temperatura


Recommended Posts

a minha temperatura nao esta muito constante, ou esta alta ou muito baixa. mas as duas resistencias acendem a luz, que se passara.

era para comprar daquelas resintencias de fio para meter no fundo do aquario, mas como montei o aquario a 2 meses nao tava para montar tudo de novo, sera que se pode instalar nas costas do aquario ao pe da areia ou a agua aquece muito no mesmo sitio

obrigada e ate breve

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pelo que percebi não consegues manter a tua temperatura do aquário constante certo?

 

Se nos disseres um pouco mias sobre o teu aquário, torna-se mais fácil ajudar. Qual é o tamanho? Quais são os termostatos que tens?

 

Posso desde já dizer que a tal resistência que se coloca no fundo do aquário é comummente utilizada em aquários plantados no sentido de criar correntes de convecção junto das raízes de forma a proporcionar um melhor crescimento das plantas. Assim não faz muito sentido tentares estabilizar a tua temperatura com este sistema. E colocá-lo junto do fundo também não me parece boa solução, pois é mesmo um termóstato de fundo :roll:

 

Para já parece que não tens potência suficiente nos termostatos para o volume de água que tens, ou então o teu termómetro não está funcionar bem.

 

Mas diz aí mais uns detalhes sobre o teu aquário para te podermos ajudar melhor.

 

Abraço,

Tiago

«removido pela moderação»

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aquario 200 litros

resistencias aquapor 75w e prodac 200w

iluminaçao calha matrix 4x36w

flitro interior fanfilter fan-3 700 L/hora

filtro biologico de caixa (biospace)da aquapor 800 L/hora

injeçao de co2 caseiro

moonligt instalado numa calha aquapor de 50 centimetros( neon para meter debaixo dos carros de tuning 9 euros + tranformador)

bomba de ar pacific ap-9 com regulaçao propria de 02 ( 9 euros no pingo doce)

obrigada e ate breve

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Para um aquário de 200 litros os 275W que tens servem e sobram....

 

Tens a certeza que as resistências funcionam?

 

Tens a certeza que o termómetro está bom?

 

Abraço,

Tiago

«removido pela moderação»

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se tens dois termómetros, e os dois te indicam uma grande variação de temperatura ao longo do dia, é porque alguma das resistências não está funcionar bem... :) ...penso eu...

 

Abraço,

Tiago

«removido pela moderação»

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se tens dois termómetros, e os dois te indicam uma grande variação de temperatura ao longo do dia, é porque alguma das resistências não está funcionar bem... :oops: ...penso eu...

 

Abraço,

Tiago

 

........ou então:

 

1) Tens o aquário ao sol?

2) Deixas janelas abertas durante o dia?

3) Tens aquecimento central?

4) Outras

 

Eu se fosse a ti experimentava só com o termostáto de 200w e punha-o junto à saida do filtro para ver no que dava. Teres dois com uma diferença tão grande de potência poderá numa rara eventualidade estar a baralha-los. Claro que só depois de resolveres os problemas que te sugeri em cima.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o problema pode não estar nos termostactos.

 

Vejamos tens um aqua com 200 litros e tens 2300 L de agora por hora a passar pelo filtro o que dá 11,5 vezes o volume do aqua a passar pelo filtro.

 

O "normal" gira em torno das 4 vezes, se tiveres a saida dos filtros perto da superificie de dia as luzes e tudo ainda reduzem os estragos mas de noite não tens hipoteses baixa de certeza, coloca os termometros um pero do outro e passado 10 min vai ver.

 

abraço,

FBIpt

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tudo bem?

pelo que li arriscava a dizer as resistencias estao colocadas em locais onde não há um fluxo de água, e então a água aquece em torno da resistencia e de seguida desliga e passado pouco tempo volta a ligar (quando a agua fria ocupar o lugar da quente) originando essas variações de temperatura, mas se forem variaçoes muito altas provavelmente não é esse o problema, como ja foi dito uma solução e colocares a resistencia junto da saida do filtro para que a água seja aquecida uniformemente.

ps: isto e o que a minha pouca experiencia me diz, os experts não tardam a aparecer....

A Vida é Bela....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O FBI tem razão naquilo que diz. O normal na maior parte dos peixes é 3x-5x o volume do aqua. No entanto depende dos peixes. Os ciclideos africanos por exemplo pedem uma filtragem sempre 5x-10x.

 

No entanto uma pequena achega o filtro dele tem 1500 l/h?. Não conheço o filtro, mas acho estranho já que o Fluval 4+ é considerado o melhor interno e só tem 1000l/h. Algo não bate certo. Alguem me pode dar mais informações sobre esse filtro interno? É que é uma questão importante e de facto bem vista pelo FBIpt, no entanto estou desconfiado desse fluxo todo.

 

Abraços

João

[url="http://www.ciclideos.com/forum/"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu enganei-me e 1500 litros no total o fan-3 tem 700L/hora, o aquario nao apanha luz direta, e a luz e ligada de noite.

a resistencia de 75w esta dentro do filtro de caixa a outra esta escostada ao filtro fan-3

obrigada e ate breve

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, qual é a variação de temperatura entre máximo e mínimo? Se for uns 3 ou 4 graus, entre 22 de noite e 26 de dia, por exemplo, não vem daí mal ao mundo, pelo contrário a maioria dos peixes até gostam, porque a natureza também tem esses ciclos! cumprimentos Nuno Barradas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas....

 

No meu aqua a temperatura tambem varia do dia para a noite cerca de 2 graus, mas são as luzes que fazem essa variação.

 

Quanto aos termometros, tambem já me aconteceu estar um de mercurio todo passado... e eu sem perceber.

 

Os de colar no vidro, na minha opinião são dos piores, pois aquilo funciona mal. O aquario até pode estar na temperatura ideal/desejada, mas como a temperatura ambiente da sala onde está o aqua pode ser muito diferente o termometro fica baralhado.

 

Penso eu de que.... :D

O único modo de evitar os erros é adquirindo experiência; mas a única maneira de adquirir experiência é cometendo erros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Quanto à temperatura é normal haver variacoes de 2º para cima no verão mas não agora que está frio.

 

Tens o termostato completamente submersso ou tens parte fora de água? É que os termostatos que eu conheço tem todos um limite mínimo para o correcto funcionamento. Abaixo disso podem aquecer demasiado pois o sensor de temperatura está parcialmente fora de agua

 

Abraços

[url="http://www.ciclideos.com/forum/"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.