Mais umas ?as


Czar

Recommended Posts

Boas,

 

ora aqui estou eu para esclarecer mais umas dúvidas que me vão surgindo com o passar do tempo:

 

Aquário: 120x40x50 com filtro 1000l/h

 

- Vou fazer TPA´s de 20% de semana a semana, como li aconselhado aqui no fórum.

 

- Quando devo limpar o filtro? mensalmente? O limpar o filtro implica abrir por completo e lavar tudo ao promenor?

 

- Onde se acumulam as bacterias beneficas (nitrificantes?) no nosso aquário? No filtro ou dentro do aquário?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Basicamente dentro do filtro deverás ter algo que "limpe a àgua", esponjas, lãs, etc., e substrato de fixação de bactérias (pedrinhas, ceramicas, bolinhas, etc.).

 

Com a máxima frequencia possivel deverás limpar as esponjas, até à exaustão.

O substrato de fixação das bactérias SÓ ENXAGUADO com àgua do aquário.

Voilá.

:lol: JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então as esponjas não é só passá-las por água do aquário ou água morna mas sem cloro ,bem como todo o resto do material filtrante,com a preocupação de não destruir as colónias de bactérias.

T'ou ca dúvida.

saudações aos colegas aquariofilistas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então as esponjas não é só passá-las por água do aquário ou água morna mas sem cloro ,bem como todo o resto do material filtrante,com a preocupação de não destruir as colónias de bactérias.

T'ou ca dúvida.

 

Ainda que nas esponjas se fixem bactérias, essa não é a função das mesmas.

Daí que devam ser lavadas até à exaustão.

Se o filtro só contem esponjas então a conversa é outra.

Filtragem, na minha opinião, mal montada.

Aí sim devemos enxaguar apenas e de "obrigatóriamente" com àgua do aqua.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

o meu filtro tem cerâmicas e bolinhas castanhas. O que são essas bolinhas?

 

Tem 3 esponjas e tem também uma cobertura branca, como se chama isso? Também deve ser lavado e/ou trocado?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Diz qual é o filtro, e quais as "camadas" que tem, que de certeza as respostas são mais precisas :) ...

 

Fica bem.

Jorge Rodrigues

 

“Para os erros alheios temos os olhos de um lince; para os nossos próprios, os olhos de uma toupeira”

“Uma grama de exemplos vale mais que uma tonelada de conselhos”

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

EHEIM 2217

 

1 camada com uma cena branca

1 camada com 3 esponjas

1 camada com bolinhas catanhas e ceramica (cilindros brancos furado?)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,  

 

EHEIM 2217

 

1 camada com uma cena branca

1 camada com 3 esponjas

1 camada com bolinhas catanhas e ceramica (cilindros brancos furado?)

 

Cumps

 

Bem a camada com "uma cena branca" suponho que seja a comum chamada Lã de Vidro (fibra sintética), que como podes reparar está numa posição mais superior do filtro , pelo que serve essencialmente para filtrar partículas orgânicas mais grossas (fezes,resto de comida , particulas vegetais, etc ...) impedindo que voltem ao aqua e que se fixem no restante percurso da filtragem.

 

As 3 esponjas ...que devem ser azuis, servem também para o mesmo, sendo menos densas que a fibra sintética.

 

As bolinhas castanhas suponho que seja Enheim Substrat , que constitui uma camada de fixação ideal para as colónias de bactérias , que como deves saber são essênciais.

 

Os cilindros furados , como tu bem disses-te é cerâmica, não te sei dar uma explicação muito técnica de como a sua "natureza" se aplica á filtragem , mas que são úteis , tenho a noção que sim , embora em muito menor quantidade do que por exemplo , o Substrat.

 

Espero ter ajudado ... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

obrigado, já entendi os componentes do meu filtro, agora mais duas dúvidas:

 

- A lã de vidro deve ser trocada de quanto em quanto tempo?

 

- Convem também ser lavada exaustivamente, junto com as esponjas é isso? Devo lavar moderadamente a Cerâmica e o Substract certo?

 

- Quanto às esponjas, as 3 (azuis :lol:) têm diametros diferentes, logo a que tem maior diametro deve ficar voltada para cima e a de menor diametro para baixo certo?

 

- O tybo que tem uns furinhos para a água sair deve ficar mergulhada na água ou á superfície desta?

 

- Por fim, a secção do filtro responsável por "chupar" à água do aquário é longa (até à dobra) para o meu aqua e assenta no areão, sugando parte deles para o filtro, queria mete-lo numa posição mais superior, mas não consigo destacar a parte de baixo para o cortar, alguém tem ideia de como fazer isso?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aproveitando este tópico para não haver a necessidade de abrir um outro com assunto identico pergunto:

 

- o filtro que está no meu aquário por enquanto ainda é o que vinha com o Kit, aquapor 300L (é interior), o qual apenas tem uma esponja preta e uma caixinha de carvão activo....

estando a esponja no fundo e a caixa de carvão por cima, havendo ainda espaço em cima do carvão...

 

o que quero saber é se devo lavar essa esponja ou não, ou ainda se poderei colocar mais alguma camada filtrante no filtro?

 

é que da ultima vez que fiz uma tpa ao meu aqua, lavei o filtro pois estava muito sujo, a esponja estava com uma nhanha castanha, mas lavei a esponja na água que retirei da tpa, pelo que achei que não ia ter problemas, mas após a tpa o nivel da amónia voltou a subir...

Helena Covas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

obrigado, já entendi os componentes do meu filtro, agora mais duas dúvidas:

 

- A lã de vidro deve ser trocada de quanto em quanto tempo?  

 

- Convem também ser lavada exaustivamente, junto com as esponjas é isso? Devo lavar moderadamente a Cerâmica e o Substract certo?

 

- Quanto às esponjas, as 3 (azuis :D) têm diametros diferentes, logo a que tem maior diametro deve ficar voltada para cima e a de menor diametro para baixo certo?

 

- O tybo que tem uns furinhos para a água sair deve ficar mergulhada na água ou á superfície desta?

 

- Por fim, a secção do filtro responsável por "chupar" à água do aquário é longa (até à dobra) para o meu aqua e assenta no areão, sugando parte deles para o filtro, queria mete-lo numa posição mais superior, mas não consigo destacar a parte de baixo para o cortar, alguém tem ideia de como fazer isso?

 

Cumps

 

1º -A lã de vidro , dever ser trocada 50% a cada 2/3 meses (daí não preferir os discos de lã de vidro), a outra metade deve manter-se no filtro tal e qual como está. Portanto ... esquece as lavagens. Mas se tiveres e quiseres reutilizar um disco de lã de vidro lava-o bem, mas com água do aquário, assim como OBRIGATÓRIAMENTE devem ser lavados o substrat e o mech, em água do aquário (aproveita a das TPA's :wink: ), para isso basta "revolvê-los" dentro da mesma a fim de sairem as maiores partículas agarradas ao mesmos.

 

2º - Quanto ás esponjas estranho que tenham tamanhos diferentes. Pois nunca as vi assim, mas se já foram usadas devem estar assim provavelmente devido á compactação no filtro, pois ele tem uma forma meio "cónica". Mas se assim estão aproveita sim de modo a que fiquem ajustados as paredes do mesmo.

 

3º - O tubo ... depende ... é uma escolha pessoal tua , ou adequada á tua fauna. Se tiveres Discus, ou peixes sensíveis , eu pessoalmente prefiro e tenho o tubo imerso , faz menos barulho e provoca menos agitação na superfície da água ... (mas tem o reverso da medalha) consequentemente não auxilia na oxigenação da mesma...

 

4º - Bem se for o filtro , e o equipamento Enheim que penso , na extremidade do tubo deves ter algo como um crivo (verde) que quanto sei é destacável do tubo ... a cortares , deves sim cortar o tubo em forma de bengala e não essa parte, pois o crivo é essencial.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aproveitando este tópico para não haver a necessidade de abrir um outro com assunto identico pergunto:

 

- o filtro que está no meu aquário por enquanto ainda é o que vinha com o Kit, aquapor 300L (é interior), o qual apenas tem uma esponja preta e uma caixinha de carvão activo....

estando a esponja no fundo e a caixa de carvão por cima, havendo ainda espaço em cima do carvão...

 

o que quero saber é se devo lavar essa esponja ou não, ou ainda se poderei colocar mais alguma camada filtrante no filtro?

 

é que da ultima vez que fiz uma tpa ao meu aqua, lavei o filtro pois estava muito sujo, a esponja estava com uma nhanha castanha, mas lavei a esponja na água que retirei da tpa, pelo que achei que não ia ter problemas, mas após a tpa o nivel da amónia voltou a subir...

 

1º - Podes e DEVES lavar a esponja mas sempre com a água das TPA's.

 

2º - Podes colocar, mas eu aconcelho-te a remover o carvão , e a usar antes Enheim Substrat ou matérias do género que ajudem á fixação de colónias de bactérias. O carvão é utilizado essencialmente em alturas de montagem dos aquários e após serem feitos tratamentos aos peixes com medicamentos. Na minha opinião... não é benéfico ter sempre carvão no sistema de filtragem. Essa "nha-nha" é normal ... ou talvez não ... depende ... pode ser normal ... como pode ser resultante de estares a dar demasiada comida aos peixes, ela ser de fraca qualidade e fazer o género de uma "lama" no filtro, ou de lavares o mesmo com pouca frequência..e provávelmente é isso que também, está a propiciar os níveis de amónia ... tenta fazer tpa's mais frequentes, ou posto isto talvez re-avaliar a quantidade de peixes, etc...

 

Espero ter ajudado.... :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

o filtro é um 2217.

 

Quanto ao remover o crivo o problema está ai, posso remover uma parte, mas o encaixe fica lá e se o cortar, depois já não consigo voltar a mete-lo lá...

 

então vou passar a fazer assim:

 

- TPA de 2'% semanalmente

- Limpeza do filtro mensalmente com passagem por àgua das ceramicas, substract, esponjas e lá de vidro

- Lavagem de 50% da lã de vidro aprofundadamente

 

Está tude certo aqui?

 

Depois outra coisa, ao fazer a TPA, posso pura e simplesmente puxar da mangueira e encher o aquário ou devo adoptar outro procedimento?

 

Há o problema da T da água e do cloro.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

o filtro é um 2217.

 

Quanto ao remover o crivo o problema está ai, posso remover uma parte, mas o encaixe fica lá e se o cortar, depois já não consigo voltar a mete-lo lá...

 

então vou passar a fazer assim:

 

- TPA de 2'% semanalmente

- Limpeza do filtro mensalmente com passagem por àgua das ceramicas, substract, esponjas e lá de vidro

- Lavagem de 50% da lã de vidro aprofundadamente

 

Está tude certo aqui?

 

Depois outra coisa, ao fazer a TPA, posso pura e simplesmente puxar da mangueira e encher o aquário ou devo adoptar outro procedimento?

 

Há o problema da T da água e do cloro.

 

Cumps

 

Eu é precisamente o contrário , não consigo remover o crivo do encaixe...daí provávelmente o teu deverá dar para remover, pelo que ... te aconselho a ver melhor esse aspecto ... em ultimo caso corta uma porção do tubo e remenda com mangueira :wink::? ... ou então coloca diagonalmente o mesmo numa parede lateral do aquário ou no fundo mesmo.

 

TPA's de "2%" ??? Isso é muito pouco... no mínimo 10% de 2 em 2 semanas ... é o que se aconselha ...

 

No que te referes a passar as materias filtrantes por água, lembra-te que a ceramica e o substract devem sempre ser SÒ E APENAS passados por água do aquário. A lã e os discos azuis , podem ser passados na água da torneira ... mas se conseguires fazê-lo com água das TPA's , melhor ... força nisso!

 

A 'regra' dos 50% referia-se á remoção dessa mesma quantidade a cada 2/3 meses. Não á lavagem!

 

Quanto á mangeira ... sim usa uma mangueira , coloca a ponta imersa no interior do aquário ... e dá uso ao principio dos vasos comunicantes ... tem cuidado se tiveres peixes pequenos e curiosos ... para estes não serem sugados pela mangueira ... se conseguires/puderes usar algum tipo de protecção ... melhor ... na aquariofilia a imaginação é uma preciosidade e uma verdadeira economia!

 

È claro que alguns dos aspectos que referi além de se basearem na minha opinião pessoal, reflectem também a experiência que tenho vindo a absorver ao longo dos anos, e com pessoas mais experientes ... a queimar as pestanas e a fazer asneira ... cada caso é um caso, e é claro que com base na tua experiencia ... e dedicação e observação e consequente conhecimento do teu aquário ... estas 'regras' serão totalmente adaptáveis á tua realidade. :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os cilindros furados , como tu bem disses-te é cerâmica, não te sei dar uma explicação muito técnica de como a sua "natureza" se aplica á filtragem , mas que são úteis , tenho a noção que sim , embora em muito menor quantidade do que por exemplo , o Substrat.  

 

As cerâmicas não porosas (1º cesto do filtro) servem principalmente para efectuar filtragem mecânica. Têm a vantagem de reter muita porcaria sem diminuir o caudal do filtro, ao contrário das esponjas que têm tendência a entupir.

No meu caso, lavo tudo com o chuveiro da banheira, excepto os cestos das cerâmicas porosas (Substrat ou outras), que são passadas por água do aquário

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só mais umas questõesitas...  

será que faria mal se retirasse a esponja que o filtro traz e coloca-se outro tipo de filtrante???  

e o que poderia colocar???

 

Deixa estar a esponja. Podes é colocar cerâmicas porosas pequenas (as da Eheim, por ex.) na caixinha onde estava o carvão.

 

Ou então, tiras a caixinha e pões mais uma esponja.

 

P.S: Esse filtro é um Aquapor? Se assim for, o ideal mesmo era trocares isso por um filtro a sério...

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.