Neons ou Cardinais...será isto normal? (videos)


nsantos

Recommended Posts

Boas,

 

Comprei 5 tetra cardinais (ou pensava eu que eram...) para o meu pequeno aqua de 50 cm. Como os néons estão ou estiveram em vias de extinção, segundo informações aqui do fórum, queria comprar mesmo cardinais.

Segundo algumas pesquisas, a diferença principal entre as duas espécies são as linhas vermelhas e azuis...nos cardinais a linha vermelha é mais acentuada e prolonga-se ao longo de todo o corpo do peixe, é isto?

Digo isto porque penso que em vez de tetras cardinais, comprei cinco néons já que nos meus peixes, a linha vermelha termina a meio do corpo do peixe...

Coloquei-os no aquário e passado a fase de ambientação onde andavam em cardume, cada um ocupou um canto do aqua, defendo o seu território dos outros da mesma espécie...

Eles costumam ser assim territoriais? Apenas tenho mais duas corydoras albinas no aqua...

Será isto normal?

 

Cumps,

 

Nuno Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola a ja algum tempo que venho a reparar nesse fenomeno...pelo menos para mim..o que se passou cmg foi que os neons negro cerca de 10 mais os tretra pinguin 10 e neons 7 resolveram entrar em batalha...e ...cada um para seu lado...como tenho discus neste aquario e aparentemente os cardumes nao tem nenhum predador eles optam por se separar e criar o seu proprio territorio...o que eu noto é que quando eu tenho de fazer a manutenção ao aquario incluindo os Tpa´s eles voltam a juntar-se em cardumes separados...para se defender...bem aqui fica a minha conclusão desse fenome muito interessante...se alguem souber mais alguma coisa digam...:wink:

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exactamente,

Quando sentem alguma agitação no aquário, voltam a juntar-se mas por pouco tempo...até voltarem a ter confiança e continuarem a defender o seu território..nunca tinha ouvido falar destes comportamentos nos neons / cardinais...

 

Cumps,

 

Nuno Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola realmente tambem fiquei um pouco supreendido quando comecei a notar que ate os neons tinham essa atitude apesar de a luta no meu aquario ser so entre eles e nao com as outras especies...a verdade é que tamos sempre a aprender...neste mundo maravilhoso

 

 

 

Atentamente,

 

 

João Ferreira

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como os néons estão ou estiveram em vias de extinção, segundo informações aqui do fórum, queria comprar mesmo cardinais.  

 

Os neons que aparecem pelas lojas são criados aos milhões nos países asiáticos.

Creio que os cardinais comercializados são selvagens...

 

Além das diferenças morfológicas, creio que os cardinais suportam temperaturas mais altas do que os neons (por isso são mais utilizados em aquários de discos). Corrijam-me se estever errado...

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Paulo pela informação...já me tiráste um peso da consciência :P

 

João, mais um comportamento interessante para juntar aos já observados: dos meus 5 néons, 4 ocuparam o seu espaço e defendem-no "com unhas e dentes", o 5º néon teima em entrar no espaço de um dos outros néons dominantes...claro que este ao aperceber-se dessas tentativas investe sobre ele que ao sentir o ataque, tem uma reacção interessantissima, fingindo-se de morto ou algo assim, colocando-se de lado, mostrando o ventre e abanando as barbatanas vigorosamente sem sair do mesmo sitio (imaginem a corte de um guppy macho à fêmea...é algo do género, mas mais elaborado :arrow: ). Quando o néon dominante demora muito tempo a investir, é o próprio invasor que vai ter com ele e chamá-lo do tipo: "Hello, estou aqui vem bater-me!!" :arrow: ...

 

Será isto algum comportamento de acasalamento ou será o néon masoquista? Alguém já conseguiu criar néons e observou estes comportamentos?

 

Cumps,

 

Nuno Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguns vídeos para demonstrar os comportamentos anteriormente referidos:

 

http://www.figueiraonline.com/aqua/video1.AVI

http://www.figueiraonline.com/aqua/video2.AVI

http://www.figueiraonline.com/aqua/video3.AVI

http://www.figueiraonline.com/aqua/video4.AVI

http://www.figueiraonline.com/aqua/video5.AVI

 

Os vídeos estão um pouco pesados e demoram algum tempo a abrir.

 

Abraços,

 

Nuno Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...
ola a ja algum tempo que venho a reparar nesse fenomeno...pelo menos para mim..o que se passou cmg foi que os neons negro cerca de 10 mais os tretra pinguin 10 e neons 7 resolveram entrar em batalha...e ...cada um para seu lado...como tenho discus neste aquario e aparentemente os cardumes nao tem nenhum predador eles optam por se separar e criar o seu proprio territorio...o que eu noto é que quando eu tenho de fazer a manutenção ao aquario incluindo os Tpa´s eles voltam a juntar-se em cardumes separados...para se defender...bem aqui fica a minha conclusão desse fenome muito interessante...se alguem souber mais alguma coisa digam...:)

eu no meu aquario ja tive esse genero de batalha entre neons e neons negros e tambem tetra neon vs tetra neon

tirei o neon "gordinho" de lá e as batalhas acabaram. mas foi engraçado eles organizarem os ataques :music_singguitar:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

HE-la.... parabéns.... belo desenterro... xd... mais atenção a data dos tópicos... desenterrar uma coisa com 4 anos... se for preciso alguns dos membros que participaram na altura, já não cá estão entre nós para responder... digo eu...

 

Acontece a todos quando somos novos nestas bandas...

### Trabalhadores de portugal chegou a nossa hora! Saiam as ruas em manifesto! ###

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas para outros users o tópico pode ser útil... :D

 

Engraçado que eu também tenho um cardume de 10 e ao contrário do que pensava, são raras as vezes em que estes estão em "cardume", grande parte do tempo andam sozinhos ou aos pares...

Isto é normal?

 

Cumps

PXL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é sinal que se sentem seguros. os meus neons rosas tambem andam quase sempre sozinhos, às vezes fazem uns pares, ou um trio, mas todos juntos não. experimenta fazer uma TPA grande, ou mudança de algum layout, plantas ou assim, assumem logo a formação defensiva LOL, todos juntinhos quase colados

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais