Recommended Posts

Publicado

Olá a todos.

Tenho para vocês algumas perguntas, espero não ser muito chato...

Para começar, falei aqui à pouco de um problema que tinha, em que os valores de nitrato descem (já gastei um frasco de nitro+) com o tempo e os fosfatos não, fertilizo com potássio, nitrato, ferro, co2 e micros e mesmo assim algumas plantas têm um comportamento "estranho".

Pergunta, porque razão os valores de fosfato não descem? já estiveram a 5mg/l, neste momento e depois de umas TPAS vão nos 1mg/l... mas só lá vai mesmo com TPAS, já limpei o filtro, aspirei o areão e mesmo assim os fosfatos não descem, parece que as plantas não absorvem fosfatos...

Tenho no filtro uma resina da boyd enterprises chamada chemi-pure que comprei para tirar o amarelo da água provocado pelo tronco, será que é isto que retira os nitratos da água?

Setup

Ph=6,0

Gh=40mg/l (agradecia se me dissessem como se faz correspondencia entre ppm e graus, tanto para GH como KH)

Kh=40mg/l

No3=5mg/l

Po4=1mg/l

Fe=0,3mg/l

Estes valores são correctos para um plantado ou posso ter carências de alguns nutrientes?

Tenho ainda 45w num aqua de 69l brutos e 8h de luz diária (já tive 10 mas apareceram algas).

E agora mais recentemente uma ou outra folha de uma ceratopteris thalictroides começaram a ficar tipo transparentes a partirem-se, como tenho a planta ha pouco tempo pergunto, é normal ou será falta de algum nutriente?Estive a ler os tópicos sobre fertilização e pelas fotos não consegui distinguir a deficiência de nutrientes...

Desculpem tantas perguntas mas preciso mesmo saber o que se passa no meu aquário, ajudem-me para corrigir alguns possiveis disparates...

Aquele abraço aquático

Mad...Mad...Mad...

Publicado:

Olá.

Gh=40mg/l (agradecia se me dissessem como se faz correspondencia entre ppm e graus, tanto para GH como KH)

Kh=40mg/l

Quanto a isso, podes ver aqui nesta imagem...

GH_KH_01.jpg

Quanto ao resto...

GH... poderia ser ligeiramente maior. Todos os outros parâmetros me parecem bons, senão óptimos. Os nitratos também podiam ser ligeiramente mais altos, mas como não sabemos a comida e quantidade que dás (mesmo tu dizendo é difícil quantificar-se), as plantas podem receber todo o azoto que precisam sobre a forma de amónia expelida pelos peixes.

Quanto a folhas transparentes, realmente pode ser confusa a sua avaliação correcta... pode ser carências a níveis de micros e/ou macros secundários (cálcio e magnésio).

Carência (de Ferro): clorofila reduzida no novo crescimento e isso traduz-se em folhas e caules da mesma coloração que normalmente é amarelo e progride para pálido em casos mais acentuados. As nervuras permanecem verdes em carências leves e tornam-se pálidas em carências acentuadas, levando à sua morte e queda prematura das folhas.

Aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=36035

Quanto à resina, pode fazer isso mesmo que tu dizes, nunca se sabe... em plantas, esquece-as. Tudo bem que há certos graus de especificidade, mas nunca se sabe bem o que uma resina de permuta iónica pode captar (dentro de catiões ou aniões).

Já agora pergunto... tens algas e/ou fertilizas com Potássio? Se sim, sê mais pormenorizado, se faz favor.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Olá de novo e desde já Luís, obrigado pela disponibilidade.

GH... poderia ser ligeiramente maior

A rondar que valores? 60ppm?80ppm?

Aqui:http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=36035

Foi este um dos posts que vi mas não consigo perceber bem por essas imagens.

Já agora pergunto... tens algas e/ou fertilizas com Potássio? Se sim, sê mais pormenorizado, se faz favor

Fertilizo com potássio da Kent Botanica mas é um pouco ambiguo a fertilização com potássio, uma vez que não existem testes no mercado...

Por isso no inicio e como suspeitava de carências de potássio (uma vez que tendo nitratos e fosfatos, os fosfatos não eram consumidos), fertilizei 3 semanas com 5 vezes mais o que as instruções recomendavam, e fiz isto porque li num tópico teu que em caso de carência, tudo o que fosse introduzido era rapidamente absorvido. Ao fim de uma semana como o fosfato estava na mesma voltei a fertilizar e ao fim de outra semana a mesma coisa, mas agora acho que já não pode haver tantas carências de potássio depois de toda esta fertlização, mas mesmo assim os fosfatos não descem naturalmente...

Intruções do fabricante:

-Adicionar 1ml por cada 40 litros de água semanalmente ou 0.15ml diariamente. Após observar os resultados deste produto num espaço de 2 a 3 semanas, ajuste a dosagem.

-Esta fórmula providência 40.000 mg/l de potássio de grande qualidade...

-Origem dos nutrientes:Muriato de potássio botanica K0.0.5: Análise garantida. Potássio solúvel (k20) 5,00%

Acho que está aqui tudo o que eles dizem com interesse...

Quanto as algas, apareceram filamentosas pretas e muito rijas quando aumentei a iluminação de 30w para 45w e aí tive de baixar de 12h de luz que tinha para 10h e depois para 8h. Sempre que tento subir o número de horas de luz as algas voltaram a aparecer. Na altura não sabia mas devia ter valores muito elevados de fosfatos. Será que com estes valores de nitratos e fosfatos já posso elevar o número de horas de luz para 10?

Ainda há vestigios das filamentosas, umas folhas que parecem ter pó preto, mas de resto com menos luz elas regrediram...

E claro há ainda as green spot mas isso acho que aparece sempre...ou não?

Mais uma vez obrigado pela ajuda, abraços aquáticos

Mad...Mad...Mad...