Poço De Duvidas - Nabiça Em Aquários


linda76

Recommended Posts

Olá!

 

há pouco tempo compramos lá para casa um aqua em kit da aquatlantis.

Não consigo perceber bem qual o modelo (quem me manda a mim deitar a caixa fora...) mas penso que seja o seguinte modelo

 

Evasion 101x40

 

As dimensões são

 

101 x 40 x 70 cm

 

vinha equipado com

 

2 lampadas de 30w

um termoestato hydor theo 200w (acho que assim se percebe)

uma bomba centrifuga tb da hydor pico (o problema é que ela já tá a trabalhar e não sei se é 200 ou 400..... mas assumindo que seja 200)

Uma caixa que diz ser filtro biologico.

 

A capacidade do aqua ronda os 180/190l

 

Equipamento.

 

O termoestato, o filtro e a bomba estão instalados nesta caixa. O kit trazia uma esponja azul, mas a senhora da lija aconselhou-me a utilizar como filtro 3 camadas (a colocar no local do filtro nessa caixa) - a de baixo umas bolas em ceramica, a seguinte umas bolinhas que presumo serem turfa (mais uma vez deitei a treta da caixa fora - carvão sei que não é) e a camada de cima um produto branco, que como tá descrito em alemão não sei o que é (mas faz lembrar o enchimento de edredons - como devem ter reparado eu sou uma expert em aquários mesmo :drinking:)

 

Dúvidas

 

O filtro serve? (já percebi que os externos são melhores, mas por ora este é o que tenho.

A bomba tb?

 

Decoração

 

começámos por por o areão (com uma camada de terra, ou turfa no meio), 2 pedras de xisto, um tronco plastificado, uma pedra esbranquiçada que não sei o que é (mas a senhora da loja garantiu-me que não alterava o ph da loja).

Esperámos uns 5 dias e colocámos plantas.

 

Temos uma anubia anã;

Uma planta que a mim me parece uma cryptocoryne (pelo menos é rocha na parte de baixo das folhas) mas assim de repente tb pode ser outra coisa qq....

Duas vallisnerias americanas

uma ludwigia repens

um Ceratophyllum demersum

uma outra planta que eu acho ser bastante comum (as folhas são parecidas com a ludwigia, mas fazem mais lembrar um mangerico - sem o efeito redondo)

Uma outra que não consegui identificar ainda.

 

Dentro deste ponto tenho várias duvidas.

 

 

com as plantas que tenho é necessario por mais potencia nas lampadas?

as plantas foram mal escolhidas? São demasiadas para o aquario?

Eu coloquei terra ou turfa no meio do areão. Mas plantei as plantas no vasinho. Tenho de tirar o vasinho e aquele algodão? Apliquei um adubo liquido. É preciso mais alguma coisa? pare este n.º de plantas é preciso CO2?

 

Água

 

Utilizei agua da torneira.

Depois de introduzirmos as plantas (errado, já percebi), resolvemos testar o ph da agua. Deu 8, o que presumo ser bastante elevado :s Utilizei um teste da tetra.

Agora. Ponto n.º 1. Não medi o ph da água da minha zona, mas sei que é bastante calcaria (a minha loiça acusa isso.... :s)

Assumindo que a agua da torneira é bastante calcaria, como posso reduzir o ph da agua, sem estar continuamente a recorrer a quimicos?

será que é alguma coisa que tenho no aquario?

 

 

Ciclo do azoto

 

Queria esperar pelo menos 15 dias para introduzir o 1º peixe (se conseguir resolver o problema do ph). Mas duvida existencial: do que li, preciso de um peixe para completar ese ciclo. Logo, quando é que introduzo um peixe (de preferencia um limpa fundos, né)? E depois, para introduzir os outros tenho de esperar quanto tempo? Tenho de comprar os testes para os nitratos, ou basta dar uma distancia temporal segura?

 

Peixes - finalmente

 

Agora que estão provavelmente quase a dormir, ou a pensar....esta tipa é louca..e burra que nem uma soca....

A minha ideia era fazer um aqua comunitário, com peixes piquenos e de cardume...e talvez um ou outro maior.

há problema em colocar mais do que duas ou tres especies de cardumes (a 1ª ideia que me vem à cabeça são neons, betas e por aí), entenda-se por cardume 5 ou 6 peixes no máximo.

Depois, se não conseguir resolver o problema da agua, que peixes é que posso por no aquario????

 

Por hoje acho que não massacro mais. Espero que tenham paciencia para me aturar.

É que a informação é tanta que fico toda baralhadinha das ideias....

 

boa noite,

 

Sandra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

há pouco tempo compramos lá para casa um aqua em kit da aquatlantis.

Não consigo perceber bem qual o modelo (quem me manda a mim deitar a caixa fora...) mas penso que seja o seguinte modelo

 

Evasion 101x40

 

As dimensões são

 

101 x 40 x 70 cm

 

vinha equipado com

 

2 lampadas de 30w

um termoestato hydor theo 200w (acho que assim se percebe)

uma bomba centrifuga tb da hydor pico (o problema é que ela já tá a trabalhar e não sei se é 200 ou 400..... mas assumindo que seja 200)

Uma caixa que diz ser filtro biologico.

 

A capacidade do aqua ronda os 180/190l

 

Equipamento.

 

O termoestato, o filtro e a bomba estão instalados nesta caixa. O kit trazia uma esponja azul, mas a senhora da lija aconselhou-me a utilizar como filtro 3 camadas (a colocar no local do filtro nessa caixa) - a de baixo umas bolas em ceramica, a seguinte umas bolinhas que presumo serem turfa (mais uma vez deitei a treta da caixa fora - carvão sei que não é) e a camada de cima um produto branco, que como tá descrito em alemão não sei o que é (mas faz lembrar o enchimento de edredons - como devem ter reparado eu sou uma expert em aquários mesmo biggrin)

 

Dúvidas

 

O filtro serve? (já percebi que os externos são melhores, mas por ora este é o que tenho.

A bomba tb?

 

se tens 200 litros +/- o ideal e um filtro que faça uns 800/900 por hora.

a agua entra por cima no filtro? se sim tens as materias na ordem certa, da filtragem mecanica para a biologica.

 

Decoração

 

começámos por por o areão (com uma camada de terra, ou turfa no meio), 2 pedras de xisto, um tronco plastificado, uma pedra esbranquiçada que não sei o que é (mas a senhora da loja garantiu-me que não alterava o ph da loja).

Esperámos uns 5 dias e colocámos plantas.

 

Temos uma anubia anã;

Uma planta que a mim me parece uma cryptocoryne (pelo menos é rocha na parte de baixo das folhas) mas assim de repente tb pode ser outra coisa qq....

Duas vallisnerias americanas

uma ludwigia repens

um Ceratophyllum demersum

uma outra planta que eu acho ser bastante comum (as folhas são parecidas com a ludwigia, mas fazem mais lembrar um mangerico - sem o efeito redondo)

Uma outra que não consegui identificar ainda.

 

Dentro deste ponto tenho várias duvidas.

com as plantas que tenho é necessario por mais potencia nas lampadas?

as plantas foram mal escolhidas? São demasiadas para o aquario?

Eu coloquei terra ou turfa no meio do areão. Mas plantei as plantas no vasinho. Tenho de tirar o vasinho e aquele algodão? Apliquei um adubo liquido. É preciso mais alguma coisa? pare este n.º de plantas é preciso CO2?

convem tirares o algodao, de outra forma e so mais uma coisa a apodrecer no aqua, alem de que o vaso fica muito inestetico biggrin

as plantas que ecolheste parecem ser plantas faceis, que nao necessitam de muita luz nem co2, como tal para agora nao vejo necessidade de aumentar, mas deixa vir alguem que perceba melhor disso (claro que se puderes mete 200w de luz e co2, mas e capaz de nao ser crucial)

a terra/turfa que meteste e fertilizada com macros?sabes a marca ou assim?

 

Água

 

Utilizei agua da torneira.

Depois de introduzirmos as plantas (errado, já percebi), resolvemos testar o ph da agua. Deu 8, o que presumo ser bastante elevado :s Utilizei um teste da tetra.

Agora. Ponto n.º 1. Não medi o ph da água da minha zona, mas sei que é bastante calcaria (a minha loiça acusa isso.... :s)

Assumindo que a agua da torneira é bastante calcaria, como posso reduzir o ph da agua, sem estar continuamente a recorrer a quimicos?

será que é alguma coisa que tenho no aquario?

tens conchas ou alguma coisa calcaria, e que rochas calcarias e conchas sobem o ph? se tens turfa como substrato logo isso devia baixar o ph, e e pena o tronco ser plastificado, os troncos naturais tambem baixam o ph

 

Ciclo do azoto

 

Queria esperar pelo menos 15 dias para introduzir o 1º peixe (se conseguir resolver o problema do ph). Mas duvida existencial: do que li, preciso de um peixe para completar ese ciclo. Logo, quando é que introduzo um peixe (de preferencia um limpa fundos, né)? E depois, para introduzir os outros tenho de esperar quanto tempo? Tenho de comprar os testes para os nitratos, ou basta dar uma distancia temporal segura?

 

Peixes - finalmente

 

Agora que estão provavelmente quase a dormir, ou a pensar....esta tipa é louca..e burra que nem uma soca....

A minha ideia era fazer um aqua comunitário, com peixes piquenos e de cardume...e talvez um ou outro maior.

há problema em colocar mais do que duas ou tres especies de cardumes (a 1ª ideia que me vem à cabeça são neons, betas e por aí), entenda-se por cardume 5 ou 6 peixes no máximo.

Depois, se não conseguir resolver o problema da agua, que peixes é que posso por no aquario????

bem, bettas, decididamente nao sao de cardume, manter dois sem se matarem ja e dificil :drinking:, ja peixes tipo neons aconselho-te a teres cardumes de 10 ou mais, fica mais bonito e eles gostam mais (podes ter 4 cardumes de 10 peixes do tamanho de neons com essa litragem)

Por hoje acho que não massacro mais. Espero que tenham paciencia para me aturar.

É que a informação é tanta que fico toda baralhadinha das ideias....

 

boa noite,

 

Sandra

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia!

 

Obrigada pelas respostas.

 

Quanto ao filtro, sim, a agua entra por cima. É pena não saber a potencia da bomba, mas deduzo que seja adequada para o aquario (não me parece que vendam kits com aparelhos desadequados...ou vendem?)

 

Quanto à terra, aquilo era um kitzinho da JBL. trazia trufa e dois adubos liquidos (um para colocar em aquarios novos ou mudas de água e outro para colocar diariamente)

Em relação às plantas, vou tratar de as tirar dos vasos (embora eu os tenha escondido bem :drinking:

 

Eu não pus tronco mesmo, porque tava com receio que me amarelassem a água (coisa que eu não acho muita piada), daí ter escolhido aquele.

Ontem ainda acabei por testar a água da torneira. o ph dava-me igual - 8.

Mas testei com agua do garrafão, que supostamente tinha um ph de 5.8 e com o reagente deu-me 7.

Portanto, estou com uma certa esperança que a culpa seja do teste. Hoje vou comprar um teste de marca diferente a ver o que dá..... senão, posso testar na outra pedra que tenho para lá, mas assim fico com duvidas....(como é que sei se a pedra interfere no ph???)

 

 

quantos aos peixes, queria dizer guppies, não bettas....

Eu avisei, sou mm naba....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons dias, para noviça és do menos nabo que há, estás 500% melhor informada que a maioria das pessoas!

 

Olha, quanto ao ciclo do azoto, antes de meteres o primeiro peixe (e com um aquário tão grande deves poder meter mais de um!), podes ir metendo alguma comida, que ao se decompor vai gerar alimento para as bactérias que fazem a filtragem biológica. Assim, ao introduzires a primeira fauna, esta já vai encontrar um filtro a funcionar.

 

Para reduzir mortes ao introduzir os peixes, para além da equalização térmica (20 ou 30 mins com o saco da loja dentro do aquário), também deves fazer equalização da água - ir metendo chavenas de café de água do aquário para dentro do saco da loja, com intervalos de 5 ou 10 mins. Assim, evitas choques de pH e osmóticos (se o conteúdo em minerais da tua água e da da loja for muito diferente). Com alguns peixes, por ex. Otocinclus, a taxa de mortalidade passa de 50% ou mais para praticamente zero.

 

boas sorte e cumprimentos

 

Nuno Barradas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para testares a pedra raspa a superficie da pedra com uma faca e depois deita vinagre sobre o po de pedra, se nao reagir em principio nao e calcaria

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelas dicas.

Quando chegar a casa já vou experimentar isso da pedra.

 

Já agora, quando limpar o filtro, para não perder as bacterias, tenho de o limpar com a agua do aquario, é isso? (é melhor só fazer isto nas mudas de água, não?)

E a parte branca em cima, posso deitar fora e colocar uma nova?

É que senão aquilo começa a ficar com um ar encardido......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

Bem vinda ao Hobby.

Antes de introduzires peixes deverias testar a àgua da torneira, após 24/36h em repouso, em recipiente aberto e bem arejado (bomba de ar para fazer boa turbulencia).

Assim a àgua liberta cloro e altera algumas caracteristicas.

Volvido este tempo deverás testar Gh, Kh e Ph.

Coloca aqui esses valores.

Mediante isso tens 2 opções:

1)Escolhes a fauna adequada.

2)Arranjas meios técnicos para alterar os parametros da àgua.

 

Se escolheres a hipótese 1 vais poupar muito trabalho.

Boa sorte.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelas dicas.

Quando chegar a casa já vou experimentar isso da pedra.

 

Já agora, quando limpar o filtro, para não perder as bacterias, tenho de o limpar com a agua do aquario, é isso? (é melhor só fazer isto nas mudas de água, não?)

E a parte branca em cima, posso deitar fora e colocar uma nova?

É que senão aquilo começa a ficar com um ar encardido......

 

 

poder podes, algumas bacterias alojam-se la, mas mais nas ceramicas, mas não ligues ao encardido, se vais por ai mudas semanalmente, sacas isso, lavas com agua da torneira mesmo (a grande quantidade de bacterias estão nas ceramicas) ;)

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Consegui estabilizar o ph nos 7,5.

Ainda é um bocadito elevado, mas será que consigo meter peixes de cardume, tipo guppies, neos e afins?

 

Já agora, como acabo com caracois???? (alem de os tirar do aqua?)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Quanto a peixes, eu tenho um pH de 7,5 no meu aquario de 230l e começei por colocar lá 6 Platys, que se dão lindamente com este pH, e têm-se reproduzido de tal forma que já tenho mais de 30, isto sem sequer ter uma maternidade (os alevins sobreviventes escondem-se nas plantas e pedras). Por isso posso recomendar os Platys.

Os Danios também se dão bem (tenho 7 Danios leopardo), mas ainda não se reproduziram.

 

No que diz respeito a caracois, existem alguns truques muito comentados como colocar uma folha de alface e retirar no dia seguinte (eles vêm agarrados), mas a solução que eu escolhi foi comprar Botias (tenho 2 Botia palhaço e 2 Botia Zebra) - nunca mais vi um caracol no meu aquário. No entanto, antes de colocar os Botias é necessário que o aquário esteja devidamente ciclado (estabilizado) porque são mais sensiveis do que os Platys ou os Danios.

 

Felicidades para este novo Hobby.

André Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Consegui estabilizar o ph nos 7,5.

Ainda é um bocadito elevado, mas será que consigo meter peixes de cardume, tipo guppies, neos e afins?

 

Já agora, como acabo com caracois???? (alem de os tirar do aqua?)

Guppies podes. Neons não a água é muito alcalina para eles.

 

O que podes colocar em ph 7,5:

-Todos os vivíparos (guppies, molies, platys, espadas)

-Escalares (com cuidado e de preferencia habituados a ph mais alto)

-Alguns tetras

-Algumas corydoras (preferem águas mais para o neutro, mas adaptam-se bem)

 

Para os caracois... podes meter botias. Atenção que os palhaço ficam grandões e são muito bons a comer alevins mais tarde.

Os caracois eu por norma deixo ficar... não comem as plantas e sempre arejam o areão.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelas dicas.

Eu pensei que os caracois comiam as plantas.....

 

ai, sou mm naba :(

 

As minhas plantas estão a ficar bonitas. Estão a ficar com rebentos. Tenho algumas duvidas com uma planta que parece um pinheiro, porque nos "braços" tem uns fios. Será que são rebentos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelas dicas.

Eu pensei que os caracois comiam as plantas.....

 

ai, sou mm naba :snipersmile:

Alguns comem. Mas os que tens no teu aquário se forem tipo caramujo são inofensivos... multiplicam-se é de forma brutal.

 

As minhas plantas estão a ficar bonitas. Estão a ficar com rebentos. Tenho algumas duvidas com uma planta que parece um pinheiro, porque nos "braços" tem uns fios. Será que são rebentos?

Poderá ser. Não consegues colocar uma foto?

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há algum truque em especial, para tirar fotos a aquas?

vou tentar encontrar uma foto da planta (enquanto não a tiro eu) e já vos peço conselhos.

 

Mas cheira-me que serão raízes.....

é que ontem tive de tirar a planta do sitio onde estava, e não tinha raizes no sitio onde estava enterrada..... será que é uma planta de boiar e ninguem na loja me disse nada????? ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho essa planta a flutuar. Ela não produz raízes. Podes enterrá-la ou não. O que sei é que é muito boa para combater algas em excesso.

Sempre disponível para aprender.

MSN:bramirezportugal@hotmail.com

O meu aquário "Amadorário"

aquascapingportugal.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.