KNO3


Paulo Castanheira

Recommended Posts

Boa noite :lol:

 

Quando estava a fazer a minha mistura caseira de 50 grs. de KNO3 com 1000 ml com agua destilada a mesma ficou com uma espuma por cima.

A minha questão, é normal?

 

 

Ps: É a 1ª vez que estou a fazer Macros "domesticos" e como tal nao sei...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite  :lol:  

 

Quando estava a fazer a minha mistura caseira de 50 grs. de KNO3 com 1000 ml com agua destilada a mesma ficou com uma espuma por cima.

A minha questão, é normal?

 

 

Ps: É a 1ª vez que estou a fazer Macros "domesticos" e como tal não (palavra corrigida) sei...

 

troca lá por miudos o que é isso de KNO3 se faz o favor, pois gostava de saber o que é, e se poder ajudar ajudo.

Carlos Dourado
Adepto da Alvaláxia ; SCP= The Best of the World
avatarot0.jpg
O meu dia a dia é como o ovo Kinder, é só surpresas
o meu blog http://novoamaznico.blogspot.com/ (ainda em construção)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espuma :lol: ??

 

Estranho. Espuma ou bolhas? O KNO3 geralmente costuma turvar a água quando o estamos a dissolver, pois costuma dissolver-se muito devagar. às vezes no laboratório temos que aquecer para as dissoluções serem mais rápidas. Com a soda cáustica passa-se o mesmo... mas essas não é preciso aquecer :lol:

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh novator... cá para mim andaste a lavar a garrafa com detergente :lol:

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. KNO3- Nitrato Potassio ( usarei para aumentar a quantidade de nitrato (azoto) na coluna de agua)

 

 

Repara que essa solução também te aumenta a concentração de K (potássio) e não só a de nitrato (NO3)

Cumprimentos

 

 

 

Ex green goblin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

[Repara que essa solução também te aumenta a concentração de K (potássio) e não só a de nitrato (NO3)

 

 

Mas penso que a concentração de K será desprezivel.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Confesso que me faltou alguma pesquisa que compensei agora com uma meia horinha nisto :shock:

 

Termo de comparação:

Para 100g de KNO3 dissolvido em 1 litro de agua destilada obtem-se por cada ml desta solução uma concentração de NO3=1,02ppm e de K=0,65ppm

 

Se formos por esta solução acrescentar por exemplo 5 ppm de nitratos necessitaremos de 5 ml da solução que, para além de aumentar os nitratos 5,1 ppm, também aumenta em 3,25ppm a concentração de potassio

 

Não verifiquei os cálculos pessoalmente mas fiz a simulação num progama que já foi aqui mencionado

 

http://www.csd.net/~cgadd/aqua/art_plant_aquacalc.htm

 

No fim desta pagina e possivel fazer o download de uma calculadora para fertilizar com estes reagentes, KCl KNO3, K2SO4, KH2PO4 e MgSO4 acho bastante útil embora nunca tenha testado se está certa... mas julgo que sim.

Cumprimentos

 

 

 

Ex green goblin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola so uma duvida e bom ter nitratos altos ou baixo?

 

Obrigado :!::!:

 

XAUUU!!!!

 

___________________-

 

Meu aqua: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=51978

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Regra geral num aquario os nitratos deve estar a 0 ou perto disso porque é tóxico para os peixes

 

Se tiveres plantas, estas usam o azoto presente nos nitratos como nutriente para o seu crescimento e como tal, num aquario plantado temos que ter isso em consideração e um valor de 5 ppm de nitrato é o que já vi mais vezes como o ideal

Cumprimentos

 

 

 

Ex green goblin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Para 100g de KNO3 dissolvido em 1 litro de agua destilada obtem-se por cada ml desta solução uma concentração de NO3=1,02ppm e de K=0,65ppm

Só falta indicares a litragem real do aquário.

 

No fim desta pagina e possivel fazer o download de uma calculadora para fertilizar com estes reagentes, KCl KNO3, K2SO4, KH2PO4 e MgSO4 acho bastante útil embora nunca tenha testado se está certa... mas julgo que sim.

Se é a do Chuck, está correcta. Pelo menos nunca detectei nenhum erro.

Mas é muito incompleta... se tiveres uma forma hidratada do sal de fosfato, ou outro, não consegues fazer contas.

 

ola so uma duvida e bom ter nitratos altos ou baixo?

Nos plantados...? Depende. Entre 10-20 ppm é um bom valor, mas como as plantas também consomem amónia e nitritos, pode-se tornar um bocado inviável o controlo apenas dos nitratos.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais