Numero De Plantas


guilhas69

Recommended Posts

Boas,

 

Eu quero montar um aquário digno de se chamar plantado. A minha dúvida é em relação ao número de éspecies de plantas que posso pôr. Já vi nuns sites que a formula para calcular isto é (número de plantas = comprimento aquário (cm) x largura aquário (cm) / 50), mas acho que esta formula não é correcta, pois assim vai dar muitas plantas. No site de Takashi Amano diz que para um aquario pequeno o numero de espécies de plantas ideal é à volta de 10.

Supondo que as condições do aqua 50x24x26 são boas (substrato fertil+iluminação2x18W+CO2,etc), qual seria o numero certo de plantas?

 

Estou a pensar pôr:

  • Eleocharis parvula
  • Glossostigma elatinoides
  • Pogostemon helferi
  • Echinodorus bolivianus
  • Micranthemum umbrosum
  • Rotala Spec. ''Nanjenshan''
  • Alternanthera reineckii ''roseafolia'' ('Pink')
  • Lysimachia nummularia ''Aurea''
  • Proserpinaca palustris
  • Vallisneria americana Var. Mini twister
  • Limnophila sessiliflora
  • Riccia fluitans (numa rocha pequena)
  • Anubias barteti var. nana (num tronco pequeno)

Obrigado,

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, o amano ja nao deve saber o que sao aquarios pequenos :crazyeyes:

 

depende das plantas, mas se forrem plantas grandes dificilmente consegues colocar 10 especies :) e ainda nao vais meter duas plantas de tapete(a nao ser que tenhas substratos separados)..

 

eu arranjava umas 3 para o fundo, 2 ou 3 de meio plano e uma de tapete, escolhe as que gostares.

 

atençao que isto e' a minha opiniao, nada te impede de meter mais plantas se esse for o teu gosto

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

tens exemplos aqui no fórum de aquários pequenos e verás que não utilizam tantas espécies assim...mesmo aquários com uma maior dimensão (tipo o dobro da que falas) para fazer um plantado minimo bastam umas 3-4-5 espécies de plantas.Uma de tapete (pelas dimensões do teu aquário a "glosso " talvez não seja a mais indicada-sugestão: Hemianthus callitrichoides ''Cuba'') e duas de caule (as rotalas são sempre "valor seguro") e eventualmente 4 pézitos de uma planta vermelha se quiseres fazer um contraste (rotala macrandra, novamente as rotalas :() ....Mas....aposta na quantidade, que só te vai ajudar a conseguires estabilizar o aquário de forma a que o "bicho-papão", as algas, não ataquem....

Escolhe bem o substrato que vais utilizar ,com uma granulometria (escrevi bem? bigsmile) que seja ideal para plantas (3 mm, ou um valor à volta disso parece-me o indicado) e vê layouts de aquários de forma a definires o que pretendes....Boa sorte!

 

*(quando escreveste "etc" nas condições "boas" para plantados, nesse "etc" está englobada a equipa de limpeza e as mudanças de água certo? ;))

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpa o comentario inutil, mas poderiam passar o site desse Takashi Amano por favor?

 

obrigado

Takashi Amano bigsmile

 

 

e ainda nao vais meter duas plantas de tapete(a nao ser que tenhas substratos separados)..

Se com dois substratos diferentes, queres dizer um fertil por baixo e um inerte por cima, eu tenho. Já vi aqui no forum um tapete com Eleocharis parvula e Glossostigma elatinoides misturados e queria fazer um parecido, porque ficou com um efeito muito fixe.

 

Em relação ao resto das plantas, ainda vou pensar quantas escolher, mas sem dúvida que vão ser menos das que eu tinha escolhido.

 

Obrigado pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive muito indeciso que planta de tapete pôr. Mas como vi que o "glosso" é muito popular e li que a HC é muito dificil de plantar, optei pelo "glosso".

 

Se colocar alguma rotala será a rotala macrandra, para fazer contraste. E mesmo assim posso não pôr essa, porque já li que é uma planta muito dificil de manter. As outras rotalas, apesar de serem bonitas, são grandes e crescem rápido.

 

O substrato que vou utilizar é aquabasi plus com akadama special por cima. O etc engloba isso. Na fauna vão ser incluidos Otocinclus affinis e Caridina japonica, e as tpa's vão ser de 20-25% por semana. bigsmile

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive muito indeciso que planta de tapete pôr. Mas como vi que o "glosso" é muito popular e li que a HC é muito dificil de plantar, optei pelo "glosso".

 

Se colocar alguma rotala será a rotala macrandra, para fazer contraste. E mesmo assim posso não pôr essa, porque já li que é uma planta muito dificil de manter. As outras rotalas, apesar de serem bonitas, são grandes e crescem rápido.

 

O substrato que vou utilizar é aquabasi plus com akadama special por cima. O etc engloba isso. Na fauna vão ser incluidos Otocinclus affinis e Caridina japonica, e as tpa's vão ser de 20-25% por semana. bigsmile

 

Cumps

 

 

por dois substratos separados queria dizer separados por pedras, de modo a que as plantas nao se misturem.

a glosso e' mesmo mais facil de plantar que a HC, para primeira de tapete e' fixe, mas para mim a HC e' mais bonita

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

a glosso e' mesmo mais facil de plantar que a HC

Eu não vejo qualquer diferença entre as duas...

O que podem dizer é que a HC é mais chata para se arranjar (cortar, etc...).

Agora plantar: pegar na planta com a pinça e colocá-la no areão, não vejo qualquer diferença.

Aliás, até acho que é mais problemática a glosso. A HC sempre se pode plantar sem raízes, a glosso já é muito mais difícil fazê-lo.

 

Mas ao fim ao cabo, são ambas chatas de se plantar :smilecolros:

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.