Dúvida Co2


Recommended Posts

Coloquei no meu aqua (240 lts.) Co2 (DIY fermentação), a minha dúvida é se o Co2 altera o KH e GH da água, porque tenho o KH a 3 e o GH a 7. Tenho outro aqua mais pequeno (40 lts.) com a mesma água e os valores de KH e GH são mais altos... O valor do Ph também difere de um para o outro, mas isso eu sei que é devido ao Co2. No maior tenho o Ph a 5 e no outro a 6,5. Tou a ver que vou ter que retirar o Co2 para poder colocar peixes, porque assim não dá!

I smell something fishy...

 

O meu aqua: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50893

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não altera nem um nem outro.

Se bem que o KH é dado pela soma das concentrações de iões Carbonato e Bicarbonato, e a injecção de CO2 influencia estas, não é em grande valor e não se nota a alteração do KH com injecção de CO2 (teste colorimétrico).

 

O GH é somente a soma das concentrações de iões Cálcio e Magnésio dissociados na água. Injectar CO2, a menos que estejamos a trabalhar a pH's superiores a 8.4, não vai influenciar nada.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz uma tpa hoje, de cerca de 20%, depois medi com o teste da esha (tiras), o resultado foi este:

 

ph: 6

kh: 3

gh: 7

no2: 0

no3: 10

 

Fiz o mesmo teste à água da torneira e só variou no ph (7) e no gh (8/9).

Tenho 2 troncos no aqua, será por isso que o ph desceu assim? Já desliguei o co2, vou medir o ph pela manhã para ver se subiu. Com este ph que peixes poderei colocar? Preciso ajuda!

I smell something fishy...

 

O meu aqua: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50893

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje ao medir o ph, vi que subiu para 6,5... mas ainda é baixo para os peixes que quero. Vou colocar algumas conchas no filtro para ver se o consigo aumentar. Pelos vistos a descida do ph até 5 foi devido ao co2, agora não o posso voltar a colocar, será que as plantas aguentam bem sem co2?

I smell something fishy...

 

O meu aqua: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50893

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas migus,

 

Já experimentaste colocar o difusor de co2 mais proximo da superfície.

 

Eu comecei com ele a meio da coluna de água e neste momento tenho-o a 5cm da superfície. Tenho tudo estável, mas requereu algum estudo até aqui chegar. Tenta coloca-lo mesmo junto á superfície durante o dia, e de noite retira-o para um copo com água, para não se perder para a atmosfera, e manter alguma pressão no circuito.

Cumprimentos,

Rui Pedro Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

Que tipo de filtragem tens? Qdo foi a ultima vez q lavas-te os filtros?

Tens Areão? Se sim quando foi a ultima vez que lavas-te o areão?

O ph baixa por falta de oxigenio, ora se tiveres os filtros sujos ou o areão sujo, à um exesso de conssumo por parte das bacterias para "tratarem" a àgua...

Diz algo!

Cump

A.Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um filtro Fluval 205, lavo-o quando faço as tpas (1 vez por semana). Não tenho areão, mas sim Akadama. A água da torneira tem um ph de 7 e a do aqua está agora com 6,5 (medido ontem).

I smell something fishy...

 

O meu aqua: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50893

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

diz uma coisa tens o co2 a bombar de noite ,e que nao convem ,pois o co2 e necessario durnte o dia quando as plantas o consomem e "deitam "o2 pro aqua ,a noite o processo e inverso ou seja as plantas consomem o o2 e deitam co2, por cnseguinte nao necessitas do co2 a noite ,e ,se for esse o caso ,pode te alterar os paramtros da agua como por exemplo acidificar a agua e por conseguinte alterarte o gh e kh

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho o co2 a bombar 24h, porque vi aqui num tópico que não convém retirar para não causar subidas e descidas bruscas no ph... devo ou não retirar o co 2à noite? Sinceramente já não sei o que faça! Já coloquei algumas conchas partidas no filtro, porque também li que ajuda a subir o ph e o kh, mas até agora nada...

I smell something fishy...

 

O meu aqua: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50893

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.