Lâmpadas


alruca

Recommended Posts

Boas, vi há pouco tempo um projecto em que um utilizador para dar mais iluminação ao seu aquário põs na sua calha umas lâmpadas daquelas económicas que se usam para iluminar a casa, tipo assim:

lampadas.JPG

Essas lâmpadas têem o mesmo efeito que os tubos fluorescentes que se usam normalmente em aquários? Posso aplicar essas lâmpadas para ter mais W por litro para o meu aquário, a fim de ter um plantado? E os W dessa lâmpada obedecem ao mesmo tipo de norma de W por litro necessário (ex: tenho um aquário de 45 litros, tenho uma lâmpada de 18W, tubo fluorescente, e depois tenho duas lâmpadas das económicas de 15W cada uma, e fico com um total de 1x18W + 2x15W = 48W , e terei mais que um W por litro, e aí terei a iluminação suficiente para um plantado?

 

Abraços :roll:

abraço jcbbananarocktf6.gif

 

<-------- No avatar: 1 dos meus Peixe-pinguins (Thayeria boehlkei)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

está tudo correcto o que tens aí, podes por somente duas PLL de 24w, passa lá em baixo na aquaeden aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=54061

 

e pergunta o que necessitas :roll:

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Surgiu-me uma nova dúvida, no tipo de Lâmpadas qual a diferença entre as "coolwhite" e as "super-daylight"? Usando as duas posso ter uma matrix e combianr diferentes tipos de iluminação certo?

abraço jcbbananarocktf6.gif

 

<-------- No avatar: 1 dos meus Peixe-pinguins (Thayeria boehlkei)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Surgiu-me uma nova dúvida, no tipo de Lâmpadas qual a diferença entre as "coolwhite" e as "super-daylight"?

Basicamente, diferem na cor e consequentemente no espectro.

 

As Cool-White são mais amareladas, têm uma temperatura de cor de 4000 K, enquanto que as Super-Daylight têm uma temperatura de cor da ordem dos 6500 K, sendo brancas, ligeiramente azuladas.

 

Quanto a usares 1 ou mais tipos de espectros/lâmpadas/cores no teu aquário, há quem defenda que é benéfico para as plantas, há pessoas que defendem que se deva usar somente cores entre os 6000 e 10000 K, etc... Eu, pessoalmente, acho que para manter as plantas saudáveis basta-te ter cores entre 6000 e 10000 K.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Editado por Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais