Kalkwasser


Just_me

Recommended Posts

Ontem estava a pensar sobre vantagens e desvantagens da adição de kalkwasser nos vários sitios do sistema, fui ler mais umas coisas e aqui fica o resultado.

 

Primeiro uma pequena introdução por tópicos:

 

-O kalkwasser aumenta a alkalinidade, ph e cálcio dissolvido.

 

O aumento da alcalinidade é acompanhado por um aumento do pH já que o ião hidróxido se combina com o ácido carbónico existente na água (responsavel por um pH mais baixo) e forma carbonatos e bicarbonatos e obviamente o cálcio existente na solução aumenta o cálcio disponivel na água.

 

-O kalkwasser precipita fosfatos

 

Ao existir um aumento de pH muito grande na zona de entrada do kalwasser o HPO4- pela sequestração de H vai formar água e fosfato de cálcio, novamente temos um aumento de ph pela eliminação de ácido fosfórico. Este fenómeno acontece por serem excedidos os limites de solubilidade deste composto localmente ocorrendo a sua precipitação. Segundo alguns autores pode ainda acontecer que este composto se prenda a matérias orgânicas, devido a possibilidade de ligação do fosforo sendo passivel de ser eliminado pelo escumador.

 

- O aumento de pH pode acelerar a precipitação de carbonatos nas bombas, fenomeno bastante comum mas devido ao elevado pH e alkalinidade locais o fenómeno pode ser acelerado

 

-Quanto maior a concentração do CO2 existente na água em que o kalkwasser é pingado mais provavel os 2 primeiros fenomenos acontecerem e menos provavel o acontecer da deposição de carbonatos.

 

-Efeito de saponificação pode ajudar na escumação:

 

Fala-se bastante sobre s possibilidade de uma aumento local de alcalinidade contribuir para a desagregação de lipidos, permitindo uma melhor eficiencia do escumador, mas isto apenas poderá acontecer se o hiroxido de cálcio entrar em contacto com os lipidos antes de se degradar na agua do aquario nos compostos já referidos.

 

Cheguei á conclusão que o melhor sitio para pingar o kalk seria no primeiro compartimento da sump:

 

-Onde a agua entra a descer e é obrigada a sair por cima do vidro, favorecendo a precipitação no fundo desse compartimento (que posso aspirar posteriormente para retirar os precipitados principalmente de fosfato de cálcio

-Onde pode reagir com os lipidos provenientes da descarga da coluna seca

-Perto de onde o escumador vai buscar a água, apoveitando o possivel efeito de saponificação e de ligação entre o fosfato de cálcio dissolvido e produtos orgânicos.

-Recebe a água rica em CO2 da respiração dos animais no tanque

 

A unica desvantagem é que provavlmente terei de limpar as bombas de alimentação do escumador e de retorno com vinagre de vez em quando para garantir que não perdem performance.

 

Estou a falhar em alguma coisa?

 

No aquario directamente não pois poderia levar ao precipitar do fosfato de cálcio no areão que poderia ser libertado mais tarde com uma descida do pH por algum motivo.

No ultimo compartimento da sump também não pois quem iria sofrer á grande seria a bomba de retorno e os precipitados poderiam ser arrastados para o aquario.

 

Opiniões?

 

No meio das leituras descobri que colocar um pouco de kalk no copo do escumador(depois de o lavar), onde é recolhido o produto escumado, diminui o cheiro do mesmo? talvez devido ao pH elevado impeça que as bactérias sejam eficientes a degradar o produto escumado.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faltou

 

no caso de aquarios sem sump???

 

Aí recomenda-se que a dosagem da agua de kalk deva ser feita num sitio de grande circulação, de forma a haver uma rapida diluição do mesmo na agua do aquario.Por exemplo, á saida de uma bomba.

 

Tambem poderias ter dito que a mistura de kalk deverá ser feita com agua de osmose por 2 motivos, o não acrescentar nutrientes na agua (fosfatos, nitratos e silicatos) e porque a agua de osmose tendencialmente tem um ph mais baixo que a agua da torneira, facilitando a mistura do Hidroxido de Calcio. Alias, há quem meta pequenas quantidades de acido (normalmente vinagre) para ajudar a essa diluição.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

depois de pensar na tua resposta... tenho de discordar...provavelmente colocaria o kalk a pingar num copo comprido, perfurado até meio com circulação baixa para se existir precipitação de fosfato de cálcio ou de exisitr precipitação de outros metais depositarem-se no fundo do copo e nao no areão onde mais tarde se possa dissolver novamente :shock: a circulação baixa faz com que a elevada concentração dentro do copo vá saindo lentamente nao afectando peixes nem corais...

 

Isto obviamente para um sistema pinga pinga lento...com reactor já nao faz muito sentido, se bem que ter reactor sem sump tambem nao deva ser muito comum...

 

tem lógica?

 

 

quanto á parte de como fazer kalk e como conseguir maiores teores de cálcio com soluções de kalk e vinagre não era o objectivo inicial...mas tambem se podem discutir.

Editado por Just_me
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

aí vais ter uma zona com um PH bastante elevado. Alem do mais, não sei até que ponto, o aumento da concentração do Hidroxido de calcio, numa so zona do aquario, não irá potenciar a precipitação do mesmo em carbonato de calcio e outros.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não é decerteza uma zona de pH mais elevado do que na zona em que cai a gota... e obviamente fraca circulação não é agua parada... provavelmente o tempo entre gotas deve ser o suficiente para existir a equalização de pH's...

 

penso que os beneficios são mais do que os problemas.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 11 meses depois...

Olá,

 

Eu uso água de osmose inversa nas minhas tpa e junto Remin-Discus a essa água. Isso é mau então uma vez que nãoconsigo fazer baixar o pH?

E estou neste momento com a água verde. será que tem a ver?

Pensei que era dos nitritos e da luz do dia em demasia...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais