UV em Linha c/ Filtro Ext.


Recommended Posts

Boas

 

Gostaria de ouvir as vossas opiniões sobre a montagem de um UVC em linha com um 2213. Considerando que é o 2213 a bombar (do chão ao bordo do aqua 120 cm), qual a melhor opção para intercalar o UV : 1ª a saida do filtro, 2ª a entrada do filtro.

As minhas dúvidas são os prós e contras das duas opções.

 

Cumps

CLeitão

DSC00904100x149.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Acho que deves colocar o filtro UV sempre depois do filtro.

Se o colocares antes, corres o risco de entupir facilmente, e terás que o estar sempre a limpar.

 

Mas eu nunca usei dessas coisas. Espera por mais opiniões.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Deves colocá-lo onde a àgua que por ele passa esteja mais limpa.

Quanto mais "impurezas" por lá passarem mais sombra fazem aos bichinhos/fungos/bactérias/etc., que queres exterminar. :(

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

Eu tambem estava para aí inclinado (mesmo sem os pormenores mencionados), mas tenho duvidas que o 2213 consiga elevar o volume de agua concentrado no UV, a elevação indicada é de 150 cm com tubo 16/12, sem nenhuma resistencia.

Cumps

CLeitão

DSC00904100x149.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

tás á vontade já teve a trabalhar dessa maneira

antes de ter mandado fazer as sumps os filtros que usava eram 2213 um deles tinha o uv aplicado á saida a unica coisa que tens que fazer é quando puseres a trabalhar coloca um dedo na saida de agua para o aqua para que o espaço do uv fique cheio de agua isto porque se o uv não tiver cheio de agua tende a fazer barulho e soltam-se bolhas de ar para dentro do aqua :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, à saída, e se for preciso em vez de pores o filtro UV no chão pões num patamar intermédio entre o Eheim e o aquário.

 

Eu tenho um Eheim 2232 com o filtro UV à saída, e mais abaixo do Eheim. A água sobe 120cm depois do UV, e vem com força!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Quanto ao sítio do filtro UV, deve ser realmente à saída. A "esterelização" é feita depois do filtro, logo não interfere nas bactérias no interior do filtro. Quanto à potência, ou falta dela, do motor do filtro, nem vais notar diferença. Tenho o meu à saída, é "home-made", e não noto diferença nenhuma na saída de água. O que era interessante saber, era a capacidade do teu aquário! O 2213 faz 440Lts por hora. Segundo as regras, o aquário não deve ter mais de 110 Lts, ou seja, quatro vezes a capacidade do filtro. Claro que se não tiver limpeza com bastante frequência, o rendimento do filtro fica muiabaixo disso. O meu filtro é um 2217, faz 1000Lts por hora e o meu aqua é de 210Lts reais.

 

Cumps.

 

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Davs

 

Estou como tu 220L e um 2217. Este 2213 costuma saltar entre este e outro aqua para filtragem mecanica agora vai tb trabalhar com o UV.

Já agora quantas horas por dia ligas o UV, já ouvi vários numeros tenho que somar todos e fazer a média :D

 

Um abraço

CLeitão

DSC00904100x149.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

UV ligado 24h/dia.

 

Toda a gente fala na perda de potencia da bomba, pouco ou nada vai perder.

O que é importante reter é que quanto mais depressa a àgua passar na lampada menos tempo esta tem para fazer o seu trabalho :D bichinhos, algas, bactérias, etc.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas JM

Pois a tua opinião é oposta com outro craque da aquariofilia, não te ponho em causa fico é baralhado, que até considero bastante, e me diz nunca mais de uma hora diária outro aconselha ciclos de "2H on /3h off".

Eu que estou a zero nesta matéria ainda não consegui absorver uma razão lógica e ou técnica que me convença sobre os tempos de exposição.

A única conclusão que tiro até agora, que é lógica, "maior fluxo menos tempo de exposição".

Qual o inconveniente de uma esterilização em excesso?

 

Cumps

CLeitão

DSC00904100x149.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se fazes tpas diarias, ou muito frequentes convem estar 24h/dia

se nao fazes apenas uns dias e desligas , esterilizando assim toda a água que o aqua contem, no meu caso tenho 24/dia pois faço tpas muito frequentemente, para eliminar possiveis bacterias e algas que venham na água reposta

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hmmm.... qual é a lógica de ter que estar ligado mais tempo se se fizer muitas TPAs? A água nova não traz bactérias nem bichinhos maus, estes estão no aquário, portanto com muitas TPAs a necessidade do filtro é menor, parece-me.

 

Eu tenho ligado 2 horas de manhã e duas à noite, está com o temporizador do moonlight. Não sei se chega para matar todas bactérias, esporos, etc, mas desde que introduzi o UV que a água está límpida como nunca.

 

cumprimentos

 

Nuno Barradas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Eu craque só no futebol (matraquilhos) :lol: .

O UV serve para "limpar" a coluna de àgua.

Bactérias "boas" têm de estar no filtro não fora dele e mesmo assim MUITAS se formarão nos tubos, vidros, etc., etc..

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a água del cano , tem apesar de tudo muitas impurezas e bactérias que nao nos são prejudiciais, tal como tb contem nitratos, baixos é certo mas tem, logo sempre que metes água nova está a introduzir nitratos no aqua e porem algumas bacterias que poderam eventualmente prejudicar os peixes , pensa comigo, se realmente nao houvesse esse dilema poquê é que se usaria osmose , pois a osmose tem como funçao retirar cloro, cloraminas, metais pesados , subs quimicas , e bacterias ..... como ves se tais coisinhas nao estivessem presentes na água a osmose para pouco serveria, apenas para baixar a dureza da água e retirar o cloro e metais pesados, e nao teria o estágia para remoçao de bacterias

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Davs

 

Estou como tu 220L e um 2217. Este 2213 costuma saltar entre este e outro aqua para filtragem mecanica agora vai também (palavra corrigida) trabalhar com o UV.

Já agora quantas horas por dia ligas o UV, já ouvi vários numeros tenho que somar todos e fazer a média  :lol:  

 

Um abraço

CLeitão

 

 

Boas.

 

Tenho o meu filtro UV ligado 15 minutos em cada 2 horas. Ou seja, liga das 00:00 às 00:15, em seguida das 02:00 às 02:15 e por aí adiante. Fazendo as contas são 3 horas por dia. Noto muitas diferenças na água, mais cristalina, assim como o alguedo está a desaparecer. Acho que é um bom investimento o filtro UV, ou se tiverem jeito e paciência façam como eu, constóiem um.

 

Cumps.

 

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Boas.

 

Tenho o meu filtro UV ligado 15 minutos em cada 2 horas. Ou seja, liga das 00:00 às 00:15, em seguida das 02:00 às 02:15 e por aí adiante.  

Davs

 

Olha tenho duas dúvidas,

 

Primeiro, não sei que lâmpada usas, mas este sistema não vai diminuir muito o seu tempo de vida devido aos arranques múltiplos?

 

Por outro lado, em termos de eficácia, não será melhor deixar ligado em contínuo pelo menos o tempo de circular o volume do aquário?

 

não sei!, mas é interessante!

 

Nuno Barradas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Olha tenho duas dúvidas,

 

Primeiro, não sei que lâmpada usas, mas este sistema não vai diminuir muito o seu tempo de vida devido aos arranques múltiplos?

 

Por outro lado, em termos de eficácia, não será melhor deixar ligado em contínuo pelo menos o tempo de circular o volume do aquário?

 

não sei!, mas é interessante!

 

Nuno Barradas

 

Boas.

 

A lâmpada que uso é de 15Watts:

 

uv001.jpg

 

Quanto ao facto de reduzir o tempo de vida da lâmpada, é verdade sim senhor, mas faço-o por duas razões. 1ª - Não sei até que ponto é bom deixar 24/24 o UV ligado. Se algum dos menbros mais "batidos" no assunto tiver outra solução, agradecemos feedback.A água não irá ficar muito "esterlizada"? Por via das dúvidas optei assim, não foi por nenhuma razão especial. 2ª - Ao preço que me ficou a lâmpada, se trocar todos os meses a dita, não me faz mossa nenhuma no orçamento. Prefiro assim a ter os peixes em água "pura" demais. Isto é a minha maneira de pensar. Mais uma vez o digo, se algum menbro tiver uma abordagem diferente do assunto, meta a boca no tronbone, ou neste caso, os dedos no teclado.

 

Cumps.

 

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.