Diferenças de temperatura......


Recommended Posts

Boas......

Acham que seria vantajoso simular as diferenças de temperatura que os peixes sofrem no seu habitat natural, nomeadamente dia e noite ?

Pergunto isto porque até nem seria uma coisa muito difícil de implementar, mas gostava de saber até que ponto traria alguma vantagem.

João Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguma razão em especial ?

É que eu já tinha lido não sei onde que um aquariofilista após todas as tentativas para criar uma determinada espécie de peixes (díficil) só tinha obtido sucesso quando o termostato se avariou e o aquáriou sofreu oscilações de temperatura entre dia e noite.........

Embora esta história pareça um pouco rabuscada não deixa de ter uma certa lógica, alguns de nós passam sabe deus quanto tempo a acertar os parâmetros de água para que os peixes se sintam o mais possível no seu abitat natural e depois algo tão simples como variações de temperatura nínguem se interessa......

Será uma ideia assim tão descabida ?

João Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

não vejo onde esteja o mal de deixar a temperatura variar um pouquinho de noite, antes pelo contrário! É natural, e mesmo que os peixes sejam de criação há 10 gerações, antes disso tiveram milhares de gerações com a evolução a dizer-lhes que essas mudanças são naturais. Para além disso, a questão só se põe de inverno, no verão, com excepção daqueles de nós com algum tipo de refrigeração, a temperatura varia uns bons graus entre noite e dia.

 

Eu tenho, e não estou sozinho neste fórum, temporizador para o termostato, desligo umas 4 ou 5 horas durante a noite. Pelas minhas contas, no pico do inverno a temperatura deverá baixar 2 ou 3 graus no máximo, mas as contas são muito aproximadas, de modos que à medida que o tempo for arrefecendo vou ter que ir controlando (por não me fiar na virgem, no entretanto tenho um segundo termostato regulado para os 22ºC)! Tal como as coisas estão, com temperaturas ambientes da ordem dos 20ºC, não noto diminuição significativa - talvez 1/2 grau.

 

Para além disso, faço de vez em quando TPAs lentas de 25% com temperatura mais baixa uns graus - assim a temperatura baixa 1ºC ao longo de 5 minutos. Muitos dos peixes gostam, vêm nadar ao pé da água fria a entrar, e começam numas correrias. Aliás, isto também existe em muitos biótopos, quando subitamente chega água fresca das terras altas (depois de uma grande chuvada). E peixes de águas pouco profundas, por exemplo poças, estão sujeitos a variações enormes.

 

cumprimentos

 

Nuno Barradas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

quando disse para não te meteres nisso foi só por uma questão de segurança dado que não conheço nenhum sistema de aquecimento fiavel ao ponto de poder ser controlado rigorosamente

no entanto uma das hipoteses e que funciona com bons resultados para induzir as posturas nos discos é como foi descrita pelo nunoi as tpas com agua mais fria que a do aqua agora a meu ver tem que ser bem controlado dado que te pode trazer problemas para os peixes grandes oscilações de temperatura principalmente se forem repentinas não são de todo aconselhaveis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Tenho um termostato Prodac MagicTherm 200W no meu aquário de 100L e acontece que a temperatura durante a noite baixa sempre.... uns 3 graus... estou preocupada, pois os meus peixes não são selvagens... que hei de fazer? Aumentei a escala para 32º e mesmo assim o aquário não passa de 28....

 

 

Cumps

...::::::AQUADREAM::::::...

new_xmas.gif Feliz Natal new_xmas.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um termostato da mesma marca mas com 150W num aquário de 120l e a temperatura anda sempre entre 25 e 26, mesmo durante a noite e está regulado para 27.5 pelo que o teu aquário deve estar numa divisão bem fria....

De qualquer das formas não te preocupes muito pois quase todos os peixes tropicais dão-se bem em temperaturas até aos 23º embora o normal seja á volta dos 25º.......

 

Já agora alguém conhece algum despositivo para fazer ciclos de temperatura sem ser necessário dois termostátos ? (aquele computador da IKS não vale já que custa mais que o meu aquário todo)

 

Para acabar alguém sabe qual a variação normal de tempratura á que os peixes estão normalmente sujeitos ?

João Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

em primeiro lugar, um termostato de 200W chega perfeitamente para manter uma diferença de temperatura 15ºC num aquário de 100l, portanto mesmo que o quarto esteja a 15ºC, seria capaz de ir aos 30ºC constantes; a questão é a precisão da escala de regulação, que costuma ser má!!! marcamos por ex. "25ºC" e aquilo fica a 28ºC, ou a 22ºC, dependendo do termostato.

 

em segundo lugar, a maneira barata e fácil de frazer ciclos de temperatura é um temporizador, que custa 3 ou 4 euros, que pura e simplesmente desligue o termostato durante umas horas à noite. A temnperatura vai baixar muito lentamente (com o tempo actual, quase nada; no pico do inverno, um poco mais, dependendo do aquário e da casa).

 

Cumprimentos

 

Nuno Barradas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Tenho um termostato Prodac MagicTherm 200W no meu aquário de 100L e acontece que a temperatura durante a noite baixa sempre.... uns 3 graus... estou preocupada, pois os meus peixes não são selvagens... que hei de fazer? Aumentei a escala para 32º e mesmo assim o aquário não passa de 28....

 

 

Cumps

 

Viva,

 

Esse calor a mais de certeza que se deve ao calor das lampadas do aquário !

Cumpts

 

 

VFS

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acham que seria vantajoso simular as diferenças de temperatura que os peixes sofrem no seu habitat natural, nomeadamente dia e noite ?

 

Depende... Com alguns peixes, isso pode induzir a reprodução (algumas espécies de tetras, corydoras, loricarídeos, etc). Com outras, podes ter um surto de íctio...

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As lãmpadas são 2 x 25W económicas e 1 x 18W Sera BlueSky... não me parece que seja disso, mas no meu termostato tenho marcados 28º e durante o dia está a 28º mas hoje sobre a manha estava a 22º!!!! É muita diferença... o Aquário está perto de uma janela, a divisão não é propriamente fria... mas que hei de fazer?

...::::::AQUADREAM::::::...

new_xmas.gif Feliz Natal new_xmas.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As lãmpadas são 2 x 25W económicas e 1 x 18W Sera BlueSky... não me parece que seja disso, mas no meu termostato tenho marcados 28º e durante o dia está a 28º mas hoje sobre a manha estava a 22º!!!! É muita diferença... o Aquário está perto de uma janela, a divisão não é propriamente fria... mas que hei de fazer?

 

Isto é demasiado!!! 6ºC de diferença parece-me imenso!!! Qual é a potência do termostato e qual o volume de água? NB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas aquadream,

 

Realmente essa diferença é demasiado :wink: , principalmente para discus. help

 

200w

100l

 

é isso???

 

Quantos discus tens ( só por curiosidade)?

 

Olha, uma solução pode passar por colocares outro termostato, no lado oposto do aquario, assim pode ser que a temperatura fique mais uniforme.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Eu de momento tenho 2 discus, 6 tetra cardinal, 6 néon azul, 2 rásboras herlequim (o resto do cardume foi...) e 3 corydoras paleatus.

 

Prodac MagicTherm 200W tem 200W de Potência, em 100L de água.

Regulado para 30º faz 28/30º durante o dia e à noite faz 22/24º help

...::::::AQUADREAM::::::...

new_xmas.gif Feliz Natal new_xmas.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Eu de momento tenho 2 discus, 6 tetra cardinal, 6 néon azul, 2 rásboras herlequim (o resto do cardume foi...) e 3 corydoras paleatus.

 

Prodac MagicTherm 200W tem 200W de Potência, em 100L de água.

Regulado para 30º faz 28/30º durante o dia e à noite faz 22/24º  help

 

Bem, há aí um problema qualquer com o termostato. Eu aconselhava uma pequena experiência: durante o dia, quando estiver digamos a 28ºC, retirava-o do aquário, e via a que temperatura ia; se se mantiver alta, é porque são as lâmpadas a aquecer. Ao mesmo tempo, enchia um alguidar pequeno (10 ou 20 litros) com água, e metia o termostato lá dentro, regulado para 30ºC, e via para que temperatura ia - se calhar é o controle de regulação que não é preciso; 200W chegam para 20 l de certeza absoluta, se a água ficar a menos, é porque o problema é de precisão da escala!

 

Uma experiência destas dura umas 2 horas no máximo, não é por aí que os peixes se vão ressentir.

 

Cumprimentos

 

Nuno Barradas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, em primeiro lugar um garrafão é pouco volume para tanta potência, mas mesmo assim, só chego à conclusão que tens uma perda de calor muito grande. Não compreendo!

 

Uma hipótese é o vidro em si ter uma condutividade térmica elevada, perdendo assim muito calor: varia, para vidros diferentes, por um factor de 3, o que é bastante (há vidros que para a mesma espessura perdem calor 3 vezes mais depressa que outros).

 

Por outro lado, uma relação superfície/volume elevada também leva a perdas de calor maiores; por exemplo, para o mesmo volume, um aquário comprido e pouco profundo perde calor mais depressa que um quadrado.

 

Finalmente, um isolamento térmico mau por baixo, ou correntes de ar onde o aquário está, também podem contribuir para a perda de calor.

 

Mas tudo isto deveria ter um efeito combinado pequeno!!!

 

Será o teu termostato que está avariado?

 

Olha, não sei responder!!!

 

Cumprimentos

 

Nuno Barradas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.