Um escalar macho para duas fêmeas ?


pedroplx

Recommended Posts

Boas, recentemente aconteceu uma coisa que pelo que tenho lido não é muito normal.

 

Tinha 2 casais de escalares, entretanto morreu um dos machos, e não é que agora o macho sobrevivente dá assistência às duas fêmeas ?? Já fecundou ovos das duas !! Já alguém tinha visto este comportamento ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Ainda bem que falam aqui nisto, pq eu tenho aki uma duvida. Como é que voces sabem o sexo dos escalares? Ja fiz a pesquisa aqui no forum, na net, e nao consigo encontrar uma maneira fiavel em que me possa basear.

 

 

Quanto ao topico em si, tb acho que seja normal...mas ele fecundou ao mesmo tempo as 2 femeas?

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro

 

è normal a fecundação por parte do macho em relação aos ovos das duas femeas, mas ai passas a ter um prob visto que geralmente essas posturas são efectuadas em locais diferentes e distantes certo, pois torna-se impossivel ele defender os ovos dos restantes elementos do aquario e da outra femea , quanto á distinção de sexos geralmente a forma da acbeça e da barriga na fase adulta e mais pronunciada no macho do que na femea e desculpa lá Pedro mas resposta é para outo membro do forum :wink::roll:

 

Um abraço

Rui Carvalho

Planeta Animal

:::»Prefira Quem Sabe Ouvir, Pois Um Dia Seremos Todos Melhores.....Mas Nunca Seremos Perfeitos«::::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

E' perfeitamente normal um macho fecundar os ovos de 2 femeas. Tenho um caso desses la' em casa e dao-se todos bem :lol::lol::shock:

Quanto 'a distincao dos sexos, so na altura da reproducao, ja ouvi varias teorias, mas com 100% de certeza so mesmo na reproducao.... Podes sempre olhar para eles e atraves do seu porte e movimento dizeres o sexo, mas sao suposicoes e nao certezas!

Abraco

 

Valter

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também tenho esse fenómeno no meu aqua - é natural.

 

Planetaanimal: ele nunca irá fecundar os ovos de duas fêmeas em simultâneo até porque as duas fêmeas não irão desovar em simultâneo exactamente por não terem o estímulo do macho.

Fecundando os ovos de uma fêmea o instinto paternalista sobrepõe-se ao instinto sexual e ele toma conta da sua prol.

O problema que referes portanto nem se coloca.

 

Quanto à distinção sexual é polémico. Há aquariófilos que juram a pés juntos que é por um método e outros por outro. A maioria dos criadores experientes já se apercebeu que é suficientemente dificil para determinar apenas por este ou aquele traço.

Apenas duas coisas são certas, os machos adultos são maiores que as fêmeas e como digo na minha assinatura, elas põem e eles fertilizam.

 

Em suma, só de olhar para dois escalares dos quais desconhecemos a idade (o que se passa em 99.9% dos casos) é virtualmente impossível determinar o sexo. Pode quanto muito desconfiar-se.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola!

Aconteceu no meu comunitario uma vez em q eu voltei a por la o casal...

A femea desovou a um canto e ele fecundou... nesse mesmo dia outra femea desovou noutro canto... O meu "SuperMacho" foi la... fecundou e apoderou-se dos ovos, a pobre femea desemparelhada nem se podia aproximar... tive que retirar as duas folhas com os ovos e saiu uma ninhada linda pois as femeas, uma dourada e outra com a coloracao classica ou seja, as riscas em fundo prateado. Distingue-se perfeitamente os peixes das 2 posturas.

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivam!!!

De facto já me aconteceu a mesma situação, o macho fertilizar os ovos de duas femeas, mas não ao mesmo tempo, uma postura numa semana e outra postura na outra semana.

Quanto ao sexo dos escalares, é quase impossivel distinguir o sexo enquanto jovens, com sertesas só depois de haver desovas!!!

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais