Mad_Biker Publicado Outubro 22, 2006 Publicado Outubro 22, 2006 Olá a todos. Tenho para vocês algumas perguntas, espero não ser muito chato... Para começar, falei aqui à pouco de um problema que tinha, em que os valores de nitrato descem (já gastei um frasco de nitro+) com o tempo e os fosfatos não, fertilizo com potássio, nitrato, ferro, co2 e micros e mesmo assim algumas plantas têm um comportamento "estranho". Pergunta, porque razão os valores de fosfato não descem? já estiveram a 5mg/l, neste momento e depois de umas TPAS vão nos 1mg/l... mas só lá vai mesmo com TPAS, já limpei o filtro, aspirei o areão e mesmo assim os fosfatos não descem, parece que as plantas não absorvem fosfatos... Tenho no filtro uma resina da boyd enterprises chamada chemi-pure que comprei para tirar o amarelo da água provocado pelo tronco, será que é isto que retira os nitratos da água? Setup Ph=6,0 Gh=40mg/l (agradecia se me dissessem como se faz correspondencia entre ppm e graus, tanto para GH como KH) Kh=40mg/l No3=5mg/l Po4=1mg/l Fe=0,3mg/l Estes valores são correctos para um plantado ou posso ter carências de alguns nutrientes? Tenho ainda 45w num aqua de 69l brutos e 8h de luz diária (já tive 10 mas apareceram algas). E agora mais recentemente uma ou outra folha de uma ceratopteris thalictroides começaram a ficar tipo transparentes a partirem-se, como tenho a planta ha pouco tempo pergunto, é normal ou será falta de algum nutriente?Estive a ler os tópicos sobre fertilização e pelas fotos não consegui distinguir a deficiência de nutrientes... Desculpem tantas perguntas mas preciso mesmo saber o que se passa no meu aquário, ajudem-me para corrigir alguns possiveis disparates... Aquele abraço aquático Mad...Mad...Mad...
Luís Fortunato Publicado: Outubro 22, 2006 Publicado: Outubro 22, 2006 Olá. Gh=40mg/l (agradecia se me dissessem como se faz correspondencia entre ppm e graus, tanto para GH como KH)Kh=40mg/l Quanto a isso, podes ver aqui nesta imagem... Quanto ao resto... GH... poderia ser ligeiramente maior. Todos os outros parâmetros me parecem bons, senão óptimos. Os nitratos também podiam ser ligeiramente mais altos, mas como não sabemos a comida e quantidade que dás (mesmo tu dizendo é difícil quantificar-se), as plantas podem receber todo o azoto que precisam sobre a forma de amónia expelida pelos peixes. Quanto a folhas transparentes, realmente pode ser confusa a sua avaliação correcta... pode ser carências a níveis de micros e/ou macros secundários (cálcio e magnésio). Carência (de Ferro): clorofila reduzida no novo crescimento e isso traduz-se em folhas e caules da mesma coloração que normalmente é amarelo e progride para pálido em casos mais acentuados. As nervuras permanecem verdes em carências leves e tornam-se pálidas em carências acentuadas, levando à sua morte e queda prematura das folhas. Aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=36035 Quanto à resina, pode fazer isso mesmo que tu dizes, nunca se sabe... em plantas, esquece-as. Tudo bem que há certos graus de especificidade, mas nunca se sabe bem o que uma resina de permuta iónica pode captar (dentro de catiões ou aniões). Já agora pergunto... tens algas e/ou fertilizas com Potássio? Se sim, sê mais pormenorizado, se faz favor. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Mad_Biker Publicado: Outubro 24, 2006 Autor Publicado: Outubro 24, 2006 Olá de novo e desde já Luís, obrigado pela disponibilidade. GH... poderia ser ligeiramente maior A rondar que valores? 60ppm?80ppm? Aqui:http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=36035 Foi este um dos posts que vi mas não consigo perceber bem por essas imagens. Já agora pergunto... tens algas e/ou fertilizas com Potássio? Se sim, sê mais pormenorizado, se faz favor Fertilizo com potássio da Kent Botanica mas é um pouco ambiguo a fertilização com potássio, uma vez que não existem testes no mercado... Por isso no inicio e como suspeitava de carências de potássio (uma vez que tendo nitratos e fosfatos, os fosfatos não eram consumidos), fertilizei 3 semanas com 5 vezes mais o que as instruções recomendavam, e fiz isto porque li num tópico teu que em caso de carência, tudo o que fosse introduzido era rapidamente absorvido. Ao fim de uma semana como o fosfato estava na mesma voltei a fertilizar e ao fim de outra semana a mesma coisa, mas agora acho que já não pode haver tantas carências de potássio depois de toda esta fertlização, mas mesmo assim os fosfatos não descem naturalmente... Intruções do fabricante: -Adicionar 1ml por cada 40 litros de água semanalmente ou 0.15ml diariamente. Após observar os resultados deste produto num espaço de 2 a 3 semanas, ajuste a dosagem. -Esta fórmula providência 40.000 mg/l de potássio de grande qualidade... -Origem dos nutrientes:Muriato de potássio botanica K0.0.5: Análise garantida. Potássio solúvel (k20) 5,00% Acho que está aqui tudo o que eles dizem com interesse... Quanto as algas, apareceram filamentosas pretas e muito rijas quando aumentei a iluminação de 30w para 45w e aí tive de baixar de 12h de luz que tinha para 10h e depois para 8h. Sempre que tento subir o número de horas de luz as algas voltaram a aparecer. Na altura não sabia mas devia ter valores muito elevados de fosfatos. Será que com estes valores de nitratos e fosfatos já posso elevar o número de horas de luz para 10? Ainda há vestigios das filamentosas, umas folhas que parecem ter pó preto, mas de resto com menos luz elas regrediram... E claro há ainda as green spot mas isso acho que aparece sempre...ou não? Mais uma vez obrigado pela ajuda, abraços aquáticos Mad...Mad...Mad...
Recommended Posts