Fertilizante Vs Filtro Uv ?


paulo pereira

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Tenho tido ultimamente problemas com algas filamentosas no meu aquário, o que levou a uma reformulação do mesmo. Depois de ter dado uma valente poda ás plantas, e trocado umas e retirado outras, liguei o Filtro UV de forma a coadjuvar o filtro principal. A minha dúvida reside no facto de a utlização do filtro UV anular a fertilização líquida do aquário.

 

Quem souber alguma coisa que opine!!

 

Abraços

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Isso já foi discutido algumas vezes no Fórum.

 

Se fizeres fertilização de micros líquida, podes correr o risco de a UV quebrar os quelatos. Desta forma terás de gastar mais fertilizante.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luís,

Desculpa mas não achei a resposta completa para a minha dúvida, razão essa que coloquei a questão neste tópico.

Pelo que dizes, então é possível manter o UV a funcionar mas tenho de reforçar a dose de fertilizante? Outra coisa, neste momento estou apenas com o UV ligado nas horas que as luzes estão desligadas, achas que existe algum inconveniente nisso ou devo manter o UV ligado 24h enquanto se mantiver o surto de algas? Já realizei várias tpas retirei as plantas afectadas, e sifonei o fundo como pude, uma vez que, o aqua está bastante plantado.

 

Abraço

 

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, se juntares o fertilizante logo de manhãzinha quando o UV desligou, e puseres quantidade pequena (ou seja, fertilização diária ou quase), as plantas vão "comer" tudo antes de o UV voltar a ligar. E aí já não tens problema.

 

Quanto ao tempo de utilização, 10 ou 12 horas por dia até é muito! Eu tenho 2 de manhã e 2 à noite, e as algas desapareceram e nunca mais tive mortes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, se juntares o fertilizante logo de manhãzinha quando o UV desligou, e puseres quantidade pequena (ou seja, fertilização diária ou quase), as plantas vão "comer" tudo antes de o UV voltar a ligar. E aí já não tens problema.

 

Quanto ao tempo de utilização, 10 ou 12 horas por dia até é muito! Eu tenho 2 de manhã e 2 à noite, e as algas desapareceram e nunca mais tive mortes.

 

 

De facto 12h se calhar é um bocado a mais....reduz isso um bocado porque o uv so te limpa as algas em suspensao....as que tiverem fixas nas plantas ou no areao nao lhe faz nada.

Eu tambem comprei um sistema UV da jbl de 5w na altura nunca me passou pela cabeça que poderia interferir na fertelizaçao das plantas, mas agora que o tenho vou ter de lha dar uso....acho que vou seguir o concelho do nunoni e ligar um bocado durante a noite e de manha...

 

so mais um questao so interfere na fertelizaçao de micronutrientes ou na de macronutrientes DIY tb acontece o mesmo?

 

 

Cumprimentos

::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura::

 

Cumprimentos

Angelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Pelo que dizes, então é possível manter o UV a funcionar mas tenho de reforçar a dose de fertilizante? Outra coisa, neste momento estou apenas com o UV ligado nas horas que as luzes estão desligadas, achas que existe algum inconveniente nisso ou devo manter o UV ligado 24h enquanto se mantiver o surto de algas? Já realizei várias tpas retirei as plantas afectadas, e sifonei o fundo como pude, uma vez que, o aqua está bastante plantado

Para minimizares perdas de fertilizante, o que podes fazer é o que o Nuno disse:

 

Olha, se juntares o fertilizante logo de manhãzinha quando o UV desligou, e puseres quantidade pequena (ou seja, fertilização diária ou quase), as plantas vão "comer" tudo antes de o UV voltar a ligar. E aí já não tens problema.
so mais um questao so interfere na fertelizaçao de micronutrientes ou na de macronutrientes DIY tb acontece o mesmo?

Não... com os iões K+, NO3- e PO4(3-) não há qualquer problema.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para minimizares perdas de fertilizante, o que podes fazer é o que o Nuno disse:

Não... com os iões K+, NO3- e PO4(3-) não há qualquer problema.

 

 

Obrigado pela resposta Luis :oops:

Editado por Ang3lo

::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura::

 

Cumprimentos

Angelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, sei que pode ser uma ideia estupida, e se com uma seringa se injectar o fertelizante, com alguma agua misturada, directamente no areao, nas zonas junto as raizes das plantas.

se calhar não se perde tudo.

mais uma vez digo que pode ser uma ideia estupida, mas se calhar é uma maneira de não perder o fertilizante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, pessoal.

Tenho o mesmo problema quw o paulo, então acham que resolve este problema

com o uv, e deitando todos dias fertilizantes de manhã.

Visite a nossa comunidade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais