alruca Publicado Janeiro 12, 2007 Publicado Janeiro 12, 2007 (editado) Oi, eu possuo no meu aquário, vários troncos de videira que eu próprio podei. Após ter fervido e colocado num balde com gelo , para a amplitude térmica, ainda assim, tenho bactéiras (ou fungos) nas pontas dos ramos e no sítio onde iriam nascer cachos de uvas, não me consigo livrar deles alguem sabe o que fazer? As fotos ficam em baixo. Editado Janeiro 12, 2007 por alruca Citar abraço <-------- No avatar: 1 dos meus Peixe-pinguins (Thayeria boehlkei)
clara_figueiredo Publicado: Janeiro 12, 2007 Publicado: Janeiro 12, 2007 Não percebo muito de botânica, mas já tenho alguma experiência com aquários. Não posso precisar com 100% de certeza, mas será que deixou secar bem os ramos antes de os introduzir no aquário? Antes de entrar para um aqua a madeira tem de estar bem seca, entenda-se, bem morta. Mesmo que já nao corra seiva nos seus ramos ainda existem alguns microorganismos que a habitam. Na minha experiência na aquariofilia, o tronco que coloquei no aqua esteve ano e meio a secar num sítio seco e escuro. Depoiis de todo esse tempo fervi-o várias vezes até a agua sair limpa, aguardei mais uns dias e voltei a fervê-lo mais uma vez, colocando-o assim no meu aqua. Não sei se os ramos de videira serão adequados a colocar no aqua, mas deve ter cuidado com esses tipos de fungo, pois poderão ser transmissíveis a outras plantas. Felicidades na aquariofilia! Citar
norby Publicado: Janeiro 12, 2007 Publicado: Janeiro 12, 2007 A pergunta se eles estavao secos é pertinente! Eu acho q isso nao é propriamente um fungo, mas uma especie de seiva. Nao sei se ja viste videiras recem podadas vivas, acontece um fenomeno semelhante a este em determinadas videiras. Citar
Telmalf Publicado: Janeiro 12, 2007 Publicado: Janeiro 12, 2007 tambem aposto na seiva.. está a acontecer-me neste momento.. Citar www.meusoliloquio.blogspot.com www.contosemsoliloquio.blogspot.com
Recommended Posts