Substrato


maiato

Recommended Posts

Após ter efectuado umas pesquisas e uma vez que continuo com algumas duvidas coloquei este tópico.

 

Adquiri recentemente mais um aqua, este de 50 x 50 x h70.

 

Pretendo planta-lo mas estou em duvida se coloco o meu habitual húmus com areão por cima, ou se opto por colocar um destes novos substratos que agora tanto se falam e bem carotes, quando comparados com o húmus.

 

Agradeço os vossos comentários, pois estive um bocadito afastado do fórum e não estou bem a par das novidades.

 

PS: afastado do fórum :P , mas não afastado da aquariofilia, isso nunca ;)

Um Abraço

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende do que entendes por carotes...

 

quanto ao humus com areão por cima...a longo prazo nao me parece boa opção...é um substrato rico de mais. E se metes areão fino por cima, impedes trocas gasosas para as raizes, se metes mais grosso, começas a ter nutrientes em excesso na coluna de agua...

 

a colocar humus, coloca uma quantidade pequena, misturado com substrato poroso, para impedir a compactação e por cima uma camada de um substrato poroso, permite as trocas gasosas, melhora a fixação das plantas e o seu desenvolvimeto radicular e ao mesmo tempo permite controlar as emissões de nutrientes do humus.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais