Ricardo Pinto Publicado Março 4, 2004 Publicado Março 4, 2004 Oi! Bem aqui há umas semanas a minha namorada e eu tivemos um problema de uma infecção bacteriana/fungica nos nossos aquarios, tendo eu resolvido a minha sem nenhuma baixa e infelizmente ela ficou sem nenhum guppy (eram 8 ). Depois de alguma insistencia, lá a consegui convecer de que os guppy's ate eram peixes resistentes e ela la comprou uns 4 de novo. Conclusao: 5 dias depois um peixe morre sem aparentes sinais de doença e uma das femeas têm as guelras bastante vermelhas e uma ou duas manchas vermelhas no corpo. Qual a doença e q tratamento devo usar? Visto tratar-se de situações de doença recorrentes, so posso concluir que ha algo de errado com este aquario, mas o que será? O aquario tem cerca de 40 L, é bastante plantado. ph= 7.0/7.2 temp= 26º TPA's = 10 a 20% todas as semanas População 9 neon's 3 guppy's ( 1 macho e 2 femeas, uma das quais a doente) 1 corydora P.S: Na loja os peixes apresentavam-se de optima saude, bastante vivaços e nos primeiros dias nao manifestaram sinais de doença ou qq problema. Obrigado desde já, Ricardo Pinto
nunomiguel Publicado: Março 5, 2004 Publicado: Março 5, 2004 Viva, Que filtro tens? Que manutenção fazes ao mesmo? Mais nenhum peixe tem problemas? Só os Guppys? Provavelmente são infecções de origem bacteriana. Aconselhava-te a não comprares mais peixes durante um tempo. Observa os que tens. A que está doente separa-a e aplica-lhe antibiótico. Faz uma troca parcial de água. Cuidado com o filtro interior. Convêm não estar muito sujo. A sujidade no filtro prejudica a água. Não adianta fazer TPA semanais se o filtro estiver carregado de matéria orgânica. Por isso... convêm lavares aquando as TPA's (a não ser que vejas que não é necessário). Podes fazer, por exemplo, uma TPA de 30% num dia e mais 30% noutro para tentar eliminar alguns bactérias. Se vires que pioram todos faz um tratamento mesmo no aqua comunitário com um bom antibiótico. Quando a coisa melhorar depois compras mais alguns... Abraço, Nuno Cumprimentos, Nuno
Ricardo Pinto Publicado: Março 9, 2004 Autor Publicado: Março 9, 2004 Bem mais uma baixa neste aquario, a femea que estava doente morreu no fim-de-semana. Mais nenhum peixe parece estar doente, só morreu o casal com a mesma matriz, proveniente do mesmo aqua, suponho que tera sido azar ou qq problema no transporte. Vamos ver! Obrigado ao Nuno por ter respondido Um abraço, Ricardo Pinto
Recommended Posts