Escalares com a boca branca


danielludgero

Recommended Posts

krushandkill, estás a falar do aqua dos escalares que separei com boca branca ou do aqua grande que tenho alguns raboras bom pontos brancos?

 

em relação aos escalares com boca branca aquilo esta a melhorar.. pelo menos que eu tenha reparado... hoje vou fazer uma boa tpa

 

em ralação ao aqua grande devo fazer tpa ou nao????

:::Quando as palavras n bastam, as acções completam!!!:::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os rasboras, pode ser ictio. Temperatura e TPA já deve resolver.

 

Os escalares, se não fôr fungo, daqui a nada, vai é ser bactérias. Mas podes esperar e ver o que dá. Cá pra mim, vai dar mortes.

Mas posso estar errado e os bichos curarem-se sózinhos.

Nunca me aconteceu, tive sempre de ajudar. Mas cada caso é um caso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao pensas em columnaris..... flexibacter columnaris né

mas pode ser apenas de lutarem , ou entao de terem possivelmente emparelhado, quando emparelham, forrmam par, eles por vezes dao uns beijos mais po agressivos, e ficam de boca branca e inchada, aquilo passa... espera , faz tpa e observa..... se melhorar como dizes, melhor, se formar tufo branco faz backtopur, tufo branco na boca= a fungo ou columnaris , a colmunaris, ou flexibacter columnaris começa por aparecer uns fiozinhos brancos muito finos na boca , formando depois um tufo de algodao impedindo-os de comer ... como dizem muitos livros a doença do algodao na boca, se nao tiver nada disso, espera que ficam bem, se calhar tens é tirar as rasboras, pq senao , volta a acontecer o mesmo

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, eles andam muito timidos.. sempre por baixo do filtro.. mas o apetite ainda o tem, mas não tanto como antes... aquilo na boca ta melhor pelo menos pelo que vejo mas vou esperar mais uns dias... em relação aos rasboras, eu tenho o aqua desde de ontem a 32º e fiz uma tpa de 30 lt (aqua tem 160lt) e começei com o tratamento contra o ictio.. amanha vai ser o segundo dia... vamos la ver, ontem durante a noite morreu-me um rasbora... uns 2 ou 3 tem pontos brancos e barbatanas ratadas mas penso que poderia ter sido dos escalares terem atacado...

 

ha e a temp do aqua dos dois escalares c/ boca branca, ta a 29/30º não sei se devo manter mas preveni por causa que podia ser fungos...

:::Quando as palavras n bastam, as acções completam!!!:::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom pessoal, actualizaçoes... o que estava pior da boca, agora tem as barbatanas rasgadas tanto a de cima, como as dos lados...será o outro que está com ele que lhe dá porrada??? é que já vimos o outro a andar a correr com ele...

:::Quando as palavras n bastam, as acções completam!!!:::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aproveitando o topico comigo está-se a passar o mm tenho apenas um casal e ultimamente (desde a ultima postura - sexta dia :D andam nessas picardias .... ainda pensei que fosse por causa dos ovos, pq são sempre postos na caixa de decantação e não os consigo tirar até nascerem os alevins (que já aconteceu) mas o que é certo é que isto continuo mm depois .... será a solução separa-los ?!?!!? ou acrescentar mais uns escalares ao casal de modo a formarem cardume ?!?!? ou isto ainda será pior e vão levar todos da femea ?!?!?! ou será que eventualmente isto passa ?!?!

 

 

PS: Com esta experiencia posso dizer que deve ser normal este comportamento e que o meu macho tb está com as barbatanas roidas por causa da femea.

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que eu fiz foi o seguinte..

voltei a por os escalares no aqua grande, deixei a temperantua ainda no 30 e picos.. por causa do ictio podem ainda haver la vestigios..

 

e retirei os rasboras pro aqua pequeno para fazer tratamento contra o ictio a fundo.. agora vamos esperar... eu mais logo tento por uma foto do escalar + magoado... pra darem opinioes...

:::Quando as palavras n bastam, as acções completam!!!:::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acgho que separá-los com uma rede ao meio do aqua é o mais acertado

 

Pois, ai reside o problema, com é um comunitario ......

 

Mas isso seria permanente ou eventualmente poderei voltar a junta-los sem problemas ?!?!

 

Estou a pensar (e vou fazer) remodelar o aqua pq queria tirar a caixa de decantação e colocar um filtro externo e li algures num post relacionado com isto alguem que disse para alterar o layout do aqua e desta forma criar um ambiente diferente para os peixes o que os leva a se reorganizarem em cardume (neste caso 2) e acabar com as rixas ... vou primeiro pôr isto em pratica visto ser uma coisa que tenha mm que fazer, se as escaramuças continuarem então passo para a rede a meio ... tnkx

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pah, estao mais ou menos, começei a fazer o tratamento com baktopur ontem, no aqua grande com todos la.. os rasboras que estavam com ictio, ja nao tem... agora tao de quarentena duarante uns tempos no outro aqua.. os escalares tao e nao tao.. nao sei vamos la ver como ficam depois do tratamento.. tambem tenho um apistograma na mesma sitiuaçao com a boca com uma bolinha branca, quase nada sobresaida...

:::Quando as palavras n bastam, as acções completam!!!:::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E já se espalhou para os apistos...vâo continuar a achar que são os escalares a formar casal? :crazyeyes:

Tens problemas com essa água, talvez algum dos peixes mais recentes tenha trazido fungos com ele. Vai tratando os bichos, a ver se melhoram.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que tinha-mos falado era para esperar mais um a dois dias.... e assim o fizeste....

apareceram outros indicios, logo ficas-te com uma ideia do que ias tratar, diagnosticas-te columnaris .

tb tinhamos falado nisso...

continua esse tratamento até ao fim e se necessário fazes outro tratamento mas espaçado de 7 dias pois esse medicamento tem algum efeito contra as bacterias nitrificantes, elina algumas, não todas, por isso após o tratamento terás de fazer trocas de água diárias . por 7 dias , até poderes fazer outro tratamento......

 

boa sorte

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

POis columnaris dá-se tambem com a entrada de novos peixes no aqua e que tenham passado por stress ou transporte!!!

Não necessariamente...

O que acontece é que o peixe fica stressado e o enfraquecido e é atacado pelas bactérias.

A bactéria até pode nem vir com o peixe. Pode apanhá-la aí em casa.

 

Todos os aquários têm bactérias e parasitas. O que temos é de tentar manter os peixes saudáveis para estas combaterem por eles próprios a dita bactéria/parasita.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais