Algas Pretas


claudiobruno

Recommended Posts

Tenho um aquario com 240 litros e tenho umas algas pretas a me irritar, há já há alguns anos...

 

IM002267.jpg

 

IM002269.jpg

 

Já me disseram aqui no forum que é falta de luz, Só tenho 72w para 240 litros. Em principio vou resolver isso este mês. Vou lhe acrescentar mais duas lampadas flurescentes para ficar com 144w.

 

A questão que quero colocar é que informaram-me que tenho que ter em conta a profundidade do aquario (altura, para os mais confusos)...

 

o que é que tem a haver?

tenho que ter isso em conta porquê?

o aumento de luz elimina estas algas?

 

Alguém pode me responder?

 

Parametros do aquario:

 

Temp: 27º C

Ph: 7.5

Amonia 0

Nitritos: 0 ; Nitratos: +/-5.0 mg/l (da ultima vez que analisei)

Periodo de Luz: das 10h30 ás 23h05

Iluminação: 2 Fluorescentes de 36W Arcadia (que parece que favorece o crescimento das plantas)

Não tenho adubo e/ou fertilizante apenas areão simples de aquario.

Todas as plantas são verdadeiras.

O aquario tem 240 litros de capacidade (150 x 40 x 40)

Editado por claudiobruno

Claudiobruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o problema pode estar no tipo de lampadas (essas que supostamente favorecem o crescimento das plantas ja li num site brasileiro que favorecem mais as algas) ou nos niveis de fosfatos e nitratos, tenta comprar as proximas lampadas com um espectro a rondar os 6500k

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Realmente tens pouca luz mas o teu problema nada tem a ver com as lampadas que estás a usar e sim com um desiquilibrio de nutrientes, deves ter o fosfato alto.

Compra um teste de fosfatos e mede a água que usas para as TPA's e a água do aquário.

 

Ficamos á aguardar resposta.

 

Cumprimentos,

 

Luís Moniz

Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem invadir o tópico, tenho as mesmas algas,mas castanhas, o meu aqua tem 50 lts. 15W 6200K + 2x9W 4600K, alguem sabe uma solução eficaz para o problema, tipo peixes comedores de algas?

abraço jcbbananarocktf6.gif

 

<-------- No avatar: 1 dos meus Peixe-pinguins (Thayeria boehlkei)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os unicos que lhes tocam sao os SAEs, e mesmo esses so se deixares de os alimentar, logo tinhas de deixar de alimentar a peixarada toda...

 

eu tambem ando com essa dor de cabeça e nao sei ja o que fazer, a fertilizaçao so as impede de crescer segundo li, ja ando a pensar em dar o banho em agua e lixivia 1:19 as plantas todas...

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os unicos que lhes tocam sao os SAEs, e mesmo esses so se deixares de os alimentar, logo tinhas de deixar de alimentar a peixarada toda...

 

eu tambem ando com essa dor de cabeça e nao sei ja o que fazer, a fertilizaçao so as impede de crescer segundo li, ja ando a pensar em dar o banho em agua e lixivia 1:19 as plantas todas...

 

Já experimentas-te TPA's mais frequentes, outro membro diz que tem resultado.

abraço jcbbananarocktf6.gif

 

<-------- No avatar: 1 dos meus Peixe-pinguins (Thayeria boehlkei)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, faço 20% diarias, o problema que que elas nao crescem mas tambem nao morrem.

 

o problema e que ainda nem percebi o que causa estas algas: nitratos altos ou fosfatos altos, ja vi escrito as duas coisas em sitios diferentes...

 

os nitratos resolvem-se com TPAs, mas se forem fosfatos altos so pioro com as TPAs....

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os nitratos resolvem-se com TPAs, mas se forem fosfatos altos so pioro com as TPAs....

 

No caso do membro silver_fox ele controla os nitratos em excesso com as TPA's porque a água da rede é com certeza pobre nos mesmos, mas rica em fosfato daí ele dizer que piora ao trocar a água, neste caso recomenda-se o ajuste da luz co2 e fertilização nos restantes nutrientes ou seja (nitrato potássio e micros) para que o fosfato seja assimilado e desça o seu valor.

 

Cumprimentos

 

Luís Moniz

Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok pessoal, é assim...

medi os niveis de fosfato do aquário, e eles estão elevados (1.5 mg/l), medi tb, a água "nova", a que uso nas TPA's, e os níveis estão a "zeros" (ou minimos).

 

Os níveis de fosfatos, já vi que posso resolver nas TPA's,

 

* mas o que é que origina o seu aumento?

* excesso de comida? luz a menos?

* como posso evitar o seu aumento?

 

Já pesquisei aqui pelo forum e uns dizem uma "coisa", outros dizem "outra": já nem sei!

 

Em relação ás luzes, digo-vos já que vou mesmo aumentar a luminosidade.

 

Obrigado desde já a quem responder (Luís Moniz)...

Editado por claudiobruno

Claudiobruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os fosfatos poderão ter várias origens, por exemplo:

-comida dos peixes em excesso

-folhas e outros detritod das plantas em decompisição

-se tiveres substracto fértil, também poderá provenir daí o excesso de fosfatos

 

Possíveis resoluções:

-reduzir\sifonar os retos de plantas e\ou excesso de comida em decomposição

-no caso do substracto fértil, aumentar a camada de substracto inerte em cima deste

-equilibrar a fertilização com macros (N P K) para que os fosfatos sejam consumidos rapidamente

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Normalmente as algas pretas aparecem com excessos de fosfatos mas podem sobreviver e reproduzirem-se quando os nitratos estão elevados.

 

Faunda que comem algas pretas: SAE´s(quanto mais pequenos melhores, grande parte das vezes só as soltam e só comem as pequenas). Caridina japonicos: Se não aliemntados comem destas algas.Também ja vi mollys pretas a trincar aqui e ali nesse tipo de algas.

 

CO2:Neste caso é essencial um CO2 estavel.Quanto mais estavel mais as algas pretas se ressentem.Há um produto chamado Seachem Fluorish Excel que quando sobredosado as mata,pois é um substituto ao CO2 gasoso.

 

UV:Nunca testei mas agradecia que postassem opiniões de pessoas que usaram,sei que não mata as algas pois estas estão coladas/agrradas aos materiais/plantas/etc e não na coluna de agua, mas mata os esporos impedido as mesmas de evoluir.

 

Soluções extremas: Uso de H2O2, desinfecção dos materiais inertes com agua a ferver, Uso de solução de cobre, poda radical das folhas afectadas e eliminação manual.

 

Apagão: Não resolve e piora a situação

 

Conselhos: Aumentem gradualmente o CO2 até ao limite permitido permitido pela fauna, dosear Seachem excel, fertilização com Potassio, tentar que os nitratos e fosfatos estejam em valores minimos durante este periodo de tempo, desinfectar os inertes , podar as folhas afectadas e usar H2O2 em seringa nas partes afectadas do substrato com o filtro desligado.Adicionem caridinas japonicos e SAE´s e durante o periodo de tratamento não alimentar pois além de fazer com que a fauna não as comam estão a adicionar fosfatos com a comida, o uso de carvão, ou resinas que eliminem fosfatos e nitratos também é aconselhado.

 

É uma alga dificil de erradicar mas com paciencia e determinação vai lá.

 

BOA SORTE....

Editado por varez

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Resinas que eliminem fosfatos... certo!

Adicionar Nitrato Extra?

 

Algum nome, ou marca especifica?

 

Quanto aos camarões, vou ter que procurar... aqui na Madeira é complicado arranjar disso! :D

Editado por claudiobruno

Claudiobruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Resinas que eliminem fosfatos... certo!

Adicionar Nitrato Extra?

 

Algum nome, ou marca especifica?

 

Quanto aos camarões, vou ter que procurar... aqui na Madeira é complicado arranjar disso! banana rock

 

Adicionar POTÁSSIO ....

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

finalmente comprei testes de fosfatos e nitratos, nitratos a 5ppm, ao muito alto para um plantado, e fosfatos tambem a 5ppm(ou superior, a escala so mede ate 5ppm).

 

medi a agua da torneira e afinal nao tem alta concentração de fosfatos, tem menos de 0.5ppm e aproximadamente 3ppm de nitratos.

 

nao sei de onde me vem os fosfatos altos... tenho de ver se amanha tiro o maximo de pedras que possa para procurar detritos em decomposiçao e aspiro entre as rochas (onde a porcaria fica sempre acumulada)

Editado por silver_fox

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

finalmente comprei testes de fosfatos e nitratos, nitratos a 5ppm, ao muito alto para um plantado, e fosfatos tambem a 5ppm(ou superior, a escala so mede ate 5ppm).

 

medi a agua da torneira e afinal nao tem alta concentração de fosfatos, tem menos de 0.5ppm e aproximadamente 3ppm de nitratos.

 

nao sei de onde me vem os fosfatos altos... tenho de ver se amanha tiro o maximo de pedras que possa para procurar detritos em decomposiçao e aspiro entre as rochas (onde a porcaria fica sempre acumulada)

 

 

Eu apostava num excesso de comida. Pelo que sei (posso estar enganado), a comida quando se decompõe "transforma-se" em fosfatos

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim e verdade, mas eu nao dou excesso... posso dar menos claro, mas dou mesmo pouca ja, e nem e alimento vivo nem nada, plain old flakes uma vez por dia e ocasionalmente uma pastilha colocada mesmo junto ao pleco para ele a comer

 

amanha eu vou sifonar tudo a ver se dou conta disto

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10 guppies jovens, 2 corydoras albinos, um loricarideo que nao sei a especie mas tem cerca de 7cms, cerca de 10 red cherries.

 

sao 54L, esta um pouco acima da populaçao ideal mas faço TPAs bastante frequentes (ultimamente tem andado perto de 50% diarias, a maior parte das vezes 20% de manha e 20% a tarde)

 

ja consegui baixar os fosfatos, estao agora a sensivelmente 1,5ppm

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
finalmente comprei testes de fosfatos e nitratos, nitratos a 5ppm, ao muito alto para um plantado, e fosfatos tambem a 5ppm(ou superior, a escala so mede ate 5ppm).

 

medi a agua da torneira e afinal nao tem alta concentração de fosfatos, tem menos de 0.5ppm e aproximadamente 3ppm de nitratos.

 

nao sei de onde me vem os fosfatos altos... tenho de ver se amanha tiro o maximo de pedras que possa para procurar detritos em decomposiçao e aspiro entre as rochas (onde a porcaria fica sempre acumulada)

 

 

 

Eu não percebo uma coisa, mg/l é a mesma coisa que ppm? pk os meus testes estão todos em escala de mg/l

 

Tb acho estranho teres 3 ppm de nitratos na agua da torneira( caso ppm= mg/l) quando eu na minha tenho entre 15 e 30, aliás a minhas escala do teste da sera, so tem a partir de 5.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pelo que pesquisei, sim, e' a mesma coisa.

 

eu tambem tenho os testes da sera e olha que começam em 0.

 

nao ha nada a estranhar, eu sou da zona de Loures, tu da zona de Sintra, provavelmente recebemos agua de estações diferentes, logo os parametros podem ser diferentes. realmente essa concentraçao de nitratos e' chata se nao tiveres um plantado denso, a mim agora ate dava jeito, escusava de fertilizar :lol:

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pelo que pesquisei, sim, e' a mesma coisa.

 

eu tambem tenho os testes da sera e olha que começam em 0.

 

nao ha nada a estranhar, eu sou da zona de Loures, tu da zona de Sintra, provavelmente recebemos agua de estações diferentes, logo os parametros podem ser diferentes. realmente essa concentraçao de nitratos e' chata se nao tiveres um plantado denso, a mim agora ate dava jeito, escusava de fertilizar :lol:

 

A agua da minha Torneira tem é quase 0 de fosfatos, isso é que me está a chatear. O meu teste da sera tb começa em 0, tens razão, peço desculpa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais