Recommended Posts

Publicado

Tenho uma aquário de 250L e ja tem um ano. Aparentemente está tudo bem, mas os nitritos estao bastante elevados. Os peixes nao estam a morrer, mas gostava de saber o que posso fazer pa pelo menos diminuir esse valor.

ajudem-me, pff.

Cumprimentos,

Ângela

Publicado:

Tens a certeza de que são os nitritos, e não os nitratos?

É que se são os nitritos, e já tens o aquário instalado há um ano, tens um problema qualquer...

Deves ter perdido a colónia de bactérias nitrificantes por alguma razão, e o teu ciclo nitrificante não está a decorrer...

Fizeste alguma TPA de grande dimensão? Tratas a água das TPAs? Lavas as matérias filtrantes com água da torneira? Fizeste algum tratamento químico?

Um abraço!

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Publicado:

o que sao TPAs? :D

sim sao mm nititos. e nao tenho feito nada no meu aqua para que isso podess acontecer.

muito raramente ponho-lhe sal proprio, que me disseram que fazia bem. fora isso nao faço mais nada. De qualquer das maneiras os peixes nao me estao a morrer...

Cumprimentos,

Ângela

Publicado:

Ola! :D

Desculpa a sigla: TPAs são Trocas Parciais de Água.

Que peixes tens?

O sal não é adequado a todos os peixes, e geralmente não faz mais do que permitir a manutenção dos peixes mais um bocadinho quando as condições da água estão más!

Se as condições forem boas, o sal não apresenta nehuma vantagem e até pode ser prejudicial...

Em relação aos nitritos: tens de estar a fazer alguma coisa mal no aquário :D a prova é que eles estão lá!

Explica-nos a tua rotina, como alimentas, como fazes a manutenção do aquário, da água e do filtro, quantos e quais peixes tens, etc., a ver se percebemos onde está o "gato".

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Publicado:

Boas .

Olha vou-te contar o que me aconteceu aqui á tempos e espero que te ajude . Também á coisa de duas semanas fiz o meu teste semanal aos nitritos e tinha 0.1 , o que não era muito mas achei melhor tomar providencias e como tinha feito TPA á relativamente pouco tempo , mudei o carvão do filtro e pus nitriviec passado dois dias estava com os nitritos a 0 .

Não sei qual a escala de nitritos que tens mas se for muito exagerado o melhor é mesmo fazer o TPA .

Espero que te ajude comigo resultou .

Boa Sorte .

Cumprimentos

Hélder Silvestre

Publicado:

Bem eu tenho um aquário comunitário – tenho guppys, neons, tenho um escalar, 2 plecostemos, 3 coridoras, 2 tubarões bala, 3 tubarões (que não sei o nome) :twisted: e 2 boteas palhaços (muito bons pa quem tem problemas com caracóis… Ah, também tenho plantas e uma boa oxigenação…

O meu filtro não utiliza carvão, apenas utilizo a lã de vidro para filtrar o lixo.

Dou de comer aos meus peixes 2 vezes por dia. A comida de flocos e minhocas para os meus tubarões (que não sei o nome).

Cumprimentos,

Ângela

Publicado:

Olá Angela!

De quanto em quanto tempo fazes TPAs? ...e de quantos litros? Tratas a água das TPAs? Como limpas o filtro? Usas água da torneira para o limpae? Quantos guppies e neons tens?

Dos peixes que tens, pelo menos os bótias e as corydoras ficam debilitados com o uso de sal...

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Publicado:

Num ano fiz umas 3x, trocas de água e sempre 40L de água, mais ou menos...

Uso água da torneira nessas trocas. Sempre que faço a troca de água, utilizo Nitrivec de Será, para de uma certa forma purificar a água.

Quanto ao filtro, semanalmente mudo a lã de vidro e de vez enquando aspiro o lixo que não é filtrado, que se vai acumula no fundo do filtro.

Cumprimentos,

Ângela

Publicado:

esquecime de dizes que o meu filtro é interior, nao sai :twisted: é o chamado filtro biologico, de caixa. Por isso é limpo com a mm água que está no aquario... :twisted:

Cumprimentos,

Ângela

Publicado:

Olá Angela!

Fazes TPAs 16% de 16 em 16 semanas, alimentando duas vezes por dia, incluíndo comida viva/congelada...

Nem sei que te diga! :) É incrível!

A tua água tem algum cheiro? Não tens perdido peixes? Tens muitas algas?

Não vale a pena meteres nitrivec: o nitrivec são bactérias nitrificantes: mal entram em contacto com a água da torneira, morrem, já que a água da torneira está cheiinha de cloro e outras substâncias que têm como fim esterilizar a água.

As bactérias nitrificantes servem para acelerar o ciclo nitrificante: quando o ciclo está instalado, não é boa ideia aplicar nitrivec, já que as bactérias que introduzes não terão alimento e morrerão: isso é visível, já que a água fica turva.

Tens de tratar a água da torneira com condicionador (como o AquaSafe, da Tetra, por exemplo) para remover cloro, cloramidas e metais pesados da água, que vão atacar os teus peixes a curto, médio e longo prazo.

Em relação ao filtro, é um filtro interior eléctrico, ou um biológico daqueles que ficam debaixo do substracto?

O segundo é muito ineficaz, e o primeiro parece-me insuficiente para 250 litros... Um filtro deve ter a capacidade de mover entre 5 a 10 vezes a litragem do aquário por hora (no teu caso entre 1250 e 2500 litros por hora (podes confirmar no teu filtro: deve estar lá escrito em algum lado). Se puderes, devias comprar um filtro externo com capacidade adequada: na secção de "oferta" costumam aparecer bons negócios! Uma das peças do puzzle que é o teu problema pode estar precisamento no teu filtro.

É muito difícil para mim compreender o que se passa no teu aquário, e falar sobre ele, por estar tão fora dos padrões normais (TPAs mínimas, nitritos em vez de nitratos, e peixes vivos!), mas aqui vão os meus dois cêntimos de teoria:

O que pode estar-se a passar é que tens um ciclo "a meio gás", pois imagino que mates parte da colónia de bactérias sempre que introduzes água da torneira não tratada no aquário... Ficam algumas bactérias nitrificantes a processar parte da grande quantidade de amónia que tens, e outra parte é absorvida pelas plantas... Desconfio que o sal também interfere na acção das bactérias nitrificantes.

As bactérias transformam a amónia em nitratos, mas as plantas não absorvem os nitratos... e não tens bactérias suficientes para transformar todos os nitratos em nitritos...

Pode ser que apareça alguém com uma teoria melhor, mas de uma forma ou de outra, estás a fazer uma manutenção insuficiente do aquário. A culpa não é tua: ninguém nasce ensinado :) mas aconselho-te a ler este texto http://faq.thekrib.com/pt/. É difícil manter um aquário sem perceber o seu funcionamento, a sua biologia, etc..

Entretanto, a única coisa que me parece garantida para baixares os nitritos é fazeres essas TPAs todas as semanas, desistir do sal, comprar um teste de nitratos, e ir medindo semanalmente os valores de nitritos e nitratos...

Vais ver que os nitritos diminuirão até desaparecerem, e depressa aprenderás qual o ritmo de TPAs ideal para o teu aquário, de forma a manteres os nitratos controlados: quando tudo estiver estabilizado provavelmente poderás alargar um pouco mais o espaço entre TPAs.

Boa leitura! :)http://faq.thekrib.com/pt/

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Publicado:
O que pode estar-se a passar é que tens um ciclo "a meio gás", pois imagino que mates parte da colónia de bactérias sempre que introduzes água da torneira não tratada no aquário... Ficam algumas bactérias nitrificantes a processar parte da grande quantidade de amónia que tens, e outra parte é absorvida pelas plantas...

Tiago, com 3 TPA's anuais? O ciclo tem de estar mais que concluído... não é por causa das TPA's... :)

O problema pode estar é na troca da lã.

Se trocas a fibra semanalmente estás também a retirar parte importante das bactérias.

Arranja alguma cerâmica para fazeres filtragem biológica. Assim podes manusear a lã mais "à vontade". De qualquer maneira nunca é boa ideia trocar a fibra de uma só vez.

Experimenta dividir a lã e ires trocando alternadamente.

Na cerâmica nunca devemos mexer...

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Também pensei nisso, mas em 250 litros devem havem muitas bactérias tanto em suspensão na água, como no areão, decoração, plantas, vidros, etc.. Não sei se a lã é muito grande...

Mas, sim, também é possível ser isso, sobretudo porque a troca é feita semanalmente (foi um dado que me escapou ontem...)

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Publicado:

Bem, muito obrigado pela vossa ajuda. eu ja estou a fazer as mudanças de água e agr é só esperar :?

muito obrigado mm :D

Cumprimentos,

Ângela

Publicado:
Também pensei nisso, mas em 250 litros devem havem muitas bactérias tanto em suspensão na água, como no areão, decoração, plantas, vidros, etc.. Não sei se a lã é muito grande

Eu também pensei nisso mas se as mudas de água não são semanais então as morte das bactérias (essas na coluna da água) não deveria acontecer. ;)

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Só acontecia de 4 em 4 meses :D por causa do cloro e etc. da água da torneira.

É claro que não passa de uma teoria: o importante é corrigir os hábitos de manutenção, que estão mal.

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png