Os ramirezis tomam conta das suas crias?


MiguelB

Recommended Posts

Olá tenho uma dúvida em relação ao ramiresis... sendo ele tambem da familia apistograma(espero não estar errado) tomam eles conta das crias depois de eles nascerem?

 

Obrigado.

 

Abraço

 

Miguel Brandão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel.

 

Sob a nomenclatura de Cichlidae, os ramirezis são da família de todos os ciclídeos conhecidos e correctamente identificados, não só dos apistos. Agora, numa identificação mais estreita, os ramirezi foram colocados no Género Microgeophagus, sendo mais chegados aos peixes do género Geophagus que vem do latim e significa: Geo = terra; phagus = comedor.

 

Quanto a tomarem conta dos alevins, depende dos peixes. Nas posturas em que não consegui ter os alevins com mais de 7/8 dias de vida, deveu-se principalmente à incapacidade dos pais saberem lidar com os pequenos, acabando por os comerem. Mas, há um pormenor: era mais da parte da fêmea do que do macho. Pelo que tenho lido, no caso dos ramirezi, ao contrário dos apistogrammas, é o macho quem toma conta dos pequenos, cabendo à fêma a protecção do território ou por vezes nem isso. Por isso, não excluo a hipótese de que, se tivesse retirado a fêmea e deixado o macho a tomar conta dos alevins, o macho teria dado um excelente protector.

 

Em último recurso, tens sempre a hipótese de retirares os alevins com uma seringa de bucal largo, e colocares os mesmos num aquário aparte.

 

Experimenta por ti próprio e vê qual a melhor maneira de levar os alevins a adultos.

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais