Ajuda Urgente!


Castelinho

Recommended Posts

Por favor ajudem-me.

Gosto imenso de guppys e pensei fazer criação, mas, acontece que pouco tempo após as aquisições começam a ficar apáticos, não comem, aparentemente têm dificuldades respiratórias depois aparecem umas manchas brancas no corpo (não têm aspecto de veludo), por fim antes de morrerem levam algum tempo em que, não sei se vou explicar correctamente, se movimentam como o fazem para nadar mas mais rapidamente sem sair do memsmo sitio. E por fim :shock:

Isto acontece principalmente nas femeas, embora também já tenha acontecido com machos.

O aquário é filtrado normalmente, temperatura de 27,5º PH 7,5.

Curioso é que num dos aquários (tenho dois com guppys) tenho uma femea espada e duas pequenas mollys de perfeita saúde (neste aquário já morreram vários guppys).

Ambos os aquários têm plantas naturais um tem letrita por baixo do areão o outro não tem qualquer tipo de substracto.

 

O que está mal!

 

Da água da rede não é, porque é devidamente acondicionada, e porque tenho outro aquário, comunitário, em que não tenho qualquer problema.

 

AJUDEM-ME!

CCastelinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Castelinho,

 

Os Guppies são sempre uns peixitos tramados, pois ou chegam muito bem ás lojas e tu em principio não vais ter problemas ou então passados 3/4 dias começam a KINAR :) , existe no mercado uma coisita que se chama MELAFIX, que ajuda muito a manter esses peixes em condições, apesar de não ser apologista da utilização de produtos quimicos informo que se trata de um produto natural á base de Aloe Vera, caso não o possas utilizar experimenta verificar o GH, e se ele estiver baixo(Apesar de teres o ph alto não quer dizer que tenhas o gh controlado)arranjas uma ou duas rochitas calcarias ou um sal marinho sem ser da cozinha por causa do fosfato, e colocas no teu Akua.

 

Atentamente

Rui Carvalho

Planeta Animal

914382344/914450492

:::»Prefira Quem Sabe Ouvir, Pois Um Dia Seremos Todos Melhores.....Mas Nunca Seremos Perfeitos«::::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Castelinho!Possivelmente o aqua ainda tem detritos da ultima lavagem influenciando esse mal estar dos teus guppys.Um amigo meu contou-me algo do genero acerca disso e resolveu acho eu com uma mudança de aquario.Os guppys sao muito senciveis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Castelinho,

 

Que tipo de filtragem tens no teu aqua?

Que produtos tens vindo a utilizar?

Como fazes a aclimatação dos mesmos?

Tens de ajudar-me a mim para eu te poder ajudar a ti~ok.

MP para mim que te vou ajudando.

 

Rui Carvalho

:::»Prefira Quem Sabe Ouvir, Pois Um Dia Seremos Todos Melhores.....Mas Nunca Seremos Perfeitos«::::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A filtrar tenho um pequeno filtro interior, equipado com a esponja standart. Não possuo filtro de fundo.

A aclimatização dos peixes é normal, segundo tudo o que já li e as consultas que fiz.

Os unicos produtos que utilizo são Tetra aqua safe e Tetra Plant.

Mas hoje reparei que os guppyes que temos no aquário da escola sobrevivem a todos os (des)tratos que os alunos lhe infligem.

Ainda a semana passada fizeram a limpeza do aquário (tem que ser limpo periodicamente uma vez que eles sp lhe dão comida em excesso. Vazaram o aquário (guardando uma pequena porção de agua com os peixes) lavaram o areão) voltaram a colocar tudo dentro do aquário, e quase de seguida os peixes.

O aquario não é filtrado, apenas é areado através de uma bomba e uma pedra difusora de cerca de 10cm.

 

Perguntas

será que é melhor a bomba com a pedra difusora que o filtro interior?

será que devo utilizar as duas coisas (bomba e filtro)?

CCastelinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Eu uso uns filtros muito pequenos, só com esponja ou uns que são uma pequena caixa onde colocamos material para fazermos um pequeno filtro biológico. Tanto um como outro são ligados a uma bomba de ar.

 

Não tenho tido problemas com eles pois faço muitas trocas de água.

 

Eu tb acho que tens o problema que o Carlos disse mas por vezes é complicado e os guppies quando chegam às lojas já vêm muito debilitados pelo transporte, normalmente longo, e umas condições muito fracas e também pelas mudanças sucessivas de àguas (criador para transportador depois para o saco, depois para o fornecedor, outro saco, depois para a loja, outro saco e depois para as nossas casas...). Não há peixe que resista.

 

Geralmente uma colher de sopa de sal marinho por cada 20 litros de àgua resolve muitos problemas...

 

Não desanimes e Boa sorte!

 

José Santos

sócio APGuppy # 6

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ola Castelinho,

 

Eu tive alguns problemas com guppys (perdi um com cerca de 2 anos) .

Ha cerca de 2 semanas um outro começou a ficar apático à superficie e a mover-se com dificuldade.

 

 

Tinha colocado um filtro externo ha poucos dias, mantendo naturalmente em funcionamento o interno da tetra.

 

Todos os outros peixes no aqua comunitario estavam bem.

tenteio colocá-lo num outro aqua com alevins para ver se se alimentava melhor.

 

Controlei a agua de ambos e parecia td bem (PH um pouco baixo 6,5 mas normalmente está assim e não ha problemas)

 

Nitritos <0,1

Nitratos <0,1

Gh 12

A ultima TPA á 3 semanas 40%

Aparentemente td normal, mas não via sinais de melhoras.

 

Resolvi fazer nova TPA (25%)

 

melhorou bastante nos 2 dias seguintes

 

Agora está como novo e não tive mais baixas.

 

tenho "medo" de usar quimicos. tenta a TPA e o aqua bem plantado.

 

 

Boa sorte

Marco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz mudanças água e não deu qualquer resultado.

Ontem morreu o ultimo, aquele que tinha resistido a tudo. Andava muito bem. De um dia para o outro deixou de comer, ficava parado pela superficie, não apresentava aspecto de doente, mas como não se alimentava acabou por morrer. Neste aquário tenho um platy e cinco crias de molly todos de perfeita saúde. Isto é que me intriga. Seja o que for só ataca os gupis.

CCastelinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Castelinho,

 

lamento o desastre que aconteceu ao teu aqua.

 

devias tentar perceber o que se passou. Pode ser a agua que tem alguma coisa. usas água da rede? Eu por exemplo nunca uso agua da rede. Ele é suja, e por vezes durante o banho, dve ter uma quantidade de desinfectantes que nos faz arder os olhos.

 

erepete de novo as análises

 

Qual é o resultado das´ultimas análises?

 

Marco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou comecar tudo de novo.

Estou a montar um novo aqua, um pouco maior.

Lá para o fim do mês vou procurar novos gupys, o que por vezes é um problema por estes lados. Já à três semanas que não gupys na unica loja que existe em portalegre.

 

Obrigado a todos pela colaboração!

CCastelinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi, lamento os problemas com os teus guppys, eu tive um problema semalhante com as minhas fêmeas, em 4 sobreviveu 1.

 

Penso que o problema se poderá dever a exemplares frágeis ou fragilizados. Tenta comprar guppies a um criador ou um amigo, muitas vezes são mais resistentes e estão em melhores condições.

 

Eu neste momento tenho 2 machos k posso dar (juvenis) mas és de mt longe!

 

Boa Sorte com os Guppys.

Fiquem Bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Castelinho,

 

Pelo que li, o problema vem quase de certeza de fora, ou seja da loja... :wink: O que me disseram numa loja é que a maior parte dos guppys que chegam às lojas são criados na Ásia estilo "produção em massa". Ou seja, desde que o guppy chegue à loja com bom aspecto, para os fornecedores está tudo bem. E desde que as "perdas" (de peixes) compensem os "ganhos" (em dinheiro) também.

Esses peixes levam com doses enormes de hormonas e antibióticos desde que nascem e o resultado é o que se vê.

O lojista disse-me que os melhores fornecedores são os sul-americanos :P . Israel também já foi bom, mas agora nem tanto.

 

Eu também não tive muita sorte com os meus primeiros guppys. Morriam quase todos na primeira ou segunda semana. Felizmente, tive uma fêmea que, dois ou três dias antes de morrer teve uma ninhada. Os guppys que tenho (extremamente resistentes em comparação com os das lojas) vêm todos dessa ninhada (só me morreu uma fêmea, tive que vender alguns machos à loja...). O melhor seria "pescar" uns guppys da sua escola... ;)

 

Melhor sorte,

Jean-Dominique Ackle

 

Veja o setup do meu aquário neste tópico e introduza também o seu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mim aconteceu o mesmo que aconteceu ao jeanackle, dos alevins que a femea teve antes de morrer é que aproveitei alguns que são resistentes, o melhor que tens a fazer é arranjar guppys de cria ção nacional hà sempre alguem que tem o aquario cheio de guppys.

"I wander out where you can't see...

Inside my shell, I wait and bleed"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mim aconteceu o mesmo que aconteceu ao jeanackle, dos alevins que a femea teve antes de morrer é que aproveitei alguns que são resistentes, o melhor que tens a fazer é arranjar guppys de cria ção nacional hà sempre alguem que tem o aquario cheio de guppys.

 

 

Isso gostava eu!

Mas embora eu goste de morar nesta zona do país tenho que reconhecer que tem algumas desvantagens. Eu não conheco por aqui ninguem que crie guppis, até já perguntei no forum... mas ninguem desta zona "apareceu".

CCastelinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora viva...

Eu por exemplo tenho alí uma maternidade com pelo menos uns 20 alevins com cerca de mês e meio e uma femea bem cheiinha noutro aquario:D

O problema é mesmo morares tão longe... pq nem sei o que fazer

a tanta guppiezada :wink:

Embora os peixes nascidos nos nossos aquas sejam muito mais resistentes que os que se compram nas lojas... é-me complicado da-los todos.

Lá para Maio devo ir um fim de semana para uma pousada alentejana

(Vale do Gaio, Alcacer do sal ou Quinta da Ortiga em Santiago do Cacem),

mas mesmo que fosse uma perto de tua casa... ia ser complicado...

os bichos nma viagem de carro de umas horas valentes, iam chegar

mais fracos que qualquer peixe criado a custa de vitaminas e antibioticos

na asia :D

 

Da proxima vez que comprares mais guppies, tenta comprar uma femea

que ja venha gravida, e se nao morrer antes de parir, vai dar a luz

uns 20 alevins e mesmo que morram alguns, os que sobreviverem serão

muito mais resistentes que os pais :wink:

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas isso ja me aconteceu fikei sem peixes no akua e a causa foi um peixe k morreu sem eu dar conta criou uma especie de parasita k se propagou por td o akua os meus guppys fikaram tds xeios de machas brancas e acabaram por morrer..eles(os parasitas) reproduziam-se com mta facilidade e comecei a ve-los a passear no vidro do akua.sao mm mto pekenos custam-se a ver...

espero ter ajudado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais