Espécies de tropheus


Nuno Antunes

Qual a vossa espécie de tropheus preferida?  

60 votos

  1. 1.

    • Ilangi
      6
    • Mpulungu
      15
    • Red Moliro
      10
    • Golden Kazumba
      2
    • Chaitika
      3
    • Red Rainbow
      11
    • outra (qual?)
      13


Recommended Posts

Boas

 

Já fiz esta pergunta no forum da APC e decidi repetir por aqui...

 

Aqui vai:

Qual a espécie de tropheus que gostam mais? As colocadas são as minhas favoritas... E quais as vossas?

 

Ilangi:

2d55ef20.jpg

Mpulungu

mpulungushow1.jpg

Red Moliro

moliro.jpg

Golden kazumba

tropheus_moorii_golden_kazumba.jpg

Chaitika

chaitika.jpg

Red rainbow

T._kasanga.jpg

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hehe, isso ficamos todos os "donos" de tropheus.

 

Os gajos custam a engrenar mas quando engrenam aquilo é filhotes à carrada :D

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os duboisi? Gosto deles mas não são os meus favoritos daí não os ter colocado na lista :wink:

 

Engraçado é que tão poucas pessoas votaram. Só 20 votos, num universo de tanta gente... mas pronto, sempre dá para ver o que o pessoal gosta.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou é a ficar com problemas de sobre-população a curto/médio prazo.

 

Eu sei que é polémico, mas estou muito tentado a introduzir um predador - Altolamprologus calvus black, para ver se me resolve o problema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou é a ficar com problemas de sobre-população a curto/médio prazo.

 

Eu sei que é polémico, mas estou muito tentado a introduzir um predador - Altolamprologus calvus black, para ver se me resolve o problema.

 

Se quiseres posso alugar o meu Altolamprologus compressiceps (Red Fin) duas semanitas que ele resolve !! :D

 

Outra solução é venderes ou oferecer !

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra solução é venderes ou oferecer !

Sem duvida uma solução mais no espirito da aquariofilia :roll:

 

Se há excesso de população vender ou dar, dependendo da "gravidade" da situação.

E estando em Lisboa ou Porto "escoar" excedentes nem é particularmente dificil.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema é que tentar apanhar um dos ditos é uma missão quase impossível. É que tenho um labirinto de túneis praticamente inamovível - e "eles" sabem-no!!!!!!!! :wink:

 

A solução passava por ter de tapar todas as entradas dos túneis, retirar rochas, e então sim, dar caçada aos ditos. Seria um stress enorme para os bichos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tentaste a técnica do garrafão? Com os meus resulta :twisted:

 

É simples... pegas num garrafão de 5l de água e cortas o topo, na zona onde o garrafão começa a alargar.

Depois viras o topo para dentro e pronto... tens uma armadilha porreira.

 

A seguir vais habituando os gajos à presença do garrafão no aquário e por fim quando achares que estão prontos, comida dentro do garrafão e água com ele.

Foi assim que apanhei 90% dos alevins no meu aquário. Para o fim até adultos eu apanhava.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tentaste a técnica do garrafão? Com os meus resulta  

 

É simples... pegas num garrafão de 5l de água e cortas o topo, na zona onde o garrafão começa a alargar.  

Depois viras o topo para dentro e pronto... tens uma armadilha porreira.  

 

A seguir vais habituando os gajos à presença do garrafão no aquário e por fim quando achares que estão prontos, comida dentro do garrafão e água com ele.  

Foi assim que apanhei 90% dos alevins no meu aquário. Para o fim até adultos eu apanhava.

 

Espero que seja uma boa táctica, pois eu já a tinha adoptado na 3ª feira. Já lá entraram alguns adultos, mas os pequenotes mantêm distância. Ainda não coloquei qualquer alimento - vou esperar mais um pouco.

O aquário para os alevins já está preparado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai deixando os adultos andarem lá por dentro mas vigia se não ficam muito stressados porque se isso acontecer tens de os libertar de lá.

 

Os pequenotes são por norma desconfiados... (não é sendo despreocupados que sobrevivem num aquário de adultos, não é?) mas a seu tempo também acabam por ir investigar.

Os meus inicialmente só iam os pequenotes investigar, a comida acabava por atrair os mais desconfiados.

Depois é que os adultos perceberam que havia comida e começaram a ir eles em primeiro.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Tiago, o Salgado já respondeu noutro tópico que os tropheus são ainda muito pequenos para se venderem.

 

Vender em alevins é sempre muito arriscado porque são pequenitos e frageis e qualquer coisinha morrem logo.

Espera um pouco, que quase de certeza que quando estiverem em ordem de serem vendidos eles lá aparecem.

 

Aproveita o tempo de espera para estudares bem a fundo os tropheus, porque são muito bonitos mas não são peixes que perdoem falhas aos donos.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno

 

Também votei Murago mas gosto bastante dos teus mpulungu

 

Abraço

João

[url="http://www.ciclideos.com/forum/"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, em tropheus acho que não se pode dizer que há peixes feios e basta ver os resultados até agora em que todos os peixes excepto os chaitika têm votos.

 

Os meus mpulungus não eram para ser mpulungus mas sim ilangis ou red rainbows.

Mas depois comecei a pensar... tenho a oportunidade de importar e vou trazer o que há cá ao pontapé? E assim decidi não pedir red rainbows.

Os ilangis desisti porque na altura da encomenda o exportador só tinha adultos selvagens e custavam 30 e tal euros cada um, com os portes ficavam-me perto dos 60€ cada o que me impedia de ter uma colónia de tamanho decente.

 

Acabei por ir para os mpulungus e não me arrependo. Além de terem cores espectaculares que as fotos não fazem jus, têm um comportamento verdadeiramente louco.

Os meus mal me vêm aproximar do aquário vão logo doidinhos para a superfície a ver se lhes cai comida. O que eu sei é que se meter os dedos na água à superfície que eles vêm logo ao molho morder-me à procura de comida :)

Ainda hoje estava a meter mais umas valisnérias na zona do macho dominante e levei uma dentada no braço, não sei se ele me queria de lá para fora ou se decidiu ver se braço de Nuno era gostoso. :P

 

Algumas das fotos de grupo que tirei deles são conseguidas porque eles têm uma fixação pelos meus dedos e mesmo através dos vidros tentam sempre comê-los. É hilariante passear com os meus dedos do lado de fora do aquário e ver 20 tropheus enfileirados a perseguir os dedos a ver quem chega primeiro para comer. :P

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais