Lago Malawi em 60 litros?


Visitante

Recommended Posts

Olá a todos!

 

Possuo um aquário de 60 litros e gostaria de terminar a actual montagem com quase 2 anos e criar um biótopo do lago malawi. Gostava...

Será que é possível manter alguns ciclideos (6 Mbunas ?) neste pequeno aquário? (sei que a maioria são territoriais !)

E terei de ter atenção e ter apenas um macho e o resto fêmeas?

 

Vejo algumas lojas de animais com 1 dezena de mbunas em aquários de 60 litros... por isso pensei que seria posssível mantê-los no meu aquário. O que acham?

 

Obrigado

 

Samuel

ExoPuer@hotmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Puer,

Não te aconselho a fazer tal caisa, o minimo que se pode disponibilizar aos CAs do Malawi serão 100L para uma espécie (1 Trio).

Com os 60L conseguirás manter com algumas condições esse mesmo trio, e não podem ser espécies muito grandes, 10 cm no máximo. É claro que vais ter que fazer muitas mudas de água por mês, e ter uma boa filtragem.

Colocar nos 60L os seis peixes como referes será um gande desafio e ao mesmo tempo "coitados dos peixinhos".

 

Cps

 

João Magalhães

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ppl.

Aproveitando este topico aki vai 1 perguntinha.

Eu ja tenho 1 akuario tb com 60L que será preparado para 1 casal de Mbunas k 1 amigo vai me ofereçer, posso manter so o casal n posso? Ou tem k ser 1 trio?

Pena k so vou poder montar la pa agosto pk como vou a Lx ja trago rochas calcarias para por no akua... aki n ha rochas calcarias... pena.

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tive varios mbunas em aquas de 60 litros que se reproduziram sem grandes dificuldades, desde Melanochromis auratos até Pseudotropheus lombardoi.

<span style='font-size:10pt;line-height:100%'>cps,</span>

 

<span style='font-size:10pt;line-height:100%'>Rui Estrelinha</span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é q tenha gde experiencia em manter estes peixes...mas pelo q tenho lido e visto...vou tentar responder...

 

teoricamente deveriamos ter umas 3/4femeas por cada macho, devido ao facto dos machos deste tipo de peixes ser extremamente agressivo para as femeas!

Numa das minhas idas a uma loja da zona e apanhei a chegada de uma importação...encontrei lá um dos peixes q considero dos mais lindos d agua doce...pseudotropheus saudini(penso q seja assim q se escreve...)!

Tinham acabado de chegar de uma viagem da holanda...tava um casal de tamanho medio num aqua...e durante td o tempo q tive na loja (aprox 1hora, talvez mais...)o macho n parou de dar investidas na femea!

 

Isto td para chegar à conclusao q manter mbumas em casal pode ser fatal...no entanto há sp aquela maxima de q cada peixe é um peixe...

 

Qt a 60litros...eu sinceramente acho pouco...isso tirando o areao e o volume q as rochas ocupao deve-se ter uns 30litros de agua...mm c os mais pequenos mbumas(8cm), acho q é mto apertado...mas é apenas a minha opiniao...

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Só mais uma achega. Se o aquário é de 60 litros, depois de colocares areia, pedras e provavelemte um filtro interno ficas aí com 40 litros. Vai ser muito apertado. Talvez consigas um trio de Labindochromis caerleus que são os mais pacíficos de todos os Mbunas. Porque não optas antes por kribensis? (é só uma sugestão).

 

Pensa bem antes de agir

 

Brotas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ppl.

Aproveitando este topico aki vai 1 perguntinha.

Eu ja tenho 1 akuario tb com 60L que será preparado para 1 casal de Mbunas k 1 amigo vai me ofereçer, posso manter so o casal n posso? Ou tem k ser 1 trio?  

Pena k so vou poder montar la pa agosto pk como vou a Lx ja trago rochas calcarias para por no akua... aki n ha rochas calcarias... pena.

 

Podes colocar só uma fêmea, o que provavelmente vai acontecer é que vai ser constantemente perseguida pelo macho para acasalar, e sendo assim vai acasalar muitas mais vezes do que se tiveres mais fêmeas.

No entanto pela minha experiência, já mantive vários casais e não tive problemas de maior, mas estas coisas não são lineares.

Relativamente a ter trios, eu tive uma experiencia muito desagradável, mas que não acontecerá muitas vezes, que foi o macho e a fêmea dominante "alfa" mataram a outra fêmea, ficando sá o casal.

Espero ter contribuido para esclarecer a tua dúvida.

Cps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Pessoal!

eu tambem poria kribs , Labidos yellows podem chegar a 15 centimetros.

abração

Boas,

Eu já tenho visto caeruleus desse tamanho e muito gordos, digamos que feios, mas o que mais se vê é caeruleus de 10cm. Os que eu tenho mantido nunca ultrapassaram essa medida.

Na minha opinião desde que não sejam sobrealimentados n~~ao passarão muito dos 10-12cm.

São peixes muito pacíficos para serem m'bunas :mrgreen:

Cps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tive varios mbunas em aquas de 60 litros que se reproduziram sem grandes dificuldades, desde Melanochromis auratos até Pseudotropheus lombardoi.

Rui,

Gostei muito da tua afirmação e posso dizer que também já os tive nessa situação, e quando não há melhor, paciência. Penso até que se conseguiria têlos num globo desde que com um filtro ext de 500L/H.

 

Esses peixes estarão nas melhores condições???, não será como estarem numa "tenda de campismo todo ano" :mrgreen: ?

Cps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

,

Eu já tenho visto caeruleus desse tamanho e muito gordos, digamos que feios, mas o que mais se vê é caeruleus de 10cm. Os que eu tenho mantido nunca ultrapassaram essa medida.

Na minha opinião desde que não sejam sobrealimentados n~~ao passarão muito dos 10-12cm.

São peixes muito pacíficos para serem m'bunas :lol:  

Cps

fb914287.jpg

14 cms SL e bem esbelto :lol: , para ver o que o espaço correto pode fazer com um peixe :roll:

abração

CICLIDEOS A EVOLUÇÃO

f9c4872b.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas respostas !

 

Também julgo que 60 litros ( ou 40 litros efectivos) é muito pouco para os Mbunas. Todavia, é o aquário que tenho e tenho alguma vontade de mudar de família de peixes. Até hoje tenho vagueado pelas várias familias e espéices: ciclideos, caracídeos, etc. Agora queria algo mais sério.

 

Algumas pessoas aconselham não por. Ok, mas depois leio que outras já conseguiram reproduzir Mbunas em 60 litros. Ora para se reproduzirem os peixes têm de se sentir em casa, logo, parece que os 60 litros chegam :roll:

 

Conclusão: acho que desistirei da ideia. Prefiro ter a certeza de dar boas condições aos peixes.

Os Mbunas precisam de mudas de água frequente? Tenho mudado a água todas as semanas e nunca houve problemas de maior.

 

Obrigado

 

Puer

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Os Mbunas precisam de mudas tão frequentes como os outros peixes. O essencial é mantermos os nitratos baixos e a amónia e os nitritos a zero. Como os Mbunas são mantidos em phs alcalinos temos de estar com mais atenção ao aparecimento da amónia pois, pelo que li, phs muito altos são favoráveis à formação de amónia repentinamente.

Para manter os meus P. Saulosi faço mudas semanais de 20% e até agora está tudo a correr bem.

Os Nbumas são peixes muito interessantes na interacção que têm uns com os outros. É pena o aquário ser pequeno. Porque não tentas arranjar um um pouco maior? (É só outra sugestão).

 

Cumps

Brotas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E que tal em vez de malawy um nano do lago Tanganhica? Podes sempre por uns neolamprologus umas conchas.

Os meus aquários C.A. - http://www.megagaleria.com/view_album.asp?Album_ID=565

O meu aqua salgado - http://www.megagaleria.com/view_album.asp?...p?album_ID=2661

 

Pedro Rodrigues:nick:kribensi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, se pudesse tinha outro aquário. Este está a ficar curto:-)

 

 

Quanto á última sugestão não entendi... conchas?

Se fizesse um nano do Taganika os 60 Litros já eram suficientes?

 

Puer

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que eu queria dizer é que é possivel montar um bonito e pequeno aquario de ciclideos africanos do lago tanganica, apesar de nao ser muito aconselhavel, pois necessitam de muito espaço. Mas se tiveres alguns peixitos nao muito agressivos tipo neolamprologus brevis ou multifasciatum num aquario de 60l ,penso que nao vais tem problemas. Precisas de muitas conchas em caracol, ou buzios pequeninos, porque os exemplos de peixes que dei sao depositores de ovos em conchas.

 

Dá uma olhada no meu aquario pequeno de tang, ou procura o ultimo aquario do joalmag para veres exemplos de nano aquarios do lago tanga

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=5118

Os meus aquários C.A. - http://www.megagaleria.com/view_album.asp?Album_ID=565

O meu aqua salgado - http://www.megagaleria.com/view_album.asp?...p?album_ID=2661

 

Pedro Rodrigues:nick:kribensi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais