Apistogramma Cacatuoides


rabora

Recommended Posts

Boas, tenho dois indivíduos desta espécie, um macho e uma fêmea,até há pouco tempo tudo estava bem entre eles,entretanto adquirir um novo aquário (maior) a decoração um pouco alterada mas manti os mesmos elementos (tronco, plantas), apartir daí o macho começou a perseguir a fêma constantemente, primeiro fáz uma espécie de dança de excebição e depois lança-se de forma agressiva para a fêma que esta praticamente sempre escondida dele, uma das barbatanas já esta meio mordida. Este comportamento é normal entre os apistos? Devo tomar alguma providência? Espero ajuda dos mais entendidos.

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A alteração para um aquário maior pode ter despertado a vontade de acasalar no macho, mas pelos vistos, não na fêmea! Essa é uma das razões pelas quais os criadores costumam ter um trio: 1 macho e 2 fêmeas – os apistos são ciclideos e estes podem ser agressivos na altura do acasalamento. Se houver duas a porrada é dividida nas duas.

Isto não é regra, eu neste momento estou a tentar por dois agasizzi a “entenderem-se” e é a fêmea que anda a convidar o macho :lol:

Se puderes retirar o macho por uns tempos, dás algum tempo à fêmea para se habituar à nova casa, passado uns dias pões lá o macho de novo a ver o que dá. No entanto cuidado, os apistos são peixes sensíveis e tanta mudança de aquário pode dar mau resultado. Se a porrada não for muito severa espera para ver.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá rabora,

 

é perfeitamente normal o comportamento dos teus apistogramas o facto de os teres mudado de "casa" o teu macho anda a encontrar o seu territorio e por ixo anda muito mais agressivo do que o normal e vais reparar que não vai ser só com a femea mas sim com os outros peixes tambem...

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais