a quantidade de oxigénio (no caso dos peixes, do oxigenio presente na agua, claro), caso os sintas mais ofegantes, a medida a tomares será um ciclo de tpa´s disciplinado, assim como aumentares a movimentação da agua, na sua superficie, de modo a promoveres as trocas gasosas, e assim melhor oxigenares a agua. Contudo, uma respiração ofegante também poderá significar má qualidade da agua, quer pela presença de amónias, nitratos e nitritos, quer ainda por uma possivel presença de metais pesados ou cloro. Atenção a esses parametros.

Como sugestão, e tendo em atenção ao setup por ti apresentado, digo-te que para bem fazeres crescer os teus discus, juvenis ainda, deverás intensificar, e muito, as tpa's. Há quem defenda a teoria de que os peixes libertam uma substancia que atrasa o crescimento dos outros de modo a crescerem eles mais, pelo que se deve mudar a agua, para ir tirando essas tais substancias. Na minha opinião, treta! As tpa's abundantes e rigorosas, em minha opinião, têm outra razão de ser: Amónia! Na presença de amónia, os discus tem tendencia a deixar de comer. Deixando de comer, enfraquece o seu sistema imunitário. Enfraquecendo esse sistema, podes dizer adeus ao animal. Por isso, muita e boa agua. Quanta mais deres, mais eles crescerão, vais ver.

O que me leva à tua pergunta de qual a taxa de crescimento dos discus. Depende de espirte para estirpe, de animal para animal, de setup para setup. Não é homogénea ao longo dos meses, pois os gajos por vezes parecem fazer compassos de espera, para de seguida darem um salto.... creio que em tudo igual ás nossas crianças....

Mas uma bitola interessante será a de um centimetro por mês, até aos 2 anos de idade. Tenta isto como objectivo. Quando lá chegares, poderás dizer que já conheces mais ou menos os discus e como mante-los. Formula: Muita agua, muita e boa comida, muito cuidado com a filtragem, muito estudo sobre os discus e, acima de tudo, muita paciência.

Já agora, e no que diz respeito á filtragem, uma outra sugestão: pessoalmente tambem sou adepto de filtragem por excesso. Daí concordar com a tua ideia de colocar um segundo filtro xp2, o que prefaz mais de 2000 lts/h e mais de 12 lts de materias filtrantes num aqua de 180 litros brutos. O que deverás fazer, é providenciar para que a corrente não seja demasiado forte, pois os discus poderão stressar. Corrente sim, mas diluida.

 

Abraço e boa sorte nas solhas (quando o que está na moda são os carapaus do tanganika, é sempre bom ter mais um colega dedicado ás solhas!)

 

Fausto Vicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João: é um post do forum, que está em http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ela+crescimento

Conclui pela impossibilidade da definição dos parametros necessários à construção de uma tabela de crescimento.

Compreendo o que lá é dito, mas não fiquei convencido.

Com os seres humanos acontecem as mesmas dificuldades que aí são referidas. Mas, que diabo, há um padrão médio.

Nos discus também tem de haver.

O centimetro/mês que refere o Fausto já é uma boa referência.

 

Fausto: é obrigação de quem cuida dos bichos dedicar-lhes um mínimo de cuidado e atenção.

Pensar nos problemas que eles colocam e tentar encontrar soluções para esses problemas, faz parte integrante dessa obrigação.

Tento cumpri-la.

É só isso.

Não tenho seguramente problemas com poluição por No4, No3 ou No2 no meu aqua. Cloro, também não posso ter: a água das TPA fica em repouso pelo menos 72h, num depósito, com uma bomba para a movimentar durante todo esse período e uso aquatan. Cloramina? É possível. Vou tentar saber junto dos SMAS o que é que eles põem na água.

Metais pesados, já não sei, nem tenho como saber. Chumbo? Mercúrio? Arsênico?

O prédio é antigo, as canalizações no escritório são novas e de aço inox. Mas as tubagens até cá acima - é um segundo andar - podem eventualmente ser de chumbo. Há que averiguar.

Agora que estou a escrever, dei-me conta que tenho umas cabombas atrás de um tronco, apenas pousadas no fundo, presas com umas tiras de chumbo (como me foi recomendado pelo logista). Uma fonte possível de poluição absolutamente estúpida. Vou tratar imediatamente de as tirar e aplicar Toxivec.

De qualquer modo, as inspirações estão nos 60, o que parece ser normal para a idade pelas indicações dadas.

Agradeço o conselho quanto à intensificação das TPA's. Já me tinha convencido que os 25% semanais não são suficientes para manter um ambiente óptimo. A questão é que tenho o aqua no meu gabinete de trabalho e, dada a actual configuração do escritório, as TPA's não são propriamente fáceis.

No teu entendimento, qual é o mínimo aconselhável: 25%, duas vezes por semana? Ou mais?

Estou a estudar a possibilidade de, com o novo aquário que espero adquirir no Verão, montar um sump, com uma saída directa ao esgoto e adicionar, a um nível superior, um depósito com abastecimento directo, para substituir a mangueira com bomba para tirar e meter água.

Aí, até faço uma TPA todos os dias. É abrir uma torneira e fechar outra.

Simples e fácil.

Quanto à filtragem, pelo que li, preciso de outro filtro com alguma urgência. Porém, não sei se o deva ligar em série com o existente, com diferentes massas em cada um deles, ou de forma independente, com as mesmas massas filtrantes. Tenho reflectido acerca disto e não consigo encontrar vantagem nenhuma na montagem em série, enquanto que na independente há redundância. Se falhar um, está lá o outro.

Precisamente por causa das indicações que li acerca do caudal de água dentro do aqua, montei a saída do filtro externo através de um chuveiro, a projectar para cima, o que anula a corrente. Já a do filtro interno é convencional (não sei como se chama) pois ainda não consegui encontrar outro chuveiro em lado nenhum. Já perguntei em mais de 6 ou 7 lojas e nada. A bomba é de baixo caudal, mas, mesmo assim, faz alguma corrente. Curiosamente, os gajos parecem gostar de nadar contra a corrente. Já os apanhei várias vezes a debaterem-se com ela e a aparentarem divertir-se com isso, de tal modo que voltam atrás e repetem, duas ou três vezes seguidas.

Bom, isto já vai longo demais e estou a tornar-me maçador.

Pedro Brochado Lemos

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O centimetro/mês que refere o Fausto já é uma boa referência.

...e não passa disso, nem eu lá consigo chegar...ainda. Mas já ando lá perto.

 

Não tenho seguramente problemas com poluição por No4, No3 ou No2 no meu aqua. Cloro, também não posso ter: a água das TPA fica em repouso pelo menos 72h, num depósito, com uma bomba para a movimentar durante todo esse período e uso aquatan. Cloramina? É possível. Vou tentar saber junto dos SMAS o que é que eles põem na água.

Metais pesados, já não sei, nem tenho como saber. Chumbo? Mercúrio? Arsênico?

O prédio é antigo, as canalizações no escritório são novas e de aço inox. Mas as tubagens até cá acima - é um segundo andar - podem eventualmente ser de chumbo. Há que averiguar.

Eu também não te quis dizer isso que tinhas estes problemas, só estava a alertar para o facto de , também eles, provocarem uma respiração mais rápida nos discus...

 

No teu entendimento, qual é o mínimo aconselhável: 25%, duas vezes por semana? Ou mais?

 

Mais. Quanto mais, melhor. O mais possivel que consigas fazer, com a menor mudança possivel nos parametros da agua. Em termos utopicos (pelo menos para ti, neste momento), seria o sistema gota a gota, onde a agua esta sempre a ser mudada, mas isso já são montagens muito mais complexas...pelo que escreves, é-te complicado essa história das tpa's.

Só para teres uma ideia, eu neste momento, num aquario de 480 litros, mudo cerca de 50 a 60% do volume de agua, de dois em dois dias....

 

Quanto à filtragem, pelo que li, preciso de outro filtro com alguma urgência. Porém, não sei se o deva ligar em série com o existente, com diferentes massas em cada um deles, ou de forma independente, com as mesmas massas filtrantes. Tenho reflectido acerca disto e não consigo encontrar vantagem nenhuma na montagem em série, enquanto que na independente há redundância. Se falhar um, está lá o outro.

 

Exactamente pelos motivos enunciados por ti, sempre dois a trabalhar separadamente. Aliás, até te dou mais um: arranjas uma rotina de limpeza onde limpes os filtros separadamente - por exemplo, de 15 em 15 dias limpas um, alternadamente. Desta forma o outro garante sempre o maximo de filtragem biológica. É claro que também o poderias fazer ligado em série, mas terias de ter o 2º filtro desligado enquanto limpavas o 1º.... não me parece muito funcional.

 

Precisamente por causa das indicações que li acerca do caudal de água dentro do aqua, montei a saída do filtro externo através de um chuveiro

 

No tal aqua que te falava, que tem 163 cms de comprimento, tenho cerca de 150 cms de flautas, ou chuveiros :)

 

Curiosamente, os gajos parecem gostar de nadar contra a corrente. Já os apanhei várias vezes a debaterem-se com ela e a aparentarem divertir-se com isso, de tal modo que voltam atrás e repetem, duas ou três vezes seguidas.

 

Creio que isso é tipico de tudo quanto seja peixe, mas o que é certo é que tenho notado uma maior tendencia pra, passados uns tempos, serem exactamente esses peixes a adoecerem... não me perguntes porquê, não sei, mas é um facto que tenho constatado...

 

Bom, isto já vai longo demais e estou a tornar-me maçador
.

Meu amigo, quem não quiser ler, que mude de post

 

Abraço

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...e não passa disso, nem eu lá consigo chegar...ainda. Mas já ando lá perto.

cabecadura

A conversa vai longa, mas é interessante e agradável.

Há uma outra questão que me preocupa e para a qual ainda não encontrei uma resposta satisfatória.

Se calhar, devia dar lugar a um post autónomo, mas fica aqui na mesma.

Tem a ver com outro aspecto essencial de um aqua: a iluminação.

Vejo por aqui verdadeiros tratados sobre equipamento e técnica de iluminação.

Pasmo com a dimensão e especificidade dos saberes que aqui se mostram.

Mas confesso-me um pouco decepcionado.

Depois de muito ler, fica-me a ideia que está tudo virado para as plantas e o seu desenvolvimento.

Mesmos nos salgados, a iluminação prende-se fundamentalmente com a criação de corais.

Então e os peixes?

Na minha perspectiva, o elemento central do aquário e a sua razão de ser são os peixes.

No meu caso, os discus.

Não me repugna nada (bem pelo contrário) que muitas pessoas possam gostar de desenvolver um belo jardim aquático.

É bem interessante.

E também nada obsta a que os peixes se possam dar extraordinariamente bem nesses belos jardins.

Existirão seguramente soluções de compromisso.

Não duvido disso.

Mas os discus gostam de sombras e luz pouco intensa, o que me parece dificil de compatibilizar com os florescentes plantados que por aí se vêm.

O que eu queria alcançar era a solução técnica ideal para a criação de discus, de maneira a priveligiar o Senhor do Universo.

E que, secundariamente, melhor beneficie a sua observação, que tanto me apraz.

Com a minha actual configuração, há muitas plantas a desenvolverem-se ao nível da supercífie (as valisnérias gigantea são uma boa ajuda), o que permite ter boas zonas de sombra e as duas lampadas da Jewel que vinham com o aqua (uma quente e uma fria com apenas 30W cada) fornecem uma luz fraca e difusa.

Não deveria estar mal de todo para os rapazes, pensei eu.

Mas não estou nada satisfeito.

Primeiro, porque o indice de restituição de cor das minhas lampadas dever ser abaixo de tudo o que é aceitável, de tal modo que as cores dos peixes, particularmente tudo o que é turquesa, esbate-se muito com a luz acesa. Já com a iluminação apagada e só com luz natural, resplandecem. Nota-se sobretudo nos cobalto. Sem luz, são de um azul brilhante, com luz, ficam de um azul acinzentado.

Depois, porque me bastou uma consulta a um sitio absolutamente estupendo dedicado à iluminação (http://pwp.netcabo.pt/aquaeden/artigos.htm) para ver que a minha iluminação, mesmo com muita boa vontade, é insuficente. Olhando para as tabelas, percebo porque é que o meu aqua ficou barato.

Precipitei-me claramente na compra e agora estou a pagar o preço.

Paciência, tem solução.

O que importa é que os rapazes estejam de boa saúde.

Tens alguma opinião formada acerca do assunto?

E qual seria, na tua opinião, a configuração ideal de iluminação para o meu caso?

Abraço

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Creio que aqui ainda será mais dificil arranjar uma bitola, pois cada aquario é diferente do outro, por 1001 razões...pelo que o que é bom para um, não o será para outro muito parecido.

E o principal facto, será, ém meu entender, o gosto de quem olha.

Em aquariofilia existe uma máxima que, até prova em contrário, resulta optimamente como base para a determinação de que iluminação se devereá usar em X ou Y`: A luz a usar, relativamente aos peixes, será a suficiente para nós os vermos bem....

Posto isto, no meu entendimento pessoal, creio que, se olharmos unicamente para as necessidades dos peixes, para os teus 180 litros brutos, os 60 watt's de que dispoes são suficientes. O que eu faria, no teu lugar, seria mudar esses espectros de luz (Uma quente e uma fria, palavras tuas), para duas lampadas proximas da luz solar, as daylight (6400/6500 kelvins), isto porque, emitem a luz no seu espectro mais 'natural'. Tenta arranjar lampadas com bons indices de eficiencia. Para tal, e caso procures entre as lampadas 'convencionais' (convencionais por oposição ás pseudo-lampadas de aquariofilia), procura as designações correctas: as lampadas têm um código com 3 algarismos: XXX, sendo os dois ultimos (X65), a designação dos kelvins (neste caso, 6500) e o primeiro (8XX)o seu grau de eficiencia (neste caso, entre 80 e 90% de eficiencia.)

Por exemplo, e para melhor compreensão, um codigo 740 queria dizer que a lampada tinha uma eficiencia entre 70 a 80 % e uma cor meia-quente - 4.000 kelvins. Em termos de eficiencia, o 7 é de evitar, o 8 é o mais comum e o 9, embora raras, são as melhores...

 

Abraço

dispoe

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o 7 é de evitar, o 8 é o mais comum e o 9, embora raras, são as melhores...

 

Não arranjei nem 9, nem sequer 8 e tive de me contentar com o 7.

Mesmo assim é da água para o vinho.

Sinceramente, obrigado.

Parecem outros peixes.

Até os cardinais e os rodostumos brilham.

Com tempo, procurarei as 9.

Abraço

P.

Editado por Windrider

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Fausto preciso de comprar 3 lampadas compac de 36w novas, as anteriores que eu tinha eram de 10000k. este fim de semana comprei uma nova na Aquaplante que me disseram ser de 10000k mas em relação as outras é muito mais branca, penso que as outra já tenham ido a vida.

onde posso comprar essas lampadas de 90% de eficacia.

diz-me o nome da loja que eu compro.

tenho um plantado.

Editado por davidbraga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas David. Quanto a essas lampadas em concreto, não te posso assegurar que existam 965. Pelo menos 865 existem ( e já são bem porreiras), e podem ser compradas, segundo o meu fornecedor privado de lampadas (abraço Luís Fortunato), na Hermann & Biener, a cerca de €7.50 cada. Por experiência própria sei que o problema destas lampadas é que, em muitos armazéns de material electrico, só te as vendem se comprares à caixa: aqui no forum por vezes vê-se malta a fazer 'vaquinhas' para as dividir, e saem até mais baratas. Mas nesta loja podes comprá-las avulso.

 

HERMANN-BIENER – Material Eléctrico, Lda. Av. 5 de Outubro nº 291-A 1600-035 LISBOA Tel.: 217 950 690 Fax: 217 934 336 E-mail: biener@mail.telepac.pt

 

À adm/mod: sorry pela publicidade, mas não sendo uma loja de aquariofilia, creio ser a informação de 'utilidade publica' para a malta que não conhece.

 

Abraços

Fausto

 

Editei, pois após uma pequena busca, descobri que existem efectivamente Lampadas pc 36w 9XX, com esta designação:

 

Osram: DULUX L 36W/954 2G11 FS1.

 

Philips: MASTER PL-L 90 De Luxe 36W/950/4P 1CT

Editado por Fausto Vicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é verdade fausto também foi das melhores que encontrei (foi uma pesquisa breve) encontrei sim de 965 mas não eram pc.

agora qual será a mais indicada uma de 950 ou uma de 865, sempre são mais 1500k

ou menos como quizerem.

estou mesmo inclinado em ir HERMANN-BIENER buscar as 865, realmente fiquei um pouco "desiludido" quando fui a Aquaplante, primeiro a rapariga que lá esta disse-me que não tinham lampadas de 10000k, depois chegou um rapaz (devia ser socio) disse que eram de 10000k de certeza, o facto é que as lampadas não indicam nada de nada. um dizia que sim o outro dizia que não, nem para venderem se entendiam.

Acabei por trazer a lampada porque... porque sim.

 

Obrigado Fausto talvez passe lá amanhã, queres que diga qe vou da tua parte? :wink:

Sempre recebes alguma comissão!!!

 

PS. estou a bricar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Fausto talvez passe lá amanhã, queres que diga qe vou da tua parte?

Sempre recebes alguma comissão!!!

 

Já agora quero comissão sim...se não te importas pergunta se têm PC 24W 865 disponiveis para venda. Pode ser que escuse a viagem a um amigo, caso não tenham...Depois diz aqui ou por mp, conforme preferires.

Obrigado

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estes rapazes de Lisboa são uns felizardos...

Há de tudo!

Mas não sabem dizer onde se arranjam T8 965, em 30W, na parvónia do Porto?

É que já fui a uma data de lojas e népia.

Ou fora, mas que venda pelo correio?

Obrigado.

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estes rapazes de Lisboa são uns felizardos...

 

Olha que de onde eu moro até Lisboa, ainda é um esticão...ainda por cima não faço lá vida, pois não trabalho para aqueles lados. Em tempo corri tudo nesta area, e salvo um armazem daqui que tem algumas coisas interessantes, tambem não se encontra muito material mais apto para por-mos nos aquarios...volta na volta, tenho de cravar algum amigo de Lisboa que me vá fazer o favor de...

 

Há de tudo!

Não é bem assim, mas concordo que, com alguma experiencia, pessoal e de terceiros, a procurar pelo material, acabamos por saber onde comprar isto ou aquilo...provavelmente daqui a um tempo, aqueles que estão agora a iniciar-se nestas tambem já terão umas ideias de onde comprar...inclusivé aí no Porto...

 

Mas não sabem dizer onde se arranjam T8 965, em 30W, na parvónia do Porto?

É que já fui a uma data de lojas e népia.

 

Isso não sei. O que te posso dizer é que as lampadas 9XX são muito dificeis de comprar: normalmente só por encomenda à caixa, nos bons armazéns. MAs olha que as 8XX já dão bem conta do recado, não é por aí que o gato vai ás filhoses...Se as encontrares, melhor, senão, as 865 tambem têm um nivel de eficiencia muito bom.

 

Abraço

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha que de onde eu moro até Lisboa, ainda é um esticão

Óh Fauto, abaixo do Mondego é tudo Lisboa :mrgreen:

Pois é dificil arranjar as 965.

Eu tenho 765.

Achas que se nota-se a diferença destas para as 865?

Ou seja, tenho uma mais valia notória, ou nem por isso?

Abraço.

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Óh Fauto

 

èpah, não me chames nomes....

 

Eu tenho 765.

Achas que se nota-se a diferença destas para as 865?

 

Sim, as 765 são de evitar, pois produzem muito calor e pouca iluminação, em percentagem. Se poderes, troca-as pelas 865. (ou 9XX, se encontrares e te agradar o espectro).

 

Fausto Vicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas a todos.

Fausto fui ver das lampadas encontrei as 865.

quanto as tuas 24w/865, o rapaz disse que não tinha e que não existia se é verdade não sei sei que ele esteve a ver o catalogo da osram.

de 24w só as 840 penso eu, ou melhor se não ouvi mal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas a todos.

Fausto fui ver das lampadas encontrei as 865.

quanto as tuas 24w/865, o rapaz disse que não tinha e que não existia se é verdade não sei sei que ele esteve a ver o catalogo da osram.

de 24w só as 840 penso eu, ou melhor se não ouvi mal.

 

Obrigado DAvid.

Haver, há, o Homem devia estar com a vista torta, faz parte do catalogo da Osram uma lampada de 24 w com 6000 kelvins.

Mas não stress, e obrigado pela boleia.

 

Cumps

fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais