Daniel Marques Publicado Novembro 11, 2006 Publicado Novembro 11, 2006 Hoje de manhã acordei mentalizado que tinha que tirar os ovos e tentar eclodir de forma artificial: Preparo um alguidar grande cheio de água do aquário com ideia de tirar a pedra e meter no alguidar para poder trabalhar mais facilmente e assim retirar os ovos. Ora parece que cheguei tarde demais para realizar tal operação. Quando tiro a pedra, meto no alguidar, olho para dentro do aquario e vejo 1 ou 2 alevins já a nadar. Para meu espanto e sem puder fazer nada via a femea a colocar os alevins na boa e logo de seguida a cuspi-los. Ela largava e o macho vinha por trás e comia-os ..... Cena deprimente .... Pensei logo que já não havia nada a fazer. Começo a olhar para a pedra no alguidar com muito cuidado e noto que algo está a mexer Vejo 4 ou 5 alevins, todos ainda com o saco vitelino a nadar e assim que aproximava qualquer coisa para os apanhar eles escondiam-se nas dezenas de pequenas fissuras que a pedra tem. A muito custo consegui tirar 3 ou 4 e pensei noutra solução. Virar a pedra ao contrário e agitá-la dentro de água. TIRO E QUEDA ... Aspirando um a um para dentro de um tubo, consegui ao todo cerca de 20 alevins. Pai (Já todos devem conhecer) Mãe Alevins (Peço desculpa mas não consegui melhor)
SCO Publicado: Março 22, 2007 Publicado: Março 22, 2007 Gostava de saber os desenvolvimentos dessa criação, ainda existe algum? Tenho tido más expriencias com os meus, decididamente no comunitario não sobrevivem pois tenho muitos predadores. Nas maternidades tradicionais são sugados e desaparecem. Criei agora uma maternidade fora do aquario principal, mas, com partilha da mesma agua. So estou á espera que eles cumpram o ritual para ver se a maternidade vai funcionar. Tenho ideia que o crescimento é muito lento, mas neste momento o meu objectivo na aquariofilia é conseguir ter alguns sobreviventes desta especie. Cumprimentos Tanga540 Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt
Recommended Posts