Plantas Esburacadas


askthelord

Recommended Posts

omg:Boas

 

Agradecia uma peq ajuda, até pq já usei a pesquisa vi um tópico muito idêntico mas não sei se será esse o meu problema, para ajudar melhor na resolução ponho aqui o meu setup :

 

Aqua 60L

 

Iluminação:

1-aquaglo 18w-1-Lâmpada 15w 6000k

 

co2 caseiro a funcionar bem

 

fertilizantes sólidos

aquacolisa e aqua soil-ada

 

aquecedor -75w

filtro externo ehein 2211 300l/h

 

tpa semanais de 10l 1 vez por mês 20l

adiciono fertilizante liquido um que agora não me lembro o nome mas sei que é um muito usual em lojas de rotulo verde e dos mais baratos

 

bem poderia aqui tb por a flora e fauna do meu aqua mas para já não sei se será importante, o problema mesmo é que as folhas das minhas anubias têm aparecido com buracos e por vezes tipo "ratadas" assim como as minhas hygrophila corymbosa "compacta" e agora também a alternanthera reineckii "roseafolia" apareceu com algumas folhas esburacadas

porque será :)

ps: o aqua têm sensivelmente 1a2 meses de funcionamento

 

cumps

 

Bruno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:?:Boas

 

Agradecia uma peq ajuda, até pq já usei a pesquisa vi um tópico muito idêntico mas não sei se será esse o meu problema, para ajudar melhor na resolução ponho aqui o meu setup :

 

Aqua 60L

 

Iluminação:

1-aquaglo 18w-1-Lâmpada 15w 6000k

 

co2 caseiro a funcionar bem

 

fertilizantes sólidos

aquacolisa e aqua soil-ada

 

aquecedor -75w

filtro externo ehein 2211 300l/h

 

tpa semanais de 10l 1 vez por mês 20l

adiciono fertilizante liquido um que agora não me lembro o nome mas sei que é um muito usual em lojas de rotulo verde e dos mais baratos

 

bem poderia aqui tb por a flora e fauna do meu aqua mas para já não sei se será importante, o problema mesmo é que as folhas das minhas anubias têm aparecido com buracos e por vezes tipo "ratadas" assim como as minhas hygrophila corymbosa "compacta" e agora também a alternanthera reineckii "roseafolia" apareceu com algumas folhas esburacadas

porque será ;)

ps: o aqua têm sensivelmente 1a2 meses de funcionamento

 

cumps

 

Bruno Silva

Que peixes tens ?

Pois eu tenho o mesmo problema . Algumas das minhas folhas tambem aparecem com buracos , mas no meu caso a culpa é dos botia palhacos . Comprei os botia para me ver livre dos caracois mas agora o problema sao eles . Nao so ratam as plantas como em algumas cortam nas so fica a raiz ....

Editado por baby__rover
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

fauno no aqua

 

1-betta splendens (plakat)

5-tantchthys albonubes(tanictis)

6-paracheirodon axelrodi(tetra cardinal)

1-botia macracanthus(botia palhaço)

1-kuhlii

1-pangassus albino peq.

2-caradina japonica

3-caradina gracilirostris(nariz vermelho)

varios 8/10 neocaridina denticulata sinensis(red cherry)

 

 

podera ser do botia ? numca o observei a comer as plantas mas vou estar atento

 

obg

 

cmpts

 

Bruno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

fauno no aqua

 

1-betta splendens (plakat)

5-tantchthys albonubes(tanictis)

6-paracheirodon axelrodi(tetra cardinal)

1-botia macracanthus(botia palhaço)

1-kuhlii

1-pangassus albino peq.

2-caradina japonica

3-caradina gracilirostris(nariz vermelho)

varios 8/10 neocaridina denticulata sinensis(red cherry)

podera ser do botia ? numca o observei a comer as plantas mas vou estar atento

 

obg

cmpts

 

Bruno Silva[/quote

 

 

 

No meu caso sao os botia .

 

É que ratam as plantas todas ate as mais duras , e as folhas novas das anubias nenhuma cresce direita pois ficam logo ratadas . O que estou a fazer agora´,eu ponho uma folha de alface para ver se eles deixam as plantas em paz . E eles gostam da alface ;) . Mesmo com o alimento vegetal que eles comem , nem assim deixam as plantas em paz . Boa sorte espero ter ajudado

 

Um bom Ano

Editado por baby__rover
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

desde já os meus agradecimentos aos dois pela ajuda, não ponho de parte o caso do botia mas tenho as minhas... em relação ao potássio ai sim já me inclino mais para esse lado e depois de ter lido o tópico e visto os ex. ali colocados acho que aqui sim reside a maior causa destes buracos nas folhas.

assim sendo só tenho uma solução passar á acção com o mestre potássio se quero ter plantainhas saudáveis.

 

 

obg. e Feliz 2007 ;);)

 

cpmts

 

Bruno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

no meu caso e um sacana de um pleco...

 

é do dia para a noite, basta esquecer-me de lhe deitar uma pastilha de comida...

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Oi!

 

Infelizmente também estou a sofrer desse mal.

 

Coloco aquí algumas fotos:

 

O meu aqua:

 

DSC03952.jpg

 

Agora a minha desgraça: :mrgreen:

 

DSC03958.jpg

 

e ainda

 

DSC03957.jpg

 

Agora, em termos dados:

 

Aqua: 100L

 

Iluminação é fraca: T8 de 30W

 

Potássio adiciono 2 vezes por semana 10 ppm de Potassio DIY com KCl.

CO2 - DIY de fermentação.

 

As plantas mais atacadas são estas das fotos (hygrophila Polisperma, acho eu, corrijam-me), principalmente nas folhas mais velhas.

 

Que poderá estar a acontecer :crazyeyes:

 

Obrigado

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi!

 

Ninguém dá uma ajudinha. . . . :microwave:

 

Parece-me ser carência e potássio...

de ceteza que adiconas mesmo 10 ppm? (vê lá não estejam as contas a falhar, já me aconteceu!).

As folhas afectadas com uma certa carência nunca se curam , por isso tens que ver se tens carência é no aparecimento de novos casos assim...

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me ser carência e potássio...

de ceteza que adiconas mesmo 10 ppm? (vê lá não estejam as contas a falhar, já me aconteceu!).

As folhas afectadas com uma certa carência nunca se curam , por isso tens que ver se tens carência é no aparecimento de novos casos assim...

 

Abraço

Boas!

 

Fiz o fertilizante recorrendo às calculadoras cá do forum, não há falhanço, por cada 20 ml de fertilizante adiciono 10 ppm de K.

 

Hoje fiz os testes (JBL) e descobrí que tenho os valores do ferro a zero, a côr deu amarelado, de acordo com a tabela, incolor seria "0" e quanto mais roxo maior o valo de Fe, deu amarelado, deve ser um valor negativo :P

 

Agora será só disso???

 

Os restantes valores são:

 

ph - 7.5

NO3 - 20 ppm

Fe - 0 ou ainda menos

PO4 - 1,0 ppm

 

Quanto a um bom fertilizante liquido, que recomendam?

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Fiz o fertilizante recorrendo às calculadoras cá do forum, não há falhanço, por cada 20 ml de fertilizante adiciono 10 ppm de K.

 

Hoje fiz os testes (JBL) e descobrí que tenho os valores do ferro a zero, a côr deu amarelado, de acordo com a tabela, incolor seria "0" e quanto mais roxo maior o valo de Fe, deu amarelado, deve ser um valor negativo :P

 

Agora será só disso???

 

Os restantes valores são:

 

ph - 7.5

NO3 - 20 ppm

Fe - 0 ou ainda menos

PO4 - 1,0 ppm

 

Quanto a um bom fertilizante liquido, que recomendam?

 

Os macros fazes DIY, o ferro aconselharam-me a comprar á parte mas há por aí muito boa gente a utilizar o hortillon (não conheço de todo) e como também ando á procura de um fertilizante de ferro, não te posso aconselhar nada...

 

No meu caso deve de ser o que tiver disponível na loja quando lá for.

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Boas

 

fauno no aqua

 

1-betta splendens (plakat)

5-tantchthys albonubes(tanictis)

6-paracheirodon axelrodi(tetra cardinal)

1-botia macracanthus(botia palhaço)

1-kuhlii

1-pangassus albino peq.

2-caradina japonica

3-caradina gracilirostris(nariz vermelho)

varios 8/10 neocaridina denticulata sinensis(red cherry)

podera ser do botia ? numca o observei a comer as plantas mas vou estar atento

 

obg

 

cmpts

 

Bruno Silva

 

 

Boas

 

Se alguma da fauna anda a comer as plantas é sem dúvida o Caridina gracilirostris.Pode também ser falta de potássio, mas que estes camarões comem muitas plantas isso comem, então se não lhes deres algas e vegetais arruínam um plantado....

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais