BambuXDiscus em Crescimento


Recommended Posts

Há já muito tempo que tenho esta dúvida, contudo, hoje ao ler aqui que se sugeria bambu para 'filtrar elementos toxicos da agua', resolvi perguntar:

 

Ok, o bambu, por ser uma planta de crescimento rapidissimo, tira as tais porcarias que não interessam da agua, amonias, nitritos, bombas nucleares, o jornal das 20... Tudo bem, até aqui, é uma planta optima para ter com discus, vou já comprar uma dúzia...

Mas, e os sais minerais que são essenciais ao crescimentos dos discus? Não são tambem absorvidos pelo bambú? Será que compensa?

Quem tem ideia formada, e já agora, informada ácerca do assunto, se faz favor, chegue-se à frente :oops:

Cumps

Fausto Vicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, é um paralelismo lógico, mas creio que a questão é se o bambu tira uma quantidade muito grande de sais, muito maior que as plantas de crescimento rápido.... Além disso, eu não estou directamente a falar de 'manter', mas sim de 'fazer crescer'. Pode não parecer, mas são exigencias diferentes, em termos de necessidade de sais minerais...

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compreendo o que me estás a dizer, e para mim a resposta não é fácil, porque não domino o tema... embora acredite que o Bambu, apesar de ser muito bom, não e dramaticamente melhor do que outras plantas de crescimento igualmente rápido. Mesmo assim, o Bambu absorverá em grandes quantidades principalmente Nitrato, Fostafo e Potássio, e sais minerais muito menos.

 

Se calhar a resposta está na estratégia das plantas e peixes para assimilarem esses sais minerais... Talvez as plantas absorvam os que estão na coluna de água e substrato, enquanto que os peixes previlegiam mais a via alimentar...

 

Mas claro que se me disserem que não, que é por osmose, eu acredito, porque não estou a falar com conhecimento técnico. :)

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Fausto,

 

 

se estiveres para aí virado, creio que encontras, com alguma dificuldade, testes de sais minerais no mercado... É uma questão de largares algum dinheiro e fazeres a experiência.

 

Já mantive, aqui há uns 6 ou 7 anos, uma batata doce num filtro seco humido que tinha na altura... devo dizer-te que nunca vi uma água num aquário meu tão limpa como nessa altura. Não é à pescador nem é exagero, mas os caules cresciam uns 10cm's por dia. Se puderes faz a experiência, vais ver que ficas surpreendido.

 

Relativamente aos sais minerais, é de facto uma boa questão, mas creio que não terás grandes problemas nesse aspecto... digo eu... :)

 

 

 

Abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Vitor... também quero! :shock:  

 

Com casca ou sem?

 

 

Cumps

 

 

LOL

 

 

Com casca. A batata não pode estar em contacto com a água :)

 

 

Cumts,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá amigo Vitor.

se estiveres para aí virado, creio que encontras, com alguma dificuldade, testes de sais minerais no mercado... É uma questão de largares algum dinheiro e fazeres a experiência.

 

Dependendo do resultado deste tópico, é mais que certo que irei experimentar, isto que se nos entra uma ideia na carola... :)

 

Já mantive, aqui há uns 6 ou 7 anos, uma batata doce num filtro seco humido que tinha na altura... devo dizer-te que nunca vi uma água num aquário meu tão limpa como nessa altura. Não é à pescador nem é exagero, mas os caules cresciam uns 10cm's por dia. Se puderes faz a experiência, vais ver que ficas surpreendido.

 

Vitor, seco - humido tipo canister eheim? "Que cena, meu!!!"

 

Abraços

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fausto eu diria que o que tu podes fazer, é adicionar um liquido com os sais minerais mais essenciais aos discus! não sei se resultará, mas ja vi um cena que é o discus trace da seachem! se bem que sairia um bocado dispendioso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já mantive, aqui há uns 6 ou 7 anos, uma batata doce num filtro seco humido que tinha na altura... devo dizer-te que nunca vi uma água num aquário meu tão limpa como nessa altura. Não é à pescador nem é exagero, mas os caules cresciam uns 10cm's por dia. Se puderes faz a experiência, vais ver que ficas surpreendido.  

 

Vitor, seco - humido tipo canister eheim? "Que cena, meu!!!"

 

 

Ehehe nada disso... Tinha um aquário de metro com um filtro interior (aquelas caixas pretas que agora nao me lembro do nome :D :drinking:) e coloquei um filtro exterior a puxar de lá, ou seja, funcionava como pré-filtro. Não contente, decidi fazer uma pirâmide superior ao nível do aquário para onde ia a água do filtro exterior - aqui o seco-húmido. Como ainda achava pouco :D coloquei um "caixote" furado com areia por cima da pirâmide onde tinha algumas plantas. Não sei porquê, mas decidi colocar uma batata doce (talvez porque me disseram que tinha muita raíz) e tinha que cortar as folhas 2 vezes por semana... Chegou mesmo a entrar raízes no próprio aquário :| e é como te digo, nunca tive a água tão limpa como nesse tempo... Aliás, acho que vou readoptar esse esquema... Quem sabe com outro tipo de plantas...

 

Olha, vamos falando amigo Fausto ;)

 

 

Grande Abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ponto número 1:

 

Realmente terem-se plantas de crescimento rápido me aquarios ajuda a manter níveis de poluição baixos no mesmo, absorvendo sertos elementos como fosfatos da agua.

 

Ponto número 2:

Certas plantas pura e simplesmente não se devem usar em aquarios quer por poderem libertar substâncias tóxicas quer por não serem propriamente aquaticas; ora tal é o caso do bambú que não é uma palnta verdadeiramente aquatica mas quanto muito palustre, aquí englobam-se não só o bambú mas todos os tipos de canas e também outras plantas que comumente se vendem no hobby e que na verdade são ou palustres ou de pantanos e apenas aguentam alguns meses dentro de agua ou se adaptam muito dificilmente.

 

Ponto número 3:

 

Relamente algumas plants podem retirar e em alguns casos voltar mais tarde a libertar em massa e repentinamente certos minerais da agua de aquarios podendo matar peixes por choque osmótico. Curiosamente uma dessas plantas é a universalmente utilizada Valisnéria (que eu próprio também utilizo). Claro que para que tal aconteça ou melhor para que se torne perigoso é necessária uma densidade algo elevada de plantas (embora não possa eu precisar a mesma). Embora possa parecer estranho e alguns possam argumentar que têm muitas valisnérias nos seus aquarios e que nunca tiveram problemas aconcelho a leitura de alguns livros do hobby que também referem tal facto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.