1º Aquário - Evolução (1 Ano Depois)


rapsantos

Recommended Posts

Antes de mais nada, quero agradecer a todos os membros deste Fórum, pois são realmente fantásticos e muito prestáveis!

 

A minha "panca" com a aquariofilia já existe há anos, mas nunca tinha tido a coragem para ter um aquário em casa. Com a vossa ajuda, acabei por eliminar muitos fantasmas e avancei (após semanas de leitura neste fórum) com a compra de um aquário (usado).

 

Equipamento

Aquário: Aquatlantis Evasion

Dimensões: 101x40x55 cm (Comp. x Larg. x Alt.)

Volume: 190 Litros brutos

Substrato: 30L de Akadama

 

Filtro: Sacem Marathon 2000 (1850 l/h)

Matérias Filtrantes: 2 cestos com esferas azuis de plástico (feitas com diversas travessas); 1 cesto com cerâmicas; 1 cesto com lã de vidro; 1 cesto com EHFI Substrat (Eheim); mais 1 cesto com lã de vidro

 

Iluminação: 2 x 25 watts (Power-Glo)

 

Termostato: Jagger 200w

 

Fauna

2 Dânios Zebra (para a ciclagem)

No futuro, pretendo ter um cardume de Néons, aumentar o número dos Zebras e escolher mais uns peixinhos (ainda em fase de estudo de compatibilidade, mas aceito sugestões)

 

Flora

Hygrophila Polysperma (à esquerda)

Eleocharis Acicularis (à frente)

Bacopa Caroliniana (à direita)

No futuro, pretendo encher um pouco mais

 

Decoração

1 Tronco Mangrove

1 "calhau" para manter o tronco em baixo.

 

Fotos do processo de montagem

 

IMG_0936_Small.jpg

Aqui o aquário tinha acabado de ser limpo (remoção do areão anterior), e estava a cortar um tapete de poliuretano para colocar entre o aquário e o móvel. Como os roofmate que encontrei eram muito altos, optei por utilizar uma base de campismo.

 

IMG_0937_Small.jpg

O aqua no local definitivo, mas com um vinil azul autocolante, que comprei no AKI (1 euro e pouco o metro). Falta retirar algumas bolhas que me escaparam...

 

IMG_0938_Small.jpg

Adição do substrato e testes com o tronco

 

IMG_0945_Small.jpg

Adição da água, tratada com AquaSafe. Plantas no lugar. Mais água e primeiro "problema": o tronco começou a boiar... love you

 

IMG_0947_Small.jpg

Nada que um belo calhau (fervido), não resolva!

 

IMG_0949_Small.jpg

Não gostei da posição do tronco e mudei.

 

IMG_0958_Small.jpg

E este é o resultado até à data. Já com os dois habitantes e com a água bem cristalina (em fase de ciclagem).

 

Valores da água

PH - 6,0 estabilizado

NO2 - 0,05

PO4 - 0,05

 

Espero que gostem e comentem à vontade. Como já disse, é o meu primeiro aquário e preciso de muita ajuda para ter sucesso com ele e torná-lo cada vez mais belo e agradável aos seus "inquilinos"!

 

Já agora, aproveito para deixar a primeira pergunta: Tenho a entrada da água no aquário com um tubo (uma espécie de respirador, regulável), que ajuda a fazer as bolhas (que podem ser vistas na última foto). Isto é recomendável ou não? Caso contrário, e uma vez que não gosto daqueles tubos com furos, que funcionam "tipo" cascatas, como devo direccionar o fluxo da água? De baixo para cima?

Editado por rapsantos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para encheres isos com plantas sem substracto ferilizante nem fertilizantes liquidos nao vias muito longe no leque variado de especies, mesmo em relaçao algumas que adquiriste. Mas vai mostrando evolução que nos vamos ajudando love you

 

Quanto aos peixes, acho que para ja cardumes de pequenos ai ficavam bem, umas rasboras arlequins tambem sao bonitas :lol:

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Miguel, acabei por alterar o tronco para a posição vertical, porque: 1º fica mais natural e 2º acaba por criar mais canais por baixo dele, do que na outra posição (o calhau é que ainda está a tapar alguns).

 

Pedro, o meu objectivo não é ter um plantado. Apenas quero ter algumas plantas para o bem-estar dos "inquilinos", tapando o tubo de aspiração da água e criando uma ou duas moitas de maior dimensão. De qualquer maneira, no futuro estou a pensar em utilizar fertilizantes líquidos. Sugeres algum em particular?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tá engraçado o aquario, embora ja tenhas dito que nao pretendes um plantado acho que podias ter mais verdinho ai, mais pés dessas especies ficava mais composto!

 

 

Esse tronco é muito engraçado podes dizer onde o arranjas-te ? ando a procura de algo semelhante!

Cumprimentos

 

 

 

Ex green goblin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

António, o tronco comprei-o na Naturline. Eles possuem diversos formatos e tamanhos. Vinha com uma etiqueta da Amtra (http://www.amtra.de). Se fizeres uma pesquisa na Net, encontras algumas lojas OnLine que também vendem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma dúvida: como só tenho a Akadama como substrato, se optar por peixes de fundo como os Bótias Palhaço, convém cobrir a Akadama com outro substrato, ou não há problema? É que a Akadama liberta tanto pó quando se mexe nela que tenho algum receio...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma dúvida: como só tenho a Akadama como substrato, se optar por peixes de fundo como os Bótias Palhaço, convém cobrir a Akadama com outro substrato, ou não há problema? É que a Akadama liberta tanto pó quando se mexe nela que tenho algum receio...

 

tb gostava que me tirassem essa duvida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Artur, apesar do filtro ter cerca de 50cm de altura, mesmo assim ele fica abaixo do fundo do aquario. Contudo, ele tem capacidade para levantar a agua ate 2 metros de altura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Artur, apesar do filtro ter cerca de 50cm de altura, mesmo assim ele fica abaixo do fundo do aquario. Contudo, ele tem capacidade para levantar a agua ate 2 metros de altura.

 

Que sorte eu tenho o Marathon 1000, e tenho que o sangrar para por a funcionar. :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Artur, antes de ligar o meu pela primeira vez também o sangrei (tirar o ar de dentro, certo?), mas ficou logo a funcionar.

Exacto eu no meu todas as vezes que faço limpeza quando monto tenho que o sangrar.

Só uma pergunta depois da limpeza o copo do teu filtro enches com água ou deixas o vazio ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ainda não fiz nenhuma limpeza, porque montei o aqua apenas há uma semana. Contudo, quando o montei pela primeira vez, deixei o copo vazio e apenas suguei um pouco de ar pelo tudo da saída da água e o copo rapidamente ficou cheio (assim como os tubos).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ainda não fiz nenhuma limpeza, porque montei o aqua apenas há uma semana. Contudo, quando o montei pela primeira vez, deixei o copo vazio e apenas suguei um pouco de ar pelo tudo da saída da água e o copo rapidamente ficou cheio (assim como os tubos).

 

Pois assim é como eu faço :), vou tentar na proxima encher o filtro todo com água.

Estás a dar-te bem com aquela borracha da tampa do filtro ? eu ao principio nao atinava muito :), cheguei a ter o chao cheio de água :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O primeiro encaixe foi complicado. Tinha medo de partir o copo. Depois apanhei o jeito e corre bem. Pelo menos ainda não enchi o chão com água... :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá a todos, passado 1 mês e 10 dias volto aqui para vos apresentar umas pequenas modificações no meu aqua.

 

Uma delas não se vê, pois foi a alteração da calha de duas lâmpadas T8-25W para quatro lâmpadas PLL-36W-6500k. As plantas gostaram bastante!

 

A outra alteração foi a adição de umas pedras ao layout e é aqui que peço os vossos comentários. O que acham? Muito cheio?

 

A fauna aumentou e neste momento é a seguinte:

6 Dânios Zebra

4 Tetra Neon

2 LDA25 "Pitbull"

 

Tenho vindo a adicioná-los aos poucos e até agora tem corrido bem. O cardume de Neons ainda vai crescer até aos 10-12. Quero também adicionar um casal de Colisas Lalias e eventualmente um casal de Apistogrammas Cacatuoides. O que acham?

 

Também pretendo aumentar a flora com mais Eleocharis Acicularis (à frente), umas Valisnérias (no fundo) e eventualmente Rotala sp. "Nanjenshan"

 

Deixo-vos aqui umas fotos recentes.

 

IMG_1104_Small.jpg

Vista de frente

 

IMG_1103_Small.jpg

Vista "um pouco" de cima

 

PS - O calhau no tronco continua a ser necessário, pois este ao fim destes 40 dias ainda flutua... Menos, mas flutua... ;)

Editado por rapsantos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem cuidado com o calhau do tronco!

Em relação as pedras que pusseste tem conta para não serem calcarias ou alterar o pH, mas elas ocupam muito areão que podias completar com plantas, experiementa uns xistos que são muito bacanos e ficam muito bem!!! e vai testando varias disposições!!

abraço

:::Quando as palavras n bastam, as acções completam!!!:::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse tronco é muito porreiro, tenta aproveita-lo bem :)

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Danielludgero: Qual o teu receio com o calhau? Que ele caia contra o vidro? Se for isso o risco é mínimo, uma vez que o calhau está encaixado num buraco "grande" do tronco (a foto engana um pouco).

 

J4N!T4: Tens alguma sugestão para aproveitar melhor o tronco?

 

Marinho: Obrigado pelo comentário! :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois... realmente a foto engana!!! em relação a posição do tronco, gostei muito da primeira que tens la em cima, e acho que devias tentar vira-lo pra baixo... pra fazer estilo gruta.. faz so um teste pra ver se gostas... abraço

:::Quando as palavras n bastam, as acções completam!!!:::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Mais algumas alterações... No que diz respeito à fauna, neste momento é a seguinte:

6 Dânios Zebra

10 Tetra Neon

2 LDA25 "Pitbull"

2 Ramirezi (supostamente um casal, mas ainda jovens)

 

A flora também sofreu algumas alterações, para além de:

Hygrophila Polysperma

Bacopa Caroliniana

Eleocharis acicularis

 

passou a ter também:

 

Vallisnéria Nana

Rotala sp. "Nanjenshan"

Anúbias barteri var. barteri

 

Aqui está uma foto com uma visão global:

 

IMG_1236_Small.jpg

 

Uma das Anúbias (a da esquerda) está com um botão de flor, como podem ver aqui:

 

IMG_1239_Small.jpg

 

Como presente de Natal, fiz um Difusor de CO2 caseiro e as plantas agradeceram assim:

 

IMG_1227_Small.jpg

 

E aqui vai uma foto especial com o "dono do aqua":

 

IMG_1218_Small.jpg

 

E a sua suposta companheira:

 

IMG_1225_Small.jpg

 

Digo suposta, porque por serem jovens, ainda não tenho a certeza se são um casal...

Espero que gostem das alterações e que comentem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.