Nitritos


Angela

Recommended Posts

Tenho uma aquário de 250L e ja tem um ano. Aparentemente está tudo bem, mas os nitritos estao bastante elevados. Os peixes nao estam a morrer, mas gostava de saber o que posso fazer pa pelo menos diminuir esse valor.

 

ajudem-me, pff.

Cumprimentos,

 

Ângela

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens a certeza de que são os nitritos, e não os nitratos?

 

É que se são os nitritos, e já tens o aquário instalado há um ano, tens um problema qualquer...

 

Deves ter perdido a colónia de bactérias nitrificantes por alguma razão, e o teu ciclo nitrificante não está a decorrer...

 

Fizeste alguma TPA de grande dimensão? Tratas a água das TPAs? Lavas as matérias filtrantes com água da torneira? Fizeste algum tratamento químico?

 

Um abraço!

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que sao TPAs? :D

 

sim sao mm nititos. e nao tenho feito nada no meu aqua para que isso podess acontecer.

 

muito raramente ponho-lhe sal proprio, que me disseram que fazia bem. fora isso nao faço mais nada. De qualquer das maneiras os peixes nao me estao a morrer...

Cumprimentos,

 

Ângela

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola! :D

 

Desculpa a sigla: TPAs são Trocas Parciais de Água.

Que peixes tens?

O sal não é adequado a todos os peixes, e geralmente não faz mais do que permitir a manutenção dos peixes mais um bocadinho quando as condições da água estão más!

Se as condições forem boas, o sal não apresenta nehuma vantagem e até pode ser prejudicial...

 

Em relação aos nitritos: tens de estar a fazer alguma coisa mal no aquário :D a prova é que eles estão lá!

Explica-nos a tua rotina, como alimentas, como fazes a manutenção do aquário, da água e do filtro, quantos e quais peixes tens, etc., a ver se percebemos onde está o "gato".

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas .

Olha vou-te contar o que me aconteceu aqui á tempos e espero que te ajude . Também á coisa de duas semanas fiz o meu teste semanal aos nitritos e tinha 0.1 , o que não era muito mas achei melhor tomar providencias e como tinha feito TPA á relativamente pouco tempo , mudei o carvão do filtro e pus nitriviec passado dois dias estava com os nitritos a 0 .

Não sei qual a escala de nitritos que tens mas se for muito exagerado o melhor é mesmo fazer o TPA .

Espero que te ajude comigo resultou .

Boa Sorte .

 

Cumprimentos

Hélder Silvestre

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem eu tenho um aquário comunitário – tenho guppys, neons, tenho um escalar, 2 plecostemos, 3 coridoras, 2 tubarões bala, 3 tubarões (que não sei o nome) :twisted: e 2 boteas palhaços (muito bons pa quem tem problemas com caracóis… Ah, também tenho plantas e uma boa oxigenação…

 

O meu filtro não utiliza carvão, apenas utilizo a lã de vidro para filtrar o lixo.

 

Dou de comer aos meus peixes 2 vezes por dia. A comida de flocos e minhocas para os meus tubarões (que não sei o nome).

Cumprimentos,

 

Ângela

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Angela!

 

De quanto em quanto tempo fazes TPAs? ...e de quantos litros? Tratas a água das TPAs? Como limpas o filtro? Usas água da torneira para o limpae? Quantos guppies e neons tens?

 

Dos peixes que tens, pelo menos os bótias e as corydoras ficam debilitados com o uso de sal...

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Num ano fiz umas 3x, trocas de água e sempre 40L de água, mais ou menos...

Uso água da torneira nessas trocas. Sempre que faço a troca de água, utilizo Nitrivec de Será, para de uma certa forma purificar a água.

 

Quanto ao filtro, semanalmente mudo a lã de vidro e de vez enquando aspiro o lixo que não é filtrado, que se vai acumula no fundo do filtro.

Cumprimentos,

 

Ângela

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Angela!

 

 

Fazes TPAs 16% de 16 em 16 semanas, alimentando duas vezes por dia, incluíndo comida viva/congelada...

Nem sei que te diga! :) É incrível!

A tua água tem algum cheiro? Não tens perdido peixes? Tens muitas algas?

 

Não vale a pena meteres nitrivec: o nitrivec são bactérias nitrificantes: mal entram em contacto com a água da torneira, morrem, já que a água da torneira está cheiinha de cloro e outras substâncias que têm como fim esterilizar a água.

 

As bactérias nitrificantes servem para acelerar o ciclo nitrificante: quando o ciclo está instalado, não é boa ideia aplicar nitrivec, já que as bactérias que introduzes não terão alimento e morrerão: isso é visível, já que a água fica turva.

 

Tens de tratar a água da torneira com condicionador (como o AquaSafe, da Tetra, por exemplo) para remover cloro, cloramidas e metais pesados da água, que vão atacar os teus peixes a curto, médio e longo prazo.

 

Em relação ao filtro, é um filtro interior eléctrico, ou um biológico daqueles que ficam debaixo do substracto?

O segundo é muito ineficaz, e o primeiro parece-me insuficiente para 250 litros... Um filtro deve ter a capacidade de mover entre 5 a 10 vezes a litragem do aquário por hora (no teu caso entre 1250 e 2500 litros por hora (podes confirmar no teu filtro: deve estar lá escrito em algum lado). Se puderes, devias comprar um filtro externo com capacidade adequada: na secção de "oferta" costumam aparecer bons negócios! Uma das peças do puzzle que é o teu problema pode estar precisamento no teu filtro.

 

É muito difícil para mim compreender o que se passa no teu aquário, e falar sobre ele, por estar tão fora dos padrões normais (TPAs mínimas, nitritos em vez de nitratos, e peixes vivos!), mas aqui vão os meus dois cêntimos de teoria:

 

 

 

O que pode estar-se a passar é que tens um ciclo "a meio gás", pois imagino que mates parte da colónia de bactérias sempre que introduzes água da torneira não tratada no aquário... Ficam algumas bactérias nitrificantes a processar parte da grande quantidade de amónia que tens, e outra parte é absorvida pelas plantas... Desconfio que o sal também interfere na acção das bactérias nitrificantes.

 

As bactérias transformam a amónia em nitratos, mas as plantas não absorvem os nitratos... e não tens bactérias suficientes para transformar todos os nitratos em nitritos...

 

 

 

Pode ser que apareça alguém com uma teoria melhor, mas de uma forma ou de outra, estás a fazer uma manutenção insuficiente do aquário. A culpa não é tua: ninguém nasce ensinado :) mas aconselho-te a ler este texto http://faq.thekrib.com/pt/. É difícil manter um aquário sem perceber o seu funcionamento, a sua biologia, etc..

 

Entretanto, a única coisa que me parece garantida para baixares os nitritos é fazeres essas TPAs todas as semanas, desistir do sal, comprar um teste de nitratos, e ir medindo semanalmente os valores de nitritos e nitratos...

 

Vais ver que os nitritos diminuirão até desaparecerem, e depressa aprenderás qual o ritmo de TPAs ideal para o teu aquário, de forma a manteres os nitratos controlados: quando tudo estiver estabilizado provavelmente poderás alargar um pouco mais o espaço entre TPAs.

 

 

 

Boa leitura! :)http://faq.thekrib.com/pt/

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que pode estar-se a passar é que tens um ciclo "a meio gás", pois imagino que mates parte da colónia de bactérias sempre que introduzes água da torneira não tratada no aquário... Ficam algumas bactérias nitrificantes a processar parte da grande quantidade de amónia que tens, e outra parte é absorvida pelas plantas...

Tiago, com 3 TPA's anuais? O ciclo tem de estar mais que concluído... não é por causa das TPA's... :)

O problema pode estar é na troca da lã.

Se trocas a fibra semanalmente estás também a retirar parte importante das bactérias.

 

Arranja alguma cerâmica para fazeres filtragem biológica. Assim podes manusear a lã mais "à vontade". De qualquer maneira nunca é boa ideia trocar a fibra de uma só vez.

Experimenta dividir a lã e ires trocando alternadamente.

 

Na cerâmica nunca devemos mexer...

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também pensei nisso, mas em 250 litros devem havem muitas bactérias tanto em suspensão na água, como no areão, decoração, plantas, vidros, etc.. Não sei se a lã é muito grande...

 

Mas, sim, também é possível ser isso, sobretudo porque a troca é feita semanalmente (foi um dado que me escapou ontem...)

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também pensei nisso, mas em 250 litros devem havem muitas bactérias tanto em suspensão na água, como no areão, decoração, plantas, vidros, etc.. Não sei se a lã é muito grande

Eu também pensei nisso mas se as mudas de água não são semanais então as morte das bactérias (essas na coluna da água) não deveria acontecer. ;)

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais