Iniciante...preciso de Ajuda!!


jsmachado

Recommended Posts

Olá a todos!

 

Pronto ja tenho alguma fotos do meu aqua, tentei tirar ao pexies mas eles estavam sempre a mexer-se entao foi um bocado complicado :D mas pronto... ai estao as fotos!

 

pict0276ub0.th.jpg

 

pict0289qw6.th.jpg

 

pict0288ok8.th.jpg

Eu tentei tirar uma foto à peixa mais bonita que tenho no aqua porque ela tem cores muito fixes! A foto está desfocada mas dá para voceses terem uma ideia!

pict0292zb6.th.jpg

 

Bem... Ai têm as fotos do meu aqua espero que gostem! :?

Podem sempre dar ideias para eu decorar o meu aqua, fico á espera!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

 

Hoje reparei que duas bettas tem as barbatanas mordidas acho eu, pelos menos falta qualquer coisa! Não sei se ja estavam assim antes de as receber porque so hoje é que reparei nisso :wink: as barbatanas não voltam a crescer no sitiu onde foram mordidas??

 

Bem eu agora estou com uma grande dúvida :lol: eu para ter plantas no meu aqua tenho de ter terra ou ertelizante ou qualquer cena do genero por de baixo do areao??

Ou posso ter plantas mesmo só tendo o areao?

Ter plantas dá muito trabalho?

 

Ahhhhhhh so uma coisa... na proxima terça feira vou fazer a TPA e a mulhar da loja disse para na terça levar uma amostra de água.

Levo amostra da água que ja estava no aqua? ou levo a amostra da aqua depois da TPA?

É que ja me esqueci do que ela me disse em relação a isso... :arrow:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Joao!

 

Parece-me que estás a precisar de dar uma olhadela na parte das fotos e videos do forum, podes tirar maior proveito do aquario mesmo ele sendo pequenito, experimenta um tronco pequrnino ou uns bocadinhos de xisto ou pedras que, como essa, não alterem o teu pH, não sei, isso tens que escolher consoante o que gostes. Para já podes começar por tentar esconder mais o termostato,como está disposto fica feio.

As bettas têm só bocados de barbatana a menos ou têm as pontas das barbatanas a ficarem brancas também? Se tiverem, prepara-te para aplicar um anti-bacteriano. Se não tiverem (e tens que estar atento por uns dias, pois pode demorar a notar-se) é deixa-las andar que se forem ataques e se os mesmos cessarem, isso acaba por voltar a crescer! Essa bela betta....não será um macho juvenil??? Mete a fotografia na zona dos Bettas e outros anabantideos que te esclarecem.

 

 

Das plantas...lê....depende do tipo de plantas que queiras...tanto o tipo de fertilizante como a iluminação, como já te foi explicado(acho).

 

Com as plantas que tens (egeria densa-Elodea) apenas precisas de fertilizante liquido e uma iluminação simples, contudo, e por experiencia propria, acho que mais cedo ou mais tarde vais querer passar para outro género de plantas porque essas, sendo de crescimento rapido, vão necessitar de muitas podas. Experimenta para já anubias nana, por exemplo...não crescem muito e também não são muito exigentes.

Se quiseres passar para um escalão superior, aí sim, deves usar substrato fertil (e aumentar a iluminação,claro) mas isso vai implicar que removas tudo o que tens no aquario porque este tem que estar por baixo do areão.

 

Quanto à amostra de água....não te faças rogado, leva amostra de antes e de depois...e da torneira, já agora. Lool

 

 

Aqui tens um optimo exemplo de como se estuda o layout do aquario e que te pode ajudar imenso a compreender os plantados:

 

:wink:http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...der=asc&start=0

 

Abre todos os links que o colega Marc da e lê com atenção toda a informação....vais ver que a maioria das duvidas(a este respeito,pelo menos) é esclarecida.

 

Beijinhos,

Vânia Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Toda a gente está a aconselhar uma alimentação de 2 ou 3 vezes por dia, num aquário com 3 bettas e 20 litros... Parece que estão mortinhos por fazerem esses peixes desaparecer.

 

Ninguém vê que o aquário está sobrepopulado? Ainda por cima aconselham que comam mais? Os bettas podem conseguir manter-se em águas pobres em oxigénio, mas são tão sensíveis à amónia quanto qualquer outro peixe.

 

Não admira que a água esteja turva: o filtro tem uma massa filtrante minúscula (conheço-os bem) e não faz mais do que movimentar a água: não oferece superfície suficiente para fixar uma população de bactérias capaz de lidar com a quantidade de amónia gerada por uma rotina de alimentação como essa... Nem os 20 litros se adequam a isso, pois mesmo com uma colónia de bactérias nitrificantes adequada, a quantidade de nitratos só seria controlada com TPAs diárias...

 

Os peixes ficam muito contentes por comer 3 vezes por dia... mas detestam ser queimados por amónia...

 

Nessas condições, para manter os peixes vivos, alimentava uma vez de dois em dois, com TPAs de uns 20% duas vezes por semana.

 

As barbatanas danificadas podem ser sinal de problemas metabólicos ou queimaduras relacionadas com excesso de amónia e nitritros.

 

Se tens nitritos é porque o ciclo ainda está a decorrer, o que quer dizer que tens de fazer ainda mais TPAs se queres salvar os peixes.

 

Sempre que desligas o filtro, podes dizer adeus às bactérias nitrificantes: elas consomem o oxigénio presente na água dentro do filtro, e como essa água não é renovada, morrem sem oxigénio. Portanto nitrivecs e afins acabam por ser desperdício, e as bactérias mortas não fazem mais do que se transformar em amónia... e o ciclo volta à estaca zero.

 

Precisas de um filtro com mais matéria filtrante: os de cascata da eheim são ideais!

 

Os bettas vivem normalmente até aos 5 anos, e podem chegar aos 8... Não é suposto durarem umas semanas ou um aninho...

 

 

 

Acho melhor pensar nestas coisas antes de se pensar em plantados...

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

 

Ok eu mais logo vou la ver essa parte do forum da fotos e dos videos! :lol:

 

Em relação as barbatanas...

É mesmo so dentadas que elas devem d ter dado umas ás outras!

Ainda bem que isso volta a crescer :lol:

Pois e a outra betta mais escura tambem ja pensei que era um macho juvenil mas pronto para tirar as dúvidas em vou la pergunta no forum dos Bettas!

 

Em relação as plantas tenho de pesquizar mais sobre isso... tenho plantas artificiais no aqua e era melhor ter umas verdadera para dar um ambiente mais natural ao aqua.

Ya eu sei que aquele termoestado exposto fica um bocado feio :twisted:

Depois quando tiver o aqua em condições vou começar mudar o aspectodo aqua!

 

Ninguém vê que o aquário está sobrepopulado? Ainda por cima aconselham que comam mais? Os bettas podem conseguir manter-se em águas pobres em oxigénio, mas são tão sensíveis à amónia quanto qualquer outro peixe.

 

Tipo 3 Bettas que ao longe quase nem se vê e tas-me a dizer que já tenho o meu aqua sobrepopulado?? Acho que estás a exagerar uma beca!

Já agora que tipo de peixes e quantos eram o ideial para o aqua?

 

Não admira que a água esteja turva: o filtro tem uma massa filtrante minúscula (conheço-os bem) e não faz mais do que movimentar a água: não oferece superfície suficiente para fixar uma população de bactérias capaz de lidar com a quantidade de amónia gerada por uma rotina de alimentação como essa... Nem os 20 litros se adequam a isso, pois mesmo com uma colónia de bactérias nitrificantes adequada, a quantidade de nitratos só seria controlada com TPAs diárias...

 

Em relação á água turva... isso foi no inicio quando recebi o aqua e ainda não tinha comprado o filtro. Tambem não queres que um filtro faça milagres a água ja estava uma beca turva antes de eu meter o filtro.

Mas depois eu mudei a água toda do aqua e ja vai fazer uma semana e ainda tenho a aqua limpa por isso a meu ponto de vista até nao está a funcionar mal!

 

Sempre que desligas o filtro, podes dizer adeus às bactérias nitrificantes: elas consomem o oxigénio presente na água dentro do filtro, e como essa água não é renovada, morrem sem oxigénio. Portanto nitrivecs e afins acabam por ser desperdício, e as bactérias mortas não fazem mais do que se transformar em amónia... e o ciclo volta à estaca zero.

 

Tipo cada vez que eu desligo o meu filtro por 2 minutos ou um bocadinho mais quando estou a alimentar os peixes as bactérias morrem??????

 

 

Ahhh so mais uma coisa :? em relação à TPA pronto eu ia usar aquele metodo das 2 garrafas de agua de 1.5L para fazer a troca, entao eu nao meti a água da torneira em repouso porque tinha de comprar as garrafas porque não tinha nenhuma cá em casa e ia usar a água da garrafa, mas agora reparei que o PH da água do Luso é 5.7 fiquei mesmo muito lixado( com F) agora o que faço??

Uso a água da garrafa?

Ou volto a usar a da torneira...pelo menos elas não morreram da ultima vex que usei água da torneira sem repouso!

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tipo 3 Bettas que ao longe quase nem se vê e tas-me a dizer que já tenho o meu aqua sobrepopulado?? Acho que estás a exagerar uma beca!  

Já agora que tipo de peixes e quantos eram o ideial para o aqua?

 

Considera-se que um Betta splendens adulto, macho ou fêmea, com cerca de 5/6cm precisa de cerca de 12 litros, para se manter com o mínimo de saúde, embora algumas pessoas afirmem (e eu concordo) que para se manter em perfeitas condições são necessários pelo menos 35 litros. Tu tens 3... Se já são peixes a mais para 20 litros (não sei o tamanho deles, mas pelo que li não me parece que planeies tranferí-los para outro aquário quanto atingirem o seu tamanho máximo, se é que não são já adultos), então para ciclar o aquário nem se fala: tanto peixe em tão pouca água vai significar um pico de amónia bastante significativo (talvez passes por ele daqui a uma semana). E alimentar 3 vezes por dia só piora a situação.

 

Não há muitos peixes adequados a 20 litros, porque a maior parte dos peixes pequenos são de cardume. Eu não colocaria mais do que um trio de guppies... E para ciclar, só um.

 

Em relação á água turva... isso foi no inicio quando recebi o aqua e ainda não tinha comprado o filtro. Tambem não queres que um filtro faça milagres a água ja estava uma beca turva antes de eu meter o filtro.  

Mas depois eu mudei a água toda do aqua e ja vai fazer uma semana e ainda tenho a aqua limpa por isso a meu ponto de vista até não (palavra corrigida) está a funcionar mal!

 

Isso não altera o facto de que esse filtro não tem massa filtrante suficiente para manter uma colónia de bactérias nitrificantes ajustadas à população do aquário (quantos mais peixes e menos litros, mais bactérias são necessárias). O que quer dizer o aquário vai depender sobretudo das bactérias instaladas na superfície do areão e outros elementos decorativos, e em suspensão na coluna de água... Só com a troca total da água (e imagino que tenhas aproveitado para lavar o filtro) perdeste quase todas as bactérias que tinhas, e o ciclo voltou ao zero (o que quer dizer que vais prolongar o tempo a que os peixes vão ficar expostos a amónia e nitritos).

 

Tipo cada vez que eu desligo o meu filtro por 2 minutos ou um bocadinho mais quando estou a alimentar os peixes as bactérias morrem??????

 

És capaz de ter razão. Mas vais ligar e desligar o filtro 90 vezes por mês... Basta uma vez eles não comerem tudo em 2 minutos ou tu esqueceres-te.

 

 

 

Tens aqui um link onde podes confirmar algumas das coisas que te disse acerca do Betta splendens:

http://en.wikipedia.org/wiki/Siamese_Fighting_Fish;

 

e o texto que toda a gente devia ler quando se inicia na aquariofilia:

http://faq.thekrib.com/pt.

Dá especial atenção à secção dedicada ao ciclo nitrificante.

 

No sub-fórum dedicado aos anabantídeos tens um inamovível que versa sobre os biótopos do Betta splendens: pode ser que te inspire para o aquascaping do teu aquário.

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação as barbatanas...

É mesmo so dentadas que elas devem d ter dado umas ás outras!

Ainda bem que isso volta a crescer ;)

 

Tipo 3 Bettas que ao longe quase nem se vê e tas-me a dizer que já tenho o meu aqua sobrepopulado?? Acho que estás a exagerar uma beca!

Decide-te... andam à dentada uns aos outros ou não se vêm? Eu sou forçado a concordar com o Tiago. Para 20L, 3 bettas são demais. E respondendo à tua pergunta sobre quantos peixes seriam o ideal para um "penico" desse tamanho a minha resposta é nenhum!

20L é muito pequeno para manter peixes em condições.

 

É obviamente a minha opinião pessoal com relação ao teu aquário.

 

De resto... li mal ou fizeste uma mudança total de água? Isso é algo que nunca se faz, especialmente se o aquário tem peixes dentro, porque é o mesmo que re-iniciar o filtro.

A tua sorte é que os desgraçados dos bettas são muito resistentes, senão a estas horas eram capazes de já terem todos batido as barbatanas.

 

Se te posso dar um conselho, diria que procures um aquário um pouco maior para os teus bettas (60l seria o ideal) e guardes esse para maternidade ou hospital. Tu vais lucrar com um aquário bem mais estável e os bettas vão agradecer o espaço extra.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só um pequeno comentário, se me é permitido:

 

Em relação às tpas,sim,ajuda a melhorar as condições da água e sim, podes usar àgua da torneira desde que tenhas um anti-cloro, contudo seria mais agradável que a deixasses a repousar uns 3  dias antes da muda....quanto menor adição de quimicos, melhor!

 

Admito que o assunto gere muita discussão: há muitos apologistas da água em repouso, e do mínimo recurso aos químicos.

 

Na generalidade, a ideia tem mérito, mas o que eu sei é que a água em repouso permite que o cloro se evapore, mas não faz nada em relação aos metais pesados e cloramina, todos muito tóxicos (uns a longo prazo, outros a curto).

 

Por isso não posso deixar de recomendar que se use sempre um bom condicionador (não um anti-cloro) para tratar a água antes de a introduzir no aquário.

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiago e o que fazem os acondicionadores aos metais pesados e cloramina?

 

Tanto quanto eu sei, não é normal o uso de cloramina para desinfecção de águas no nosso país pelo que não será por aí que venhamos a ter problemas.

Quanto aos metais pesados... que acondicionador os trata efectivamente?

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto a cloramina não tem um uso, tanto quanto se sabe, difundido em Portugal.

 

Mas como cada Câmara Municipal tem a sua política no que diz respeito à água e ao seu tratamento, torna-se difícil para nós afirmar se se usa ou não na nossa rede, porque Câmaras Municipais há muitas, e porque essa informação não tende a circular (porque para a maior parte das pessoas não é uma informação de interesse).

 

Em relação aos metais pesados, qualquer condicionador normal afirma que os neutraliza, como os AquaSafe da Tetra, e afins. O processo passa por recombinar os metais pesados com outros elementos.

 

http://www.thetropicaltank.co.uk/rev-cond.htm

 

Muitas vezes estes condicionadores também têm efeitos positivos nos níveis de amónia (até porque tem de ser, devido à redução da cloramina a cloro e amónia) combinando-a com outros elementos, eliminando a sua toxicidade apesar de continuar disponível para ser processada pelas bactérias nitrificantes.

Para além disso, podem haver beneficios associados à mucosa dos peixes, e até bactérias nitrificantes.

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem já estou mesmo a ver que com isto tudo tive bue trabalho para nada :oops: que ...... fogo será assim tau dificil manter uns peixes num aqua.

 

Pah em relação ao aqua ser pequeno ou um "penico" (essa na teve graça nenhuma) pah tenho de me desenrascar com que tenho... Ofereceram-me o aqua ja com os peixes la dentro não tenho culpa... so estou a tentar fazer o melhor para que isto resulte.

Mas ja estou a ver... dou um passo para a frente e depois logo 2 para trás.

 

Agora so queria saber uma coisa...

Amanha vou fazer a TPA qual a água que me aconselham:

- Agua do luso tem PH 5.7.

- Agua da torneira.

 

Sei que nenhuma delas é boa escolha mas pronto... qual a que é menos mal??

 

Digam qualquer coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem já estou mesmo a ver que com isto tudo tive bue trabalho para nada  :D  que ...... fogo será assim tau dificil manter uns peixes num aqua.

Não... dificil é manter os peixes em condições no aquário.

 

Pah em relação ao aqua ser pequeno ou um "penico" (essa na teve graça nenhuma) pah tenho de me desenrascar com que tenho... Ofereceram-me o aqua ja com os peixes la dentro não tenho culpa... so estou a tentar fazer o melhor para que isto resulte.

Se te aflige o ter chamado um penico ao aquário ainda bem :)

significa que de alguma forma tens consciencia que é pequeno e isso já é meio caminho andado. Dizes que estás a tentar fazer o melhor para que resulte... nós também.

Os peixes nas condições em que os tens tanto te podem viver anos como dias. Obviamente que se te calhar a rifa e eles viverem dias vais ficar desmoralizado e vais-te juntar à "multidão" que acha a aquariofilia um bicho de 7 cabeças e muito dificil.

O que estamos a fazer é a dar-te na cabeça com força agora, abrindo-te os olhos para as asneiras.

Se vais aceitar os conselhos e seguir os mesmos isso só compete a ti decidires, nós da nossa parte fizemos o que nos competia.

 

Mas ja estou a ver... dou um passo para a frente e depois logo 2 para trás.

Vai-te acontecer muita vez na aquariofilia. É sinal que estamos a aprender. Até mesmo a malta mais batida e experiente faz asneiras e das grandes por isso não te preocupes muito com isso. Tenta aprender o que podes com os erros e evita voltares a cometer os mesmos.

 

Agora so queria saber uma coisa...

Amanha vou fazer a TPA qual a água que me aconselham:

- Agua do luso tem PH 5.7.

- Agua da torneira.

Qual o ph e parâmetros do aquário? E da água da torneira? Eu diria para meteres a água que mais se aproxima dos parâmetros que tens no aquário.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

 

Precisas de um filtro com mais matéria filtrante: os de cascata da eheim são ideais!

 

Bem em relação ao filtro em cascata é este?

http://www.eheim.com.br/nsite/eheim_liberty.asp

 

Isso tem cara de ser uma beca caro :wink:

E para ter isso tinha de tirar a tampa e o rebordo em plastico do meu aqua... isso da pa tirar?

 

Ja andei a pesquizar ai no forum e ja vi pessoal com aqua muito fixes de plantado com 2 ou 3 peixes pequenos, alguns até tem aqua mais pequenos que o meu, por isso estou a pensar em fazer o mesmo(se conseguir)

 

 

Qual o ph e parâmetros do aquário? E da água da torneira? Eu diria para meteres a água que mais se aproxima dos parâmetros que tens no aquário.

 

Eu usei água da torneira porque a água que ja estava no aqua tambem era da torneira por isso optei pela torneira, fiz uma técnica ontem é noite que um amigo me disse... enchi um garrafão e depois agitei o garrafão com força durante uns bons minutos e depois abrir e deixei estar de repouso durante a noite toda para tirar um bocado do cloro.

Não sei se isso teve algum efeito mas pronto pelo menos é divertido!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

 

Bem hoje eu fui lá á loja fazer o teste á água e o nivel de nitritos está muito alto :wink:

Então ela disse-me para fazer 5litros de TPA dia sim dia não e para dar de comida uma vex por dia dia sim dia nao.

E para adicionar sempre as bacterias depois da TPA.

 

Hummm acho que as bettas não vao aguentar da maneira como isto anda :shock: mas pronto depois logo se ve...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá a todos!

 

estou com uma dúvida :oops:

 

Agora tenho de fazer as TPA´s dia sim dia nao, em cada TPA tenho de limpar o filtro ou não é necessário?

 

E vou ter que continuar com estas TPA regulares para sempre ou até o cilco de azoto estar completo??

 

Digam qualquer coisa :!:

 

:P hummm entao nao me dixem nada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.