Morte Sem Explicação


Recommended Posts

Bom dia a todos os amantes da aquariofilia.

 

Estou com um pequeno problema e não sei o que fazer.

 

Tenho um lago na rua de 260l o qual contém todo o tipo de filtros e afins. O lago já foi construido há um ano e os seus habitantes já o habitam desde essa altura. Durante a semana passada morreram 2 cometas dourados sem qualquer explicação, quando os apanhei não verifiquei qualquer anormalidade, não tinham as caudas ratadas, as guelras levantadas, nada.... A temperatura da água do lago deve variar entre os 10º e os 14º. Os restantes habitantes (um telescópio e 3 cometas) andam um pouco parados, antes quando viam alguem a se aproximar ficavam todos malucos e agora não.

 

Entretanto logo depois da segunda morte fiz uma mudança parcial da água.

 

Tenho receio que a água esteja demasiado fria, até pensei em os colocar num aquário durante o frio, mas não sei se é a melhor solução.

 

Peço então ajuda para esta anormalidade que me tem acontecido.

 

Muito Obrigado,

 

Susana Colaço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:microwave: Ora então cá vão algumas dicas, penso que o principal problema está nas variações de temperatura. Se é um lago com 260l, o que é pouca massa de água, supostamente não terá uma profundidade minima de 0,8 m. A profundidade é importante para que os peixes se adaptem suavemente ás temperaturas, o que os faz adoencer são as mudanças rapidas de temperaturas sem que eles tenham um sítio mais profundo, que é mais quente para se abrigarem. Da experiência que tenho há dias em que não aparecem nem para comer no horário habitual. Os cometas são peixes muito resistentes, tal como os vermelhos comuns. Já os telescópios não se pode dizer o mesmo, são peixes para aquario, aonde não há grandes variações de clima. Espero ter ajudado com estás dicas, conhecimento adquerido na literatura e em 2 lagos que mantenho com aproximadamente 300 peixes! bigsmile
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

SMC, a meu ver o seu laguinho "externo" não comportava a quantidade de peixxes que estava mantendo. Sugerimos algo em torno de 120 lts para o 1º peixe (kinguio) e 40 litros adicionais para cada unidade a mais que colocar. Isso com uma filtração de água em torno de 10 vezes o volume do lago, portanto uma filtragem media de 2.600 l/hora.

Quanto a temperatura ambiente, os peixes aquentariam até 0º grau e chegariam até a hibernar, "se" houvesse condições apropriadas ou seja, uma profundidade de no mínimo 1,50 metros num grande volume de água. O que os peixes não resistem são as variações bruscas de temperatura.

Nessas condições que referiste é necessário coloca-los em um tanque ou aquario onde se possa "manter" uma temperatura constante.

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:? Ora então cá vão algumas dicas, penso que o principal problema está nas variações de temperatura. Se é um lago com A profundidade é importante para que os peixes se adaptem suavemente ás temperaturas, o que os faz adoencer são as mudanças rapidas de temperaturas sem que eles tenham um sítio mais profundo, que é mais quente para se abrigarem.

 

Tens a certeza dessa teoria do "sítio mais profundo que é mais quente"? Sempre aprendi ( e verifiquei isso no mergulho e pesca-submarina) que quanto mais longe da superfície (e da luz) mais frio...

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

concordo com o PST, mas posso estar equivocado..penso que quanto mais fundo menor é a luz solar, logo a temperatura é menos elevada...a nao ser em solos vulcanicos..que estao naturalmente mais aquecidos...(penso que n disse nenhuma asneira..mas acho que é assim) se estiver errado peco que me ilusidem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
concordo com o PST, mas posso estar equivocado..penso que quanto mais fundo menor é a luz solar, logo a temperatura é menos elevada...a nao ser em solos vulcanicos..que estao naturalmente mais aquecidos...(penso que n disse nenhuma asneira..mas acho que é assim) se estiver errado peco que me ilusidem

O Problema não é a temperatura mas sim a sua variação tal como foi referido pelo Tioayres e pelo Goldenfish. Quanto ao facto de a maiores profundidades ser mais frio isso depende sempre da nossa percepção relativamente à temperatura exterior senão vejamos o seguinte, de repente a temparatura exterior cai muito, provávelmente a agua até pode congelar e se congelar vai congelar primeiro onde? Na superficíe é evidente!

Quanto mais profundo e mais volume de agua um lago possuir mais estável será em termos térmicos. Pode estar congelada por cima mas por baixo aguenta.

 

Goldenfish o teu nome faz jus. as tuas dicas são na muche (os telescópios,cabeças de leão e outros """Carasius Auratus""" são animais de estimação para ter em casa e bem tratados, eu que o diga)

 

Um Abraço a todos

Editado por jmholiveira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá

 

Aqui vai mais uma achega para corroborar o que jmholiveira e o tio TioAyres tão acertadamente escreveram.

Termoclina - zona que separa duas áreas de água.

A superior, águas mais quentes e circulantes com temperaturas menos estáveis e a mais profunda, águas mais frias, paradas e temperaturas mais estáveis.

 

http://www.jmarcano.com/nociones/fresh3.html

 

Cumprimentos

Kohaku

Façam da natureza nossa aliada e ela nos recompensará.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais