Nitritos - Ajuda


Recommended Posts

É a primeira vez que coloco um tópico e, infelizmente, pelo pior dos motivos.

 

Tenho um aqua montado, desde o verão do ano passado e nunca me deu qualquer tipo de problema (tirando um episódio rápido e fácil de tratar de íctio, há mais de 3 meses) e esta semana, depois de uma TPA, encontro todos os meus peixes (pleco e bótias palhaço incluídos) a respirar na superfície. Verifiquei temperatura, Ph e os demais parâmetros e dei conta que tinha os nitritos a um nível astronómico. Mesmo sem perceber a causa, dediquei praticamente um dia a fazer TPAs quase de hora a hora, tratada com sera aqutan e nitrivec. Os valores não melhoravam. Fui insistindo, fazendo trocas cada vez mais constantes e procurando não incomodar os peixes. por fim, numa loja indicaram-me o JBL FilterStart. Apliquei, conforme as instruções e esperei. Na manhã seguinte encontro um disco mortom e fiquei completamente desnorteado.

 

Procurei ter calma e fiz novas TPAs e para além do aqutan e do nitrivec, decidi juntar o sera turbo clear. Ajudou um pouco,mas à noite os testes de nitritos voltaram a dar valores altos (não tão altos como antes, mas mesmo assim altos demais). Hoje "ataquei" com sera toxivec e, para já os valores estão baixos e os peixes voltaram a nadar sossegados. No entanto, tenho receio que seja novamente sol de pouca dura. Alguém me pode ajudar com isto? alguma ideia para possível problema?

 

Nas TPAs, principalmente nas primeiras, procurei limpar todo o aquario ao máximo, incluindo uma sifonagem ao areão.

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Devias começar para já a deitar o Nitrivec fora... não vale nada...

Já agora... para que foi o turbo clear?

O Toxivec resulta temporariamente... portanto é mesmo sol de pouca dura... o filter start costuma funcionar... mas se queres um conselho vai fazendo tpa's até desaparecerem os Nitritos... alguma coisa danificou as bactérias do sistema de filtragem.

Eu não sou muito experiente, mas espera por alguma resposta melhor.

 

Boa Sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não indicaste-te o teu setup.

mas se o teu filtro é externo sugiro-te uses substrat pro da Ehein retem mais do dobro de bacterias que as ceramicas tradicionais.

Claro que esta é uma solução a medio prazo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No filtro, para além das cerâmicas da Rena (não me lembro do nome), tenho também umas bolas de plástico da JBL assim como o resto da matéria filtrante habitual (lã, turfa,...).

 

Acabei de retirar os dois troncos do aquario. Nao vi sinal de estarem em decomposição, mas prefiro prevenir.

 

Amanhão não me vai ser possível fazer nenhuma TPA... a ver se isto aguenta!

 

 

Obrigado pelas respostas!

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz Tpa's, muitas Tpa's!

Se quiseres adicionar bactérias usa esse que tens, o filterstart! Deita-o é no filtro.....

Tu tens Nitrosomonas uma vez que a amónia está a zero, mas devem faltar as Nitrobacter. Não é dos troncos... eu aconselhava-te a aspirar o areão... no fim de pores o produto não faças tpa's durante 24h, para as bacterias colonizarem o aquário.

Aconselho-te a aspirar o areão e a deitar o minimo de comida possivel.

O produto que melhora os parametros não é o turbo clear, isso é para a coloração indesejada, lixo, mau cheiro e peliculas de superficie. O toxivec neutraliza a toxicidade da amónia e dos nitritos... mas vai durar umas 24h!

Eu aconselhava-te a fazer uma TPA de 50-60%, aspira o areão, limpa algas de vidros e dá pouca comida!

 

 

Boa Sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu caso, também tenho os nitritos elevadissimos e não sei o que fazer ....

A única diferença é que não me estão a morrer os peixes, pelo contrário, tenho lá três coridoras panda e andam felizes da vida sempre a esgravatar o fundo.

Mas quero lá colocar cerca de 50 alevins guppies e tenho receio.

 

O meu caso completo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Tentando ajudar vou colocar aqui algumas hipoteses:

 

Será que tens o areão compacto demais, ao ponto de pouca oxigenação haver debaixo dele, é que se isso acontece a carga orgânica vai-se depositando e depositando até ao dia que o areão fica saturado (principalmente se não tens plantas suficientes) e resolve libertar o azoto todo para a coluna de água.

 

Será que desligas-te o filtro por tempo demais e matas-te as bactérias todas existentes nele?

 

Limpas o filtro com que regularidade?

 

Ou será que o teste de Nitritos está nas lonas e por coincidência morreu o Disco e até achas-te que os peixes andavam á tona de água (não te estou a chamar de maluco ;D)

Editado por Miguel Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem: tenho revolvido o areão e já o aspirei. As plantas estão como se nada fosse, embora eu saiba que as de folha tenra não gostam muito do toxivec.

 

A TPA de 50-60% já foi feita. De resto, tenho-as feito em cerca de 20-30%, sempre a adicionar mais nitrivec. Pus também a pedra difusora pra ajudar a oxigenar a água.

 

Limpo o filtro pelo menos uma vez por mês, incluindo a lavagem da lã em água do próprio aquário. Nunca o desliguei por muito tempo: apenas o suficiente para as TPA's + podas e sifonagem (cerca de 15-20 minutos).

 

Os nitritos estão mesmo altos (ou pelo menos estavam... agora com o toxivec, baixou) e não me morreu só o discu. Morreu também um ramirezi macho e uma cobra khuli...

 

 

Obrigado pelas respostas e pela ajuda!

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Dizes no post inicial que o problema surgiu depois de uma tpa... fizeste algo diferente nessa tpa que poossa ter criado essa situaçao ? Ja li por aqui algures que de tempos a tempos introduzem na agua da rede publica quantidades fora do normal de cloro para matar a bicharada, talvez tenhas apanhado uma má altura nao sei...

 

Entretanto vai trocando uns 25% de agua diariamente ate a colonia se estabelecer...

Cumprimentos

 

 

 

Ex green goblin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi. A TPA foi normal, como qualquer outra que sempre fiz. O problema do cloro é possível mas mesmo assim acho difícil porque eu deito sempre o anti-cloro antes de acrescentar a água ao aqua...

 

Hoje tive de ficar longe dos peixes...a ver se amanhã ao chegar a casa não tenho surpresas desagradáveis... biggrin

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.