Desta é de vez...


Recommended Posts

olá pessoal!

 

É desta que eu me lanço nos salgados... consegui juntar o indeipensável para começar.

Entáo é o seguinte: o aquario principal tem 100x40x50 e tenho outro aquaro que vai fazer de sump (100x30x40). O aquario principal nao está furado e ainda tenho d construir um overflow, portanto n vou montar a sump d momento!

 

Em relação a possiveis bombas d retorno da sump tenho:

- Seltz L40II Hydor (1500 a 2800 l/h)

- Fluval 303 (840L/h)

-Eheim 2227 (1050 L/h)

 

Como tenho lido que nao é aconselhavel a utilização d filtros externos em aquario salgados... tou a pensar em utiliza-los sem nenhum meio filtrante.

 

Em relação ao escumador vou utilizar 2 da MilAquarios .

 

Ainda n tenho osmose, mas vou comprar agua numa loja cá da zona enquanto nao adquiro a osmose!

 

Quanto ao substracto tenho 10K d areia coralina fina e 11k d aragonita.

 

O que acham?? alguma sugestão?

 

espero respostas!

 

Obrigado

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se andás-te a investigar o forum, deves ter lido um post que coloquei para montar também o meu aquário salgado.

 

A minha única sugestão é: Não montes sem a sump! É preferível esperar um pouco mais, mas monta sump/refugio!

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu li o teu tópico... aliás acompanhei todo esse processo de montagem :lol:

 

Eu vou montar a sump e dá para incluir um refúgio... mas faz mal montar já o aqua principal e só dps a sump?

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relação ao substracto em tenho areia d coral d uma granulometria d cerca 2/3mm, areia d coral com gran 1mm, a ainda tenho aragonita.

 

Vou colocar por esta ordem, mas acham que devo separar as diferentes camadas com algum tipo d rede???

 

Preciso de por algum tipo de aditivo???? tenho ouvido falar do Kalc... alguem me pode ajudar em relaçao a isto?

 

abraço!

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Em relação à areia não penso que seja necessário colocar uma rede a separar as camadas. Pesquisa aqui no fórum, há muita informação sobre o assunto.

Em relação ao kalk e outros aditivos também te dou o mesmo conselho: pesquisa, pesquisa....

 

m a n k l i t

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi novamente!

 

Tive a pensar em como fazer a sump e cheguei a esta conclusao:

 

| |

| | |

| | | |

|. . . | | | | |

|. . . |. .| esc. | ref. | bomba |

|. . . |. .| | | |

|______|_______|_________|_______|

 

Que acham????

 

O tubo que leva a àgua do aquario para a sump vai ter 3cm d diametro e a bomba de retorno tem um caudal entre 1500 a 2800 L/h.

 

A sump vai estar à mesma altura do aquario!

 

Ainda vou utilizar o filtro seco/humido da Eheim 2227, ou p funcionar como bomba d retorno, ou para colocar atras da rocha viva!

 

o sistema d over flow k estou a pensar em usar é o seguinte:

 

contesine_sifao.htm>um abraço!

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o sistema d over flow k estou a pensar em usar é o seguinte:

 

contesine_sifao.htm[/img]

O que tentaste colocar no fórum foi um link para uma página html, e não para uma imagem.

 

Este é o link para a página html: http://www.reefcorner.org/diy/diversos/con...esine_sifao.htm

 

E este para a imagem: http://www.reefcorner.org/diy/diversos/con...esine_sifao.jpg

 

Para veres a imagem, usas o link da imagem com as tags, ou seja:

contesine_sifao.jpg

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao overflow, posso-te dizer que funciona porque fiz um igual. Não o tenho a funcionar, mas testei-o e trabalha bem.

 

Faz com o maior diametro possível! :?:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi!

 

Em relação ao diametro do tubo do overflow pensei em 3cm.... para um fluxo de retorno na ordem dos 2500L/h...

 

Que acham?

 

Tive a pesquisar no forum em relação ao kalk...

 

E segundo o que li este tem como objectivo manter os niveis de calcio, e por sua vez os niveis de KH... será assim??

 

Li também que poderia comprar hidroxido de calcio na farmacia... que sai mais em conta... tipo vou à farmacia e peço hidroxido de calcio... eles têm sempre?

 

O kalk adiciona-se com a água de reposiçao, normalmente durante a n oite e lentamente....

 

É assim???? algum erro? falta alguma coisa?

 

obrigado mais uma vez!

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O kalk adiciona-se com a água de reposiçao, normalmente durante a n oite e lentamente....  

 

É assim???? algum erro? falta alguma coisa?

 

É isso, mas tem cuidado na forma como o usas, lentamente e sem pó visível em suspensão. Lê um bocado sobre as técnicas de utilização de kalk antes de partires para isso.

A kalkwasser é uma forma barata e altamente eficaz de manter o cálcio e o KH elevados e de forma equilibrada.

Um abraço,

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mais uma vez obrigado pelas vossas respostas!

 

Outra coisa sobre o calk... qd o começo a adicionar ao aquário? logo de inicio?

 

E em relação à rocha viva... tb coloco já de inicio ou espero algum tempo até a colocar?

 

um abraço!

 

joão

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Podes começar a adicionar o kalk de imediato - não é absolutamente necessário mas ajuda a manter os parâmetros da água (aproveita para controlar as variações de Ph agora que ainda não tens nenhum ser vivo)

 

A rocha viva é ou será o centro do teu aquário, adiciona o mais que puderes de imediato!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais