Estou A Fazer Alguma Coisa De Errado?


Paul

Recommended Posts

Ola a todos,

 

Tenho tido uns problemas com as minhas plantas. Tenho um aquario de 30 litros com lampada de 15 watts.

 

Faço fertilização com plantamin da tetraplant e ando a seguir as instruçoes à risca. 5 ml para cada 10 l nas mudanças de agua, e 5 ml para 20 l todas as 4 semanas.

 

Ainda não adquiri nenhum teste por isso não vos posso dar os valores de nitratos, fosfatos, etc... Tenho usado dakelas bandas para a leitura do ph, cujos valores rondam os 7 (não estou muito confiante nos resultados)

 

Infelizmente as minhas plantas têm vindo a piorar. Esta é a minha hygropyla polysperma, mas esta num estado lastimavel. As folhas estão a morrer, e as que ainda não morreram estao a ficar amarelas com buracos rodeados de castanho. Sempre pensei que fosse uma planta facil de manter!!! espero que de para ver a foto

 

3940132812.gif

 

A minha cryptocoryne Petchii! Não se nota muito bem na foto mas as folhas mais novas estao a nascer castanhas, é normal ou tambem esta com falta de alguma coisa?

 

3940133629.gif

 

Por fim, Lobelia Cardinalis. Esta a um mes no aquario, nunca piorou, tem buracos nas folhas e estas estão bastante enrugadas! Estive a investigar e desconfio que seja falta de luz! Estou certo?

 

3940134543.gif

 

Ja não sei o que fazer, principalmente com a hygrophyla, que esta realmente num estado lastimavel!

Alguem tem alguma ideia? O que é que estou a fazer mal?

 

Obrigado e um abraço

 

P.S: espero que de para ver as fotos

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não consigo ver as fotos mas plea descrição parece-me falta de potássio.

 

Procura aqui pelo forum para veres como fazer.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... parece que as fotos não aparecem, se alguem me puder dar uma ajuda com isso agradecia... Tb não sei o que fiz mal!!

 

hygrophyla polysperma

 

Cryptocoryne Petchii

 

Lobelia cardinalis

 

espero que pelo link consigam ver as fotos. (se quiserem claro!!!)

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Se as plantas estão a ficar amareladas, é muito provável ser uma carência de azoto na planta.

Porquê "na planta" e não no substracto/água? Podes muito bem ter nitratos altos, e no entanto as plantas não o conseguirem assimilar. Basta-te te um outro nutriente (Potássio e/ou Fosfato e/ou Micros) em falta, que impede as plantas de assimilarem todos os nutrientes essenciais.

 

Fazendo uma analogia um pouco macaca, imagina os nutrientes como as peças de um carro. Podes ter o depósito cheio de combustível, mas se por ventura a bateria não funcionar, o combustível não te serve de nada...

 

Como é óbvio, cada caso é um caso, e pudermos responder-te de uma forma melhor, só tu nos indicando os valores de NO3 e PO4, pelo menos, e qual a tua rotina de fertilização, TPA's incluídas.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: O server onde colocaste as fotos parece estar com problemas...

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Sim... Sulfato de Potássio ou Cloreto de Potássio, K2SO4 e KCl respectivamente.

Mas atenção que fertilizar com Potássio pode não ser remédio santo...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hum... Onde é que se pode adquirir sullfato ou cloreto de potassio? E alguem me pode indicar alguns sites onde se possa consultar quais os valores ideais dos diferentes nutrientes num aquario (para quando eu comprar os testes)

 

Abraços

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!!

 

Antes de mais, acho que deviamos começar por resolver o teu problema por etapas! Não quero com isto dizr que discordo do que foi dito, até porque também eu estou a começar a desenvolver plantados e a estudar a fertilização. Mas penso que para além de seguires uma fertilização adequada (macro e micronutrintes) deves ter em atenção a luz que tens! Tens apenas 0,5 watts/litro o que é um valor baixo. Bem sei que algumas das tuas plantas especialmente a primeira de referiste pode aguentar valores tão baixos. Mas mesmo fazendo uma fertilização adequada, sem luz também ela adequada, quer em potência quer em qualidade, não vais conseguir obter bons resultados.

 

Assim sendo, o que eu te aconselho é:

- Modificares o teu sistema de luz de forma a teres algo próximo de 1 watt/l

- verificares o teu sistema de fertilização (Macro e micros)

- Adicionares CO2 caso se justifique.

 

Espero que consigas resolver o teu problema e espero ter ajudado

 

Wooddy

Link to comment
Partilhar nas redes sociais