Novo Aquario


hentaiblue

Recommended Posts

Recentemente adquiri um aquario de 150x50x50 e queria fazer dele um aquario comunitario.Como ajuda tenho apenas o meu pai que fez criação de piranhas durante 10 ou 11 anos,não sei bem.Por isso queria saber a opinião dos peritos.Estou a pensar em colocar um casal de betas, casal de gouran anão, casal de peixe paraíso, casal de viuvas, casal de danios zebras, casal de tubarão bala, casal de killifishes,casal de ancistrus, casal de limpa vidros, casal de escalares, casal de kribensis, 2 casais de mollys,guppys e platys. O que acham?São compativeis,conseguem-se reproduzir... Se puderem perder um pouco do vosso tempo,gostaria de saber a vossa opinião,o que está mal,bem ou o que poderia melhorar.Um abraço e obrigado pela vossa atenção

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Os peixes que falaste são imcompativeis a nivel de ph, dureza , necessidades, companheiros etc.Estuda melhor cada peixe que aches interessante e na minha opinião mais vale uma equipa de limpeza, um cardume e uma especie (casal ) chave que se destaque do que uma salgalhada de peixes diferentes a muito niveis, pois alem de não conseguires com que sejam todos felizes o impacto visual é mau.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com um aquario desses podes fazer muitas coisas interessantes.

Começa por estudar o hardscape (rochas, troncos, forma do areão / substrato). Depois estuda um pouco sobre plantas de forma a fazeres um aquário não só esteticamente agradável como proporcionando aos peixes esconderijos e um ambiente natural (verás que os materás mais saudáveis).

 

Em relação aos peixes, concordo 100% com o hentaiblue. Arranja uma equipa de limpeza, um cardume e pouco mais. Uma salganhada de peixes é a receita para problemas. Toma atenção aos parametros da água de cada um de forma a conseguires um ambiente estável (por exemplo se os peixes forem do mesmo habitat natural, os seus parametros serão semelhantes. Ha montes de sites com essa informação).

 

A minha opiniao pessoal passa pelos seguintes peixes:

 

Limpeza: 2 corys e 2 a 4 Otos ou pitbul - não compres "limpa vidros" que vendem nas lojas mais reles. Se conseguires compra uns camarões Amano que são optimos para as algas

 

Cardume: Rasboras ou Nariz Bebado ou Neons ou Cardinais - a maior parte dos tetras são bons para cardume

 

Casal: Ramirezis, Gouramis,

 

Se viveres na zona de Lisboa aconselho-te vivamente a ires à loja Naturline onde te darão excelentes conselhos.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como os anteriores disseram, não faças caldeirada. Procura ter peixes da mesma zona. Por exemplo amazónia (escalares, tetras, corydoras). Toma atenção que os escalares são predadores. Quando crescerem vão adorar neons ou outros peixes pequenos.

 

Outra solução seria os ciclideos africanos, normalmente a água da torneira é compatível com eles, dura e alcalina. Mas atenção alguns são um pouco violentos.

 

Por fim evita encher muito o aquário. Vai colocando os peixes aos poucos e tem atenção a regra cm/litros. Para mim devemos ter 1 cm de peixe por cada 2 litros de água. Para o teu aquário isto significa 130 cm de peixe! 5 escalares (5 x15 =75) + 5 corydoras ( 5 * 6 = 30) + um pequeno cardume de peixes bêbados (10*5=50). Isto dá já 155 cm de peixe adulto!

A escolha é tua, isto é só um exemplo, eu escolhia discus, mas são peixes caros para fazer experiências!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Tal como já foi dito, não cometas o erro de por esses peixes todos no teu aquario. Para alem de ser imcompativeis, o efeito visual é muito inferior do que teres cerca de 5 no maximo 6 especies difrentes de peixes. Eu falo por expriencia propria porque tenho um aquario que aquilo parece uma mistela e o efeito visual não é muito bom porque é uma salganhada e perde beleza.

 

Para mim, no teu lugar comprava um grande cardume de neons (40 ou 50), guppies que fazem um efeito magnifico, platies por exemplo e depois um batalhaozito de trabalhadores...corydoras..camarões etc

 

É melhor teres muitos peixes de poucas especies, que poucos peixes de muitas especies (depende das especies obviamente mas regra geral é assim)

 

Ou entao mete as piranhas do teu pai junto com os neons :idea: kidding :snipersmile:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Tal como já foi dito, não cometas o erro de por esses peixes todos no teu aquario. Para alem de ser imcompativeis, o efeito visual é muito inferior do que teres cerca de 5 no maximo 6 especies difrentes de peixes. Eu falo por expriencia propria porque tenho um aquario que aquilo parece uma mistela e o efeito visual não é muito bom porque é uma salganhada e perde beleza.

 

Para mim, no teu lugar comprava um grande cardume de neons (40 ou 50), guppies que fazem um efeito magnifico, platies por exemplo e depois um batalhaozito de trabalhadores...corydoras..camarões etc

 

É melhor teres muitos peixes de poucas especies, que poucos peixes de muitas especies (depende das especies obviamente mas regra geral é assim)

 

Ou entao mete as piranhas do teu pai junto com os neons :smilecolros: kidding :evil:

piranhas e neons?? so ficam piranhas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pq nao metes discus e escalares + a dita cuja equipa de limpeza.... na minha opiniao é os tipos de peixe q eu preferia num aqua desse tamanho...

 

tipo na minha opiniao peixes pequenos e q crescem pouco como os guppys e neons prefiro vê los em aquas de 80cm..

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Godlike, é incompatível juntar escalares e discus!

 

Em primeiro lugar são peixes caros, que para um iniciante não são recomendados, de forma nenhuma. Seria uma falta de amor para com os bichos; quando o hentaiblue tiver mais experiência poderá apostar numa dessas espécies;

 

Em segundo lugar, os escalares são portadores de parasitas que são altamente transmissíveis aos discus! Morreriam em pouco tempo!

 

O meu conselho vai de encontro aos aquariofilistas anteriores: para começar uma equipa de limpeza com corydoras, camarões ou plaecostomos. depois juntar um cardume de neons, com uns platys, guppyes ou mollys. Experimenta os segredos da aquariofilia durante uns meses com estes peixes. Só quando tiveres um bocadinho de prática e dominares o básico da aquarifilia, atreve-te com peixes mais caros. MAS NUNCA JUNTES ESCALARES COM DISCUS!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Godlike, é incompatível juntar escalares e discus!

 

Em primeiro lugar são peixes caros, que para um iniciante não são recomendados, de forma nenhuma. Seria uma falta de amor para com os bichos; quando o hentaiblue tiver mais experiência poderá apostar numa dessas espécies;

 

Em segundo lugar, os escalares são portadores de parasitas que são altamente transmissíveis aos discus! Morreriam em pouco tempo!

 

O meu conselho vai de encontro aos aquariofilistas anteriores: para começar uma equipa de limpeza com corydoras, camarões ou plaecostomos. depois juntar um cardume de neons, com uns platys, guppyes ou mollys. Experimenta os segredos da aquariofilia durante uns meses com estes peixes. Só quando tiveres um bocadinho de prática e dominares o básico da aquarifilia, atreve-te com peixes mais caros. MAS NUNCA JUNTES ESCALARES COM DISCUS!

 

Escalares sao incompativeis com os Discus????

 

Eu nao tenho essa ideia pq já vi varios aquarios com as 2 espécies juntas (alias a pet shop q eu costumo frequentar tem 1 aqua xeio de discus e escalares (quase todos de 1 tamanho consideravel)

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se pergunterem aos experts dos discus irão ver que quase todos eles desaconselham discus com escalares.

Motivo?

Parasitas. Os escalares podem transportar consigo parasitas aos quais são imunes, ao passo que os mesmos parasitas nos discus fazem estragos consideráveis.

 

Agora se querem arriscar e juntar... é convosco.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.