Limpeza de filtro


josé cruz

Recommended Posts

Estive a limpar os filtros do meu aquario maior :um eheim 2217 e um rena xp3 e foi quando reparei que a agua estava castanho muito escuro bem como as esponjas .

A minha pergunta é simples : O que é aquela sujeira toda e donde vem, sim porque as esponjas não tinham muitos detritos ,um bocadito de folha de cabomba e pouco mais; serão as bactérias que se alojam no filtro? Não me parece terra e a agua não me parece que esteja assim com tanta terra em suspenção pelo menos nunca tal ouvi falar.

Em todos os aquarios é assim ou é o meu que esta mal ? De facto nos meus aquarios pequenos os filtros tambem ficam castanhos mas donde vem aquele barro ? E o que é aquilo se nos aquarios não há terra?No maior ainda tenho substrato da jbl aqua flora ou uma coisa assim mas esta debaixo da areia mas nos pequenos só tenho areão.

Fiquei intrigado alguém me pode exclarecer para melhor perceber .

Quanto a lavajem fiz como me foi sugerido : lavei as esponjas com insistência e as cerâmicas passei-as por agua do aquario.

Alguém entendido se pode dignar dar-me uma explicaçãozinha por favor ? É que estou mesmo curioso e queria perceber o fenómeno.

E já agora , de quanto em quanto tempo devo lavar os filtros na vossa opiniáo.

saudações aos colegas aquariofilistas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Essa coisada acastanhada é nhanha, porcaria, materia orgnica em decomposição, e sim, bacterias tambem.

Os meus filtros, aquando da limpeza, até metem nojo, aquilo é com cada 'nhanhada' pastosa, na lã que uso, que mete respeito.

Quanto á limpeza, está correcto e á periocidade, depende de aquráio para aquario, tu é que tens de aferir isso. Quando vês que o fluxo está a diminuir muito, ou que a agua está a ficar com particulas em suspensão, é altura...

abraço

fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só mais 1 achega, o Fausto disse-o muito bem....

Para onde querias que fosse a borradice toda que os peixes fazem????

Nos fazemos na sanita eles fazem na água, o filtro serve para filtar a água, logo fica com a sujidade da água, restos de comida, caca de peixe, detritos de folhas, enfim....

Isso é facil de ver nos tais globos em que as pessoas poem os peixes de agua fria, se não mudarem a água fica castanha e será de que????Oxida a água é???? :wink::lol::lol::lol:

Tá certo???Ou Tá errado???

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...só um aparte;

 

por acaso a agua oxida, por causa disso é que o seu pH natural é ligeiramente acido; aliás, praticamente tudo o que está em contacto com o O2, oxida....é lixado, o próprio ar que tanto precisamos para viver é o maior responsável pela nossa morte (oxidação/envelhecimento das células..e de nós consequentemente)

...coisas da vida!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

por acaso a agua oxida, por causa disso é que o seu pH natural é ligeiramente acido; aliás, praticamente tudo o que está em contacto com o O2, oxida....é lixado, o próprio ar que tanto precisamos para viver é o maior responsável pela nossa morte (oxidação/envelhecimento das células..e de nós consequentemente)

Gostei... mas não concordo :(

 

A água do mar, por exemplo, é natural e não é ácida...

 

Quanto ao resto... aí tudo bem. Se bem que do ponto de vista puramente químico :D uma célula não pode ser oxidada... quanto muito as moléculas químicas que a compõe (isto é mesmo só para ser chatinho).

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Báhhhhhhhhhhhhhhhh

Lá vêm os quimicos e afins com as suas questões técnicas que eu pessoalmente não entendo...... :lol:

e se entendo dá muito trabalho ler os vosso testamentos tão ilustres e letrados.

Hip...hip...hurra...vivam os nossos mestres.

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

continuando o off-topic.. :shock:

 

Digamos que o oxigenio tem uma grande força para atrair electroes de outros elementos ( electronegatividade) e quando os electros de um elemento "saem" para outro elemento, neste caso para o oxigenio, esse elemento que ficou sem o(s) electrao(oes) diz-se oxidado...

 

Simples nao ? :roll:

Cumprimentos

 

 

 

Ex green goblin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.