Aquário Da água Salgada


Recommended Posts

Olá.

 

Sou um iniciante em aquários de água salgada... ou melhor... um pretenso iniciante, pois só tenho experiência de água doce e queria ter um aquário de 250/300 litros de água salgada com as espécies "palhaço" e "peixe-dragão" e talvez alguns para limpeza, por. ex.

 

O que me aconselham? O problema de decisão para entrar no mundo da água salgada é que quando vejo fotografias de aquários já a funcionar e dos nossos colegas forenses, fico extremamente assustado com o equipamento que usam, pois é estrondosamente variado e também caro (penso eu) para quem quer desfrutar de um aquário em casa (na sala por ex.). Tenho um aquário de 200 e tal litros de água doce e está muito bem instalado sem qualquer problema (instalações eléctricas e equipamento adicional).

Será que posso ter um de água salgada, na sala, sem colocar em causa o design e arrumação da mesma?

 

Obrigado.

 

fjao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

 

Sou um iniciante em aquários de água salgada... ou melhor... um pretenso iniciante, pois só tenho experiência de água doce e queria ter um aquário de 250/300 litros de água salgada com as espécies "palhaço" e "peixe-dragão" e talvez alguns para limpeza, por. ex.
Neste ponto, aconcelho-te a deixar de lado o Pterois (peixe-dragão) pois é uma espécie agreciva, podendo mesmo comer os peixes mais pequenos, ou persegui-los, atacá-los e depois de fracos/mortos, come-os! Existem alguns casos que conseguem manter palhaços com esta espécie, mas é arriscado e stressante para os palhaços!

 

O que me aconselham? O problema de decisão para entrar no mundo da água salgada é que quando vejo fotografias de aquários já a funcionar e dos nossos colegas forenses, fico extremamente assustado com o equipamento que usam, pois é estrondosamente variado e também caro (penso eu) para quem quer desfrutar de um aquário em casa (na sala por ex.). Tenho um aquário de 200 e tal litros de água doce e está muito bem instalado sem qualquer problema (instalações eléctricas e equipamento adicional).

Será que posso ter um de água salgada, na sala, sem colocar em causa o design e arrumação da mesma?

Na água salgada o que temos que ter é muita paciência, dedicação e algum dinheiro para investir, assim tudo corre bem!

Se o aqua for bem montado, nenhum equipamento excepto iluminação e pouco pais, coisas mínimas, fica à vista! O normal é termos dentro do móvel do aquário uma sump (outro aqua) que está interligado com o de cima (coisa que depois explico-te ou alguém explica com mais permenores), onde fica todo o equipamento. Assim, não se vê nada! As fotos que costumas ver, do escumador, reactor de calcio/kalk, termoestato....está na sump, dentro do móvel! Se deres uma volta pela parte dos salgados, podes ver alguns aquas desde a sua construção, e aí podes ver como é!

 

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, Pedro Conceição. cabecadura

 

Obrigado pela resposta.

 

Os palhaços e os peixes-dragão pertencem ao mesmo habitat natural, ou não? São duas espécies que se cruzam entre si, ou não? E se o aquário tiver anémonas para os palhaços se defenderem? Vi num programa sobre natureza (deve ter sido na "discovery") que os peixes-dragão não são agressivos, mas apenas agem em sua defesa... será assim? Claro que compreendo que em 250/300 litros não haja muito espaço para se "descontrair"... que outras espécies são indicadas para se ter com os "palhaços"? Estes reproduzem-se? Quais são as espécies de água salgada que se reproduzem mais facilmente?

Terei vantagens em fazer um aquário por medida ou optar por um já de raíz (por ex. um Percula90)?

 

Bem, o melhor será ficar por aqui porque já são várias as perguntas.

 

Abraços.

fjao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Os palhaços e os peixes-dragão pertencem ao mesmo habitat natural, ou não? São duas espécies que se cruzam entre si, ou não? E se o aquário tiver anémonas para os palhaços se defenderem? Vi num programa sobre natureza (deve ter sido na "discovery") que os peixes-dragão não são agressivos, mas apenas agem em sua defesa... será assim? Claro que compreendo que em 250/300 litros não haja muito espaço para se "descontrair"...

Ambos podem estar no mesmo ambiente, mas temos que ver que num recife existem vários espaços para os palhaços se esconderem e nascem e crescem já a fazer simbiose com uma anemona. Não é imposível manter as duas espécies num aqua, mas tem que ser com alguns cuidados. Aconcelhava a adquirir um palhaço já a fazer simbiose com uma anemona, ou então esperar que o faça e depois introduzes o peixe-dragão.

 

que outras espécies são indicadas para se ter com os "palhaços"?

Numa opinião muito pessoal, o que eu vou fazer com o meu futuro aqua, é manter 2 Amphiprion ocelaris mais um ou dois peixes pequenos com os que já tenho, 1 Amphiprion polymnus, 1 Zebrasoma flavescens, 1 Paracanthurus hepatus, de forma a não ter muito peixe e pouco aqua!

 

Estes reproduzem-se? Quais são as espécies de água salgada que se reproduzem mais facilmente?

Existem alguns casos de sucesso na reprodução de palhaços, um dos casos que conheço é da loja Redfish que tem tido bastantes reproduções, mas não é facil! Existem outras espécies que foram reproduzidas cá por portugal, mas digo que é mesmo dificil, temos que ter as melhores condições no sistema.

 

Terei vantagens em fazer um aquário por medida ou optar por um já de raíz (por ex. um Percula90)?

Dos aquas que vesitei pessoalmente, só um, que me lembre, é que foi feito de raiz por uma marca de aquários, que foi o antigo aquário do João Ribeiro, todos os outros, e até o actual aqua do meu amigo referido, anteriormente, foram feitos por medida. Alguns em lojas de aquariofilia, outros em vidraceiras (com experiência em montagem de aquas) e alguns (poucos) em empresas especializadas em construção de aquários/tanques.

Acho um desperdicio comprar um aqua da marca X já pronto a encher, excepto em mega promoções, porque fica mais barato mandar fazer um, desde que fique bem feito e que compremos os acessórios indicados para o aqua que vamos ter!

O meu foi feito numa vidraceira já bastante conhecida na nossa comunidade, com um acabamento excelente e a sua construção é 5*. Depois temos que mandar fazer a estrutura em aço para suportar o aqua, arranjar tampo adequado para a estrutura, fazer movel em madeira/PVC/...para tapar a estrutura, mandar fazer a sump e comprar equipamentos. E com isto temos um aqua equivalente ao da marca X e por menos dinheiro! Obviamente que dá mais trabalho e temos que andar de um lado para o outro, mas poupamos nessas coisas e podemos gastar no que também é importante, como por exemplo a areia e a rocha viva!

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, Pedro Conceição.

 

Obrigado, mais uma vez pelas palavras... sábias. bowdown:)bigsmile

 

Já tinha pensado nisso mesmo: colocar primeiro os peixes palhaço e só depois de estarem ambientados, colocar um peixe-dragão... mas os peixe-dragão crescem muito? :wink:

 

Quanto aos aquas, ainda não sei pelo qual me vou decidir... :? É muita responsabilidade... parece que temos já de ser "experts" para pôr um aquário de água salgada a funcionar!!! :P

 

Para já tenho os metros disponíveis e são 3.75 metros... uma parede com 3.75 mts pode levar um aquário com muito mais de 200/300 litros, não? Ainda não sei se opto por um mais alongado e fino ou mais curto e largo (perto de um quadrado pois gosto mais)!! O local é num apartamento, logo penso que será melhor não fugir muito dos 300 litros... máximo de 400 lts.

 

Outra situação que me preocupa, é a possibilidade de inundação!!! Já aconteceu a alguém? Acontece com frequência?? É que um aquário de água doce não tem equipamento exterior como um de água salgada, e penso que se algo correr mal (debaixo do aquário com todo aquele equipamento) a despesa pode ser grande, ou não?

 

Em princípio será por medida, pois também queria colocar madeira exterior (cerejeira) parecida com a mobília da sala... talvez faça um desenho daquilo que pretendo... ou talvez uma foto...

 

Obrigado

fjao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Já tinha pensado nisso mesmo: colocar primeiro os peixes palhaço e só depois de estarem ambientados, colocar um peixe-dragão... mas os peixe-dragão crescem muito?

Eu não tenho nada contra os peixe-dragão, mas não colocaria um no meu aqua! :wink:

Quanto ao tamanho, podem chegar aos 30cm ou mais, consoante a espécie!

 

Quanto aos aquas, ainda não sei pelo qual me vou decidir... É muita responsabilidade... parece que temos já de ser "experts" para pôr um aquário de água salgada a funcionar!!!

Não necessitas de ser um expert, nós ajudamos-te, mas tens que estar ciente do que é montar um salgado e o que implica isso! Não vale a pena começar uma coisa se depois não a podemos manter!

 

Para já tenho os metros disponíveis e são 3.75 metros... uma parede com 3.75 mts pode levar um aquário com muito mais de 200/300 litros, não? Ainda não sei se opto por um mais alongado e fino ou mais curto e largo (perto de um quadrado pois gosto mais)!! O local é num apartamento, logo penso que será melhor não fugir muito dos 300 litros... máximo de 400 lts.

Um aqua de 3m. sería...brutal, mas muito caro!

Quando à largura do aqua...não pode ser estreito, isso não era nada aconselhavel! Para um aqua de 300 ou 400 litros...que tal:

:P 90x60x60 = 324 litros

bigsmile 100x60x60 = 360 litros

:) 120x60x60 = 432 litros

Acho que seria umas medidas boas, agora é só escolheres!

 

Outra situação que me preocupa, é a possibilidade de inundação!!! Já aconteceu a alguém? Acontece com frequência?? É que um aquário de água doce não tem equipamento exterior como um de água salgada, e penso que se algo correr mal (debaixo do aquário com todo aquele equipamento) a despesa pode ser grande, ou não?

Se o aqua for bem montado, não corres o risco de haver problemas! Existem aquas de...600, 700 e até 900 litros e mais, feitos por medida e que nunca tiveram problemas! Se formos pensar nos riscos que corremos...não tinhamos vindo ao mundo, por isso, não penses nisso! Informa-te bem, recolhe opiniões e depois mandas fazer o aqua! Se precisares de umas ajudas e dicas, podes contar comigo e com os restantes membros da comunidade que estão dispostos a ajudar!

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, tenho de ver isso das medidas e da forma do aquário que quero...

 

Claro que os 3.75 mts não são para utilizar na totalidade, pois assim teria um grande aqua!! :crazyeyes:

 

Mas optarei por um de 300 e tal litros e as opções que mencionaste podem ser boas. Agora tudo depende da forma do aqua... vou ver se coloco aqui as várias formas possíveis...

 

Abraços.

fjao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

se me permites acho que se tens possibilidade de ir ate ao 400 Lts vai. a diferença de dinheiro quer no aqua quer em equipamento n e grande, e os peixes de agua salgada tem tendencia para ficarem todos grandinhos,e tambem tens mais espaço para inventares a tua decoraçao.

 

quanto maior melhor por isso deves por um aquario o maior possivel para as tuas possibilidades pois um dia mais tarde vais achar isso pequeno e vai implicar que invistas mt mais noutro aqua maior etc.

 

 

quanto ao peixe dragao, e sem duvida lindissimo mas quando trabelhei no aquario vasco da gama vi ese peixe a comer coisas bem maiores que um palhaço. eles n sao agressivos mas o seu apetite e grande, tudo o que caiba na boaca e para comer :crazyeyes:

 

em agua salgada cada peixe parece ser mais bonito que o outro, e seria uma pena n poderes por mais peixe nenhum no aqua so por causa do dragao.

 

informa te quais sao os peixes reefsafe e vais ver que ficas deslunbrado com a sua beleza.

 

um abraço e boa sorte

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

so para dar a minha opnião.

 

Como disse o five pra one, compra já o maior possivel, por 2 razões:

 

1-passado uns tempos vais querer mudar para um maior

 

2-quanto maior o volume de agua, mais estavel ele é.

 

tem so atenção de todo o trabalho(entre 300 e mais litros o trabalho é quase o mesmo) e principalmente a despesa(manutenção, mudas de agua, equipamento, electricidade) que ele acarreta.

 

Medidas

 

epa, mete isso com uma boa profundidade para poderes fazer um bom layout.

 

quanto ao resto. Inundações? Não há desde que as coisas sejam bem estudadas.

 

Isto parece complicado, mas n é. Nos que ja temos complicamos so para nos fazermos de mais inteligentes :crazyeyes:

 

vai metendo as tuas duvidas

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas vossas respostas.

 

Sim, o peixe-dragão é um dos meus preferidos, mas vamos ver... também n gosto do aquário cheio de peixes diferentes... quais os indicados para cardume, por ex?

 

Já que referiram isto:

tem so atenção de todo o trabalho(entre 300 e mais litros o trabalho é quase o mesmo) e principalmente a despesa(manutenção, mudas de agua, equipamento, electricidade) que ele acarreta.

 

Pode pormenorizar um pouco mais... que despesas existem com a manutençao? Pode-se falar numa estimativa mensal?

 

 

Estou de acordo em relação ao tamanho do aqua. Entre 300 e 400, a diferença não é mt...

 

Abraços

fjao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou colocar aqui alguns modelos de aquas (5) que gostaria de ver na sala... gostaria de saber as opiniões dos mais entendidos sobre o melhor, mais cómodo, mais seguro.... Claro que eu inclino-me mais para o Aqua 5 pois parece o que se enquadra melhor. Se quiserem dar novas ideias...

 

 

Abraços.

fjao

 

 

 

Nota: Desculpem mas há qui um problemazinho... como coloco imagens aqui que estão no meu computador?? :):P

Anybody ;) me???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

É mais difícil do que pensava, em relação ao normal dos fóruns... :(

 

Já agora, qual a vantagem de ter um aquário em vidro ou em acrílico??

Se houvesse um "artista" do acrílico era capaz de ir por aí, pois em termos estéticos é muito mais bonito... agora não sei mais pormenores...

 

Abraços.

fjao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Ainda não tive tempo para colocar aqui as opções de aquário de canto, mas gostava de vos perguntar se é possível ter um aquário de canto com vidro panorâmco feito por medida???

 

oBRIGADO.

fjao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não tive tempo para colocar aqui as opções de aquário de canto, mas gostava de vos perguntar se é possível ter um aquário de canto com vidro panorâmco feito por medida???

 

oBRIGADO.

fjao

 

É tudo possível depende é do montante que queiras vir a investir.

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Nem tudo é possível, meu caro. Dentro de certos limites, claro.

 

Mas em relação ao aquário panoramico de canto com 1m por 1m que eu pretendia tem sido díficil encontrar um fornecedor por medida capaz de o fazer, pelo menos em Portugal. Não foi o factor preço que me fez desistir deste projecto, pois nem obtive valores para tal... mas porque não há quem faça este tipo de aquário... pelo menos eu não encontrei. :D

 

 

Mediante isto a escolha de aquário para água salgada tem sido difícil para mim e escolher entre feito por medida ou vir de fábrica já pronto tb não tem sido fácil.

 

Nos últimos tempos a minha escolha tem-se inclinado para a aquamedic e os seus perculas porque já vêm equipados (penso que no básico) para funcionar com peixes de água salgada o que é uma grande ajuda e porque os aquários feitos por medida não são tão baratos quanto se pensa e quando vamos a ver, com o material todo incluído, fica perto dos preços dos aquários das marcas. Os perculas têm a vantagem de já estarem preparados para "meter" peixinhos no aquário e haver possibilidade de fazer "upgrades"; e tem a garantia da marca oferecendo-nos também a componente estética/design.

 

Queria perguntar aos colegas forenses se já tiveram alguma experiência com estes aquários e aos colegas mais experientes se o equipamento base do percula 120 é suficiente para um iniciante como eu, em que quero colocar peixes palhaço na sua maioria e outros q se conciliem com eles?

 

Deixo o link para se poder verificar o equipamento q vem com um percula... n sei se isso acontece com os perculas em Portugal, claro.

 

http://www.aqua-medic.de/seawater/en/7/percula120/

 

Obrigado, mais uma vez pela possível ajuda.

fjao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais