Aquario novo... Sump pouco eficiente!?


Recommended Posts

Viva pessoal,

 

Tenho um aqua recentemente montado (ainda em fase inicial de montagem).

 

Dimensoes: 200 * 60 * 70 cm +- 800L

 

Como decoração tem apenas alguns "calhaus" e areia do rio (granolumetria 1-2 mm) como substrato.

 

A cerca de uma semana pus os primeiros habitantes.

1 casal de oscars ainda pequenos (12cm) e seis outros ciclideos +- do mesmo tamanho.

 

O meu problema começa a revelar-se.

A filtragem parece-me pouco eficiente!!

O aqua tem uma coluna seca e uma sump com seis niveis de filtragem. A sump leva cerca de 150 litros. E a bomba é de 2500 litros/h. O que faz uma boa corrente dentro do aqua. A agua cai num canto (na coluna seca) e entre pelo canto do lado oposto.

 

O problema é que os dejectos maiores (os oscars fazem grandes "poias" 8) ) vão rápidamente ao fundo não entrando na coluna seca e acumulam-se no fundo.

 

A água está bastante cristalina mas, no fim de uma semana e ainda com poucos residentes, no fundo começa-se a acumular sujidade...

 

O que posso fazer para melhorar a situação?? Alguma ideia??

 

Só outra pergunta...

Como iluminação tenho 2*70W HQI e uma calha com duas lampadas flurescentes 56W cada. O que dá um "mar" de luz.

Estou a pensar por algumas plantas... Faço bem ou nem por isso?? Os ciclideos dão gostar da nova decoração ou simplesmente vão devorala??

 

Desde já obrigado a todos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola desculpa rir-me looolol mas...gostei da resposta profissional e muito completa do ze carlos...ele tocou nos pontos mais importantes passando por um grande estudo sobre o assunto....mas olha o ZE carlos

 

 

tem toda a razão....como sempre curto e directo e correcto...TPa´s muitoosssss .....:wink:

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A cerca de uma semana pus os primeiros habitantes.

1 casal de oscars ainda pequenos (12cm) e seis outros ciclideos +- do mesmo tamanho.

 

Há quanto tempo o aquario está montado? Fizeste o ciclo? Para fazer o ciclo do aquario exageraste no numero de habitantes. Devias ter colocado apenas 2 peixes em vez de 8

 

Sabes dizer que outros seis ciclideos tens? Podes colocar fotos para alguem tentar identificar. Seria bom para ti.

 

Quanto à filtragem pode ser insuficente, eu apontava para um caudal na ordem das 5x a litragem do aquario. Os oscares fazem muita porcaria de facto. Agora depende dos habitantes.

 

Abraços

João Ferreira

[url="http://www.ciclideos.com/forum/"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há quanto tempo o aquario está montado? Fizeste o ciclo? Para fazer o ciclo do aquario exageraste no numero de habitantes. Devias ter colocado apenas 2 peixes em vez de 8

João, não sei se deste conta mas o aquário do Pocas tem 800L , não é propriamente um mini :arrow:

2 peixes em 800L é capaz de ser um bocadito difícil de ciclar. Acho que os 8 peixes estarão em ordem, embora os oscares de 12cm chegassem na perfeição.

 

Pocas:

Plantas não se vão aguentar nesse aquário. Como irás verificar os oscares têm ideias muito próprias acerca de decoração e para eles as plantas estão bem é a boiar :arrow:

Os restantes ciclideos o que são? Big boys americanos?

 

Quanto à sump... ela é muito eficaz para limpeza mas de facto tem o problema de não ir apanhar o lixo ao fundo. Uma opção que terias seria meter um filtro exclusivamente para limpar o lixo (essencialmente filtragem mecânica). A alternativa é sifonares o areão com regularidade.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que sump para um aquário com esse fim não é de todo o mais apropriado.

 

A sump é muito boa para manter uma enorme colónia de bactérias e para ganhar litragem. Bactérias é coisa que não precisas de te ralar... lembra-te que deves ter uns 50 kg de areão (senão tiveres mais) e litragem é coisa que não te falta.

 

Em termos de filtragem mecânica, que é o que realmente te está a fazer falta, podes dar uso á sump, mas para isso tens que ter aí muita movimentação de àgua (2500 L/h) não é o suficiente para levantar a porcaria do fundo num aquário de 800L.

 

Sugiro que coloques nesse aquário 2 filtros internos fluval 4 plus (ganhas filtragem mecânica + movimentação de agua) ou então umas powerheads estratégicamente apontadas de forma a levantar a caca do chão conduzindo-a para a entrada da sump.

 

Como complemento aspira o areão a cada TPA.

 

 

Fica bem

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Bruno,

 

Obrigado pela sua resposta... foi clara e de acordo com o que eu já tinha pensado.

 

Só para retficar... Tenho cerca de 140Kg de areia do rio como substrato dispostos não uniformemente...

 

Penso que os filtros internos podiam ajudar muito ou até mesmo resolver o problema. A questão é a seguinte... Eu não tenho NENHUM "aparelho" dentro do aquário (tá tudo dentro da sump). Não se ve nada de "artificial" (nem aparelhos nem iluminação nem fios...) e gosto MUITO de o ter assim.

 

Será que vale a pena aumentar a potencia da bomba da sump? Ou só vou aumentar a agitação à superficie e não ganho nada em termos de filtragem?

 

E se plantar o aqua??? As plantas encarregam-se de fazer "desaparecer" os dejectos?? (tipo magia?? 8) )

 

O meu obrigado a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Bruno,

Só para retficar... Tenho cerca de 140Kg de areia do rio como substrato dispostos não uniformemente...

 

Elá... já vi que não brincas em serviço!! :cry:

 

Será que vale a pena aumentar a potencia da bomba da sump? Ou só vou aumentar a agitação à superficie e não ganho nada em termos de filtragem?

 

Hm... percebo que não queiras estragar a estética da coisa... mas não acredito que aumentando a potencia da bomba da sump consigas uma filtragem mecânica eficaz... Até pode dar, mas precisavas de um power dos diabos. Os filtros internos iriam de facto ficar sempre visiveis, os fluval 4 plus, são granditos... mas umas powerheads estratégicamente apontadas e ocultadas por rochas podia ser um meio termo interessante.

 

E se plantar o aqua??? As plantas encarregam-se de fazer "desaparecer" os dejectos?? (tipo magia??  :( )

 

Naaaah... a contribuição positiva que as plantas poderiam dar seria na filtragem biológica, na medida em que iriam consumir alguns dos nitratos. Mas fazer desaparecer a caca não... eheheheh. No entanto, com oscares por perto estariam condenadas à partida. Eles são um bom garfo. 8)

 

 

Fica bem!

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas tens tudo para dar certo mas deixa-me darte uns conselhos .

não precisas de tanta luz , se puderes muda a areia para areão grande porque os fazem muita M****A etorna-se mais dificil de limpar , não queres bombas dentro do aqua põem uma bomba de ar potente a fazer uma coluna de ar , isso vai levar parte para acoluna seca e claro muitas TPAs , aunica coisa que vai te resolver :lol:

zix

----------

 

vivendo aprender

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a filtragem é de todo insuficiente bem como o fluxo de agua.

 

terás de ter uma filtragem proximas dos 10 ciclos por hora no aqua.

 

Podes ainda acrescentar uns picos 600 para fazer um maior fluxo apontado ora há superficie ora ao fundo para conseguires movimentar os dejectos.

 

se isso não resultar podes ainda usar o under gravel flux, é uma canalização que se coloca debaixo do areão ligado a uma bomba de circulação para levantar ou não deixar assentar o lixo.

 

outra regra para quem tem oscares, são as tpa que são em regra semanais, ou no maximo quizenais mas com uma pequena tpa pelo meio.

em aqua de oscars as tpa nunca são de 10% são sempre muito maiores pois há muito lixo para aspirar.

 

e podes contar com algumas TPA que vão ultrapassar os 500 litros.

 

oscar dá muito trabalho mas é uma satisfação!

 

um abraço ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.