O meu aqua de 150x50x50cm


krushandkill

Recommended Posts

Pois, TPAs muito próximas porque precisei de encher o aqua hospital, apareceu-me 1 escalar doente. Até me esqueci da fertilização no Sábado, aquele valor de Fosfatos a descer tão depressa, acho estranho.

 

Não estranhes, com Co2 e luz quanto baste o PO4 vai-se num abrir e fechar de olhos....

Pensava eu que no meu, com a fauna actual tivesse picos de No3 e Po4, mas pelos vistos estão quase sempre nos valores médios... é necessário fertilizações diárias para manter os parametros nos valores correctos :shock:

Mas fertilizar com 100ml de potássio, isso é um assalto à carteira de qualquer um... será que estás a diluir isso bem?

Que quantidade de K usas para 500ml, ou fazes doses industriais?

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Potássio DIY, 80gr/1Lt de água destilada. Contas e fertilizações para o aqua de cerca de 350lt...

 

Ainda à pouco atirel 3 ml de Fosfatos, 30 ml de Nitratos e 200 ml de Potássio.

Tenho andado a apontar os valores desde 6ªfeira, a tentar descobrir se as fertilizações que eu andava a fazer, chegavam. Estou a ficar com a vaga impressão que me andava a faltar Fosfatos. As plantas estavam a crescer bem mas a menor velocidade que aqui à uns meses, tenho um monte de filhotes de Echinodorus bleheri a crescer, mas de acordo com os testes diários, os Fosfatos desaparecem.

Valores medidos às 10h de hoje:

Nitratos - 5ppm

Fosfatos - <0,5ppm (estava 1 azul tão claro, que mais parecia branco)

 

Ando a tentar apontar para 15ppm de Nitratos e 1ppm de Fosfatos. Vou tentar a partir de hoje, manter os valores nestes níveis. Já estive a fertilizar nestas quantidades, 1x por semana aqui à uns meses, como as plantas cresciam depressa demais, diminuí a quantidade. Agora, estão bem mais lentas. Vou aumentar as fertilizações outra vez, a ver como elas reagem.

Isto tudo porquê? Simples, a peixarada que tenho, come mais depressa as folhas do que as plantas conseguem repôr. Isto, aliado ao facto de ter notado um abrandamento no espalhar da Sagittaria subulata, levam-me a querer aumentar a velocidade de crescimento das plantas.

Só tem um pequeno problema, esta velocidadde de crescimento das plantas:

Podas mais frequentes... :shock:

O que quer dizer que a continuar assim, daqui a nada lá vou andar outra vez com a tesoura e as mãos lá dentro, a tentar domar a selva. Desde que diminui as fertilizações, apenas dava podas de estilo, se as plantas acelerarem, lá vou ter outra vez plantas em excesso. Lá torno eu a andar pela secção de "Procura", a ver quem quer plantas... :shock::lol::lol:

 

 

EDIT - medido hoje:

Fosfatos - 1 ppm

Nitratos - 40 ppm (parece que adicionar 30ml ontem, foi demais)

 

duarte de oliveira leitao - tenho escalares com 3cm de corpo e 8cm da cauda inferior à cauda superior e escalares com 4cm de corpo e 9cm da cauda inferior à cauda superior

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E agora, um pouco da parte técnica do bicho. Aqui entra o jeito para a bricolage e os conhecimentos de electricidade.

 

Tenho 2 temporizadores por cima da caixa dos balastros e uma ventoinha de arrefecimento.

A ventoinha, porque 5 balastros para lampadas de 58W aquecem que é uma coisa doida e os temporizadores com tempos diferentes para simular o amanhecer e o entardecer.

1 temporizador liga às 11h45 uma lâmpada, às 12h o 2º temporizador acende as outras 4 lampadas. Às 22h, o 2º temporizador desliga as 4 lampadas e o outro temporizador, desliga às 22h15 a última lampada.

Assim que se apagam as lampadas todas, acendem-se os 10 leds azuis da "moonlight".

 

Isto de 1 lampada com tempos diferentes e a "moonlight" não é só porque me deu na cabeça ou porque fica bonito, também é para diminuir os sustos de alguns peixes.

 

foto25.jpg

 

O interior do controle das lampadas, de notar o relé que liga/desliga a "moonlight" e um contactor de potência, para diminuir a faísca nos contactos internos do temporizador, assim que as 4 lampadas ligam:

 

foto26.jpg

 

O pormenor do meu extintor de 4Kg de CO2 em que aproveitei a válvula on/off original (o manipulo vermelho) e coloquei na saída o redutor com os manómetros:

foto27.jpg

 

 

O pormenor do filtro externo, em que coloquei 6cm de mangueira em cada ponto do filtro e 2 tubos em ângulo, para orientar melhor as mangueiras.

 

foto28.jpg

 

 

E não sei porquê, simplesmente não consigo fotografar os filhotes dos Kribensis, ou fogem que se farta, ou ficam com o areão a disfarça-los, não consigo tirar 1 foto de jeito... :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Credo...tanto fio...

Se não fosses de tão longe ainda diria que eras tu a quem ia pagar uma bejeca para me fazer o trabalho(fora os honorarios de tecnico,claro :D )

 

Vê la se actualizas com fotos novas!

 

Beijinhos,

Vânia Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:wink: ou pagas a paparoca...

 

O meu ancistru tímido e fujão:

 

foto29.jpg

 

 

Tento apanhar a fêmea kribensi, vem um chato pôr-se à frente. A última desova, não vingou, suponho que por inexperiência desta menina:

 

foto30.jpg

 

 

Eu muito gosto da minha lotus. Daqui a uns dias, tenho de cortar as folhas maiores, ela está a alargar-se demais, não tarda nada, tenho folhas a tentar chegar à superfície. A última poda que lhe dei, vai fazer 1 mês, está a chegar a data de ela esticar-se para a superfície. Nunca pensei que esta planta vinga-se, plantei-a sem o bolbo, a planta soltou-se do bolbo na loja assim que a puseram na saca.

 

foto31.jpg

 

Os camarões madeira já mudaram a casca. Este bem precisava, já tinha algas "green spot" em cima dele.

 

foto32.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei do Aqua...

Tenho passado pelo mesmo problema que passaste:

Glosso vs Escalares (e no meu caso mais corys e plecos)...

O placar por cá já anda Glosso 0 x 2 Escalares... sim já comprei glosso duas vezes, passei a batalha de plantá-la... 4/5 dias depois, onde está a Glosso?

O Luis Fortunato é a favor da máxima, agua mole em predra dura...

Mas estou quase para desistir, mais uma tentativa e me canso da Glosso :D

Continua com o trabalho que está muito bom, parabéns....

Cumprimentos,

Emerson

 

_____"Viver e não ter a vergonha de ser Feliz"_______

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostava imenso de ver fotos do MoonLight, achei a ideia fantastica.

O aquario está espetacular.

 

É só pedires...

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=41697

 

:?

Editado por krushandkill
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
  • 2 meses depois...
  • 8 meses depois...

Devido a uma mortandade fruto de um acidente com o CO2, fiquei com surtos de fungos no aqua. Terá de ser desmontado, desinfectado e vou começar tudo de novo, depois de uma manutenção geral e pintura da sala de estar onde tenho o aqua.

Aproveito e vou fazer a vontade à minha mulher e montar um aqua de ciclideos africanos.

 

Este aqua está a ser desmontado. Obrigado a todos os que seguiram este tópico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Estava bonito, com desovas de kribensis e de escalares aos chutos, muito me fartei de levar alevins a lojas para os despachar.

 

Agora depois das pinturas na casa, começo a montagem de 2 aquas para ciclideos africanos. 1 nano de 60cm, que vai servir de aqua de quarentena e de criação, como eu fazia quando tinha este aqua plantado, e este aqua de 150cm cheio de pedras, valisnerias e anubias.

 

O desgosto de chegar a casa ao fim de uma semana e ver 38 peixes mortos, foi grande, mas não é por isso que desisto. Apenas mudo o layout e as espécies, faço a vontade à patroa e encho o aqua de ciclideos africanos.

 

Daqui a uns meses, vamos ver como fica. Até lá, vou escolhendo as espécies e vou lendo tópicos e informações na Net.

Com calma e tranquilidade. :crazyeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.