Co2 A Entrar No Tubo De Admissão Do Filtro


Paulo Lisboa

Recommended Posts

Boas tardes,

 

utilizo CO2 caseiro e há uns dias atrás mudei o difusor de lugar de forma a ficar mesmo por baixo do tubo por onde o filtro puxa a água.

 

O que pergunto é: pode ser prejudicial as bolhas serem 'aspiradas' para dentro do filtro?

 

Fiz isto propositadamente para evitar que as bolhas subam logo para a superfície, tentando assim ter um maior aproveitamento do CO2. Estimo que cerca de 80 a 90% das bolhas sejam 'aspiradas' para dentro do filtro...

 

Obrigado pela atenção!

 

AB!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se falas de prejudicial para o filtro não me parece que o danifique porque a quantidade é muito pequena e são rebentadas imediatamente. Sinceramente só vejo vantagens: aproveitas mt melhor o CO2 dissolvendo-o bem na água e evitas o usual problema de peixes junkys ;)

tiagodovale2-dbd.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas ! Na minha opiniao acho que no caso dos filtros exteriores vai prejudicar

o motor que chega ao ponto de que as bolhas vam se juntando na parte superior

do filtro e o motor apanhar ar e começar a trabalhar em seco e consequentemente queimar

 

desculpem mas e o meu ponto de viste ete posso estar errado

 

cumprimentos

 

jferreira banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos os que já responderam...

 

vou continuar a aguardar mais opiniões. Por enquanto, lá em casa tudo bem :-D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado com injecção de CO2 na entrada do filtro.

Nestes casos, a mistura do CO2 com a água é sempre feita à saída e nunca à entrada.

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado com injecção de CO2 na entrada do filtro.

Nestes casos, a mistura do CO2 com a água é sempre feita à saída e nunca à entrada.

 

Exatamente, tás sujeito a "gripar" o filtro!!!

Abraço

Be a Az

Se fizeres um favor, não o recordes; se receberes um favor, nunca o esqueças.

 

barritafirefoxww2ejvk3.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom

 

Eu tenho o meu exactamente assim, entrada de CO2 a entrada do filtro. Por uma razão muito simples, é que tambem uso essa entrada para introduzir agua da rede no aqua que(antes já passou filtro de carvão activado), deste modo já vai misturada, como o CO2, para o Aqua.

Por muito que me esforçe nunca consequi ver uma bolha a sair do filtro mesmo com o CO2 em debito elevado.

O meu filtro tambem é jeitoso. um Eheim 2260 para um aqua da 400litros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom

 

Eu tenho o meu exactamente assim, entrada de CO2 a entrada do filtro. Por uma razão muito simples, é que tambem uso essa entrada para introduzir agua da rede no aqua que(antes já passou filtro de carvão activado), deste modo já vai misturada, como o CO2, para o Aqua.

Por muito que me esforçe nunca consequi ver uma bolha a sair do filtro mesmo com o CO2 em debito elevado.

O meu filtro tambem é jeitoso. um Eheim 2260 para um aqua da 400litros.

 

se bem percebi, a entrada do CO2 não acontece dentro do aqua mas sim antes de entrar no filtro, certo?

 

De qualquer forma, o CO2 passa pelo circuito do filtro e é inserido no aqua pela saída de água do filtro, certo? Há quanto tempo está a funcionar assim? Utiliza CO2 caseiro ou de garrafa pressurizada?

 

OB!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se bem percebi, a entrada do CO2 não acontece dentro do aqua mas sim antes de entrar no filtro, certo?

 

De qualquer forma, o CO2 passa pelo circuito do filtro e é inserido no aqua pela saída de água do filtro, certo? Há quanto tempo está a funcionar assim? Utiliza CO2 caseiro ou de garrafa pressurizada?

 

OB!

 

Sim o CO2 passa pelo filtro.

Está a funcionar assim há cerca de dois meses, e utilizo CO2 de garrafa( das imperiais), controlado por um electrodo de PH (Kit sera seramic).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim o CO2 passa pelo filtro.

Está a funcionar assim há cerca de dois meses, e utilizo CO2 de garrafa( das imperiais), controlado por um electrodo de PH (Kit sera seramic).

 

Ok. Obrigado pela resposta!

 

Confesso que estou apreensivo com a possibilidade de gripar o filtro mas parece-me tão eficaz esta forma de diluir o CO2...

 

Não sei o que fazer... se alterar o local onde tenho o difusor, se arriscar e eventualmente gripar o filtro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

É assim, em nenhum tipo de aquário, seja ele plantado ou um simples aquário de peixes eu aconselharia a alguém fazer isso de Co2 à entrada do filtro.

Isso lixa literalmente todo o equilibrio das bactérias benéficas existentes no filtro, e a longo(2 ou 3 semanas)prazo vai-se reflectir no bom funcionamento do aquário.

 

Digo isto porque já o fiz e sei o que acontece...

Aconcelho a não fazerem isso mesmo.

Acho que para isso devias por a difusão do Co2 mesmo debaixo mas é da saída do filtro, assim as bolhas quando estão mesmo a chegar à superficie, são projectadas para baixo outra vez e aumentas o aproveitamento de Co2, sem criar desiquilíbrios em outros sitios do teu sistema.

 

Mas o melhor mesmo é arranjares um difusor de vidro e com uma ceramica boa, tipo os da aquaticmoments ou ADA(há outras, elos e outras.) e isso quase que nem chega à superficie de tão pequenas que são as bolhas!

 

 

Espero ter ajudado.

 

Bernardo Gordo

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
É assim, em nenhum tipo de aquário, seja ele plantado ou um simples aquário de peixes eu aconselharia a alguém fazer isso de Co2 à entrada do filtro.

Isso lixa literalmente todo o equilibrio das bactérias benéficas existentes no filtro, e a longo(2 ou 3 semanas)prazo vai-se reflectir no bom funcionamento do aquário.

 

Boas Bernardo

 

Desculpa discordar um pouco, pois eu cada vez que limpo o filtro (de 2 em 2 semanas, sensivelmente), lavo tudo como se não houvesse amanhã, volto a colocar e não noto nada, á excepção de no outro dia o "Aqua" estar mais cristalino, obviamente e não querendo induzir em erros craços, o Aqua está mais que ciclado e com bactérias para "dar e vender", isto vai contra a teoria de que as bactérias que estão no filtro estarem em maioria.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente a injecção para o filtro vai baixar a capacidade biológica do mesmo, agora se isso é significativo depende de caso para caso. De qualquer forma uma coisa é certa, pode ser prejudicial para o filtro a introdução de gaz para dentro deste.

 

Desculpa discordar um pouco, pois eu cada vez que limpo o filtro (de 2 em 2 semanas, sensivelmente), lavo tudo como se não houvesse amanhã, volto a colocar e não noto nada

Não notas, mas os teus peixes podes crer que notam, é um erro grosseiro o que estás a fazer, se tiveres um azar não te espantes - tens só um filtro?

 

Cumprimentos,

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais