Sistemas de esterilização UV


Recommended Posts

Boas!

Tenho visto em algumas lojas e catálogos a venda de produtos esterilizadores com UV. Gostaria de saber a opinião dos membros em relação a esses produtos e o que melhorou efectivamente nos seus aquas após a instalação dos mesmos. Usa-nos para controlar a qualidade da água? As populações de algas?

Thanks :twisted:

Como a velocidade da luz é maior que a do som, algumas pessoas parecem inteligentes.. até se lembrarem de abrir a boca!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

td bem?.....

apesar da minha pouca experiencia resolvi responder porque tambem estou a pensar fazer um.....

pelo que sei com um esterelizador UV poderas eliminar tanto as bacterias em suspensao na agua como as algas, pelo que em relacao as bacterias consegues evitar muitas doenças nos teus peixes, mas atencao :!: que o esterelizador nao resolve os problemas de má qualidade da agua :!: ....

assim sendo teres um aqua muito mais saudavel e sem doencas..... ;)

A Vida é Bela....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Helloo!

Vi um num catalogo da RENA. Tem a designação de RENA UV COMPACT. Por acaso sabes como aquilo se instala? é no interior do aquário ou acomplado ao sistema de filtragem? Ainda vou procurar mais informação sobre o assunto porque não sei até que ponto não poderá afectar o sistema imunitário dos peixes que lá estiverem. Se souber de mais alguma coisa informo-te :?:

Como a velocidade da luz é maior que a do som, algumas pessoas parecem inteligentes.. até se lembrarem de abrir a boca!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Como tuda na aquariofilia, a experiência é que nos faz ir pelo caminho correcto, e mesmo que de inicio seja o errado, apercebes-te e mudas o rumo. Quanto ao UV, há divergências. Uns dizem que o têm 24/7, outros que o usam 15 dias em cada mes, outros que só o usam 1 semana e outros que o usam o tempo estrictamente necessário para limpar a água.

 

Quanto ao sistema imunitário dos peixes, este não é alterado, pois tal sistema já se encontra completamente estabelecido aquando da entrada do peixe no aquário. Julgo mesmo ser bastante benéfico, pois não os expõe a novos agentes patogénicos. No entanto, tem um senão, peixes que nasçam nesse aquário, não têm o referido sistema imunitáro estabelecido, daí, a maioria dos utilizadores de filtros UV, os usarem intermitentemente, para que, embora mate tudo o que é bacterias(boas e más), algas e outros organismos na coluna de água, não a torne completamente esteril. Compartilho também este ponto de vista.

 

Quanto aos sistemas em si, já vi preços desde os 60€ até aos 300€, mas os mais baratos, vi-os em sites estrangeiros.

 

Abraços

Cumprimentos,

Rui Pedro Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas xHORNETx,

 

hum, realmente são um bocado puxadinhos de preço :x

 

Por acaso não sabes se afecta de algum modo as plantas? é que eu estava a pensar adquiri-lo para um aqua plantado.

Como a velocidade da luz é maior que a do som, algumas pessoas parecem inteligentes.. até se lembrarem de abrir a boca!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me da parte da montágem :x

Tem de ser acoplado, obviamente, a algo que force a passágem da água do aquário, por dentro do dito sistema. Quanto ao ser usado no circuito do filtro... a minha opinião é que o fluxo é em grande parte estrangulado, como tal, e como eu o vou montar, é com uma powerhead ou reutilizando a cabeça de um interno que faz 230 l/h. Só não sei se depois tem força suficiente para fazer a água circular, mas isso é pormenor.

 

O preço não ultrapassa a utilidade do referido sistema, pois a sua utilização deve prolongar em muito, não só a habitabilidade como a longevidade de todo o aquário.

 

Quanto ao usa-lo num plantado, não julgo haver qualquer tipo de problema, pois decompõe matéria organica, como algas, parasitas, e segundo o que já por aqui li, não decompõe os iões do ferro, potássio e afins, mas sobre isto, os entendidos é que se têm de pronunciar, pois não tenho nem conhecimentos, nem base de experiência para opinar com toda a certeza. :oops:

Cumprimentos,

Rui Pedro Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.