Guelras e manchas vermelhas no corpo - Guppy


Recommended Posts

Oi!

 

Bem aqui há umas semanas a minha namorada e eu tivemos um problema de uma infecção bacteriana/fungica nos nossos aquarios, tendo eu resolvido a minha sem nenhuma baixa e infelizmente ela ficou sem nenhum guppy (eram 8 :idea: ).

 

Depois de alguma insistencia, lá a consegui convecer de que os guppy's ate eram peixes resistentes e ela la comprou uns 4 de novo. Conclusao: 5 dias depois um peixe morre sem aparentes sinais de doença e uma das femeas têm as guelras bastante vermelhas e uma ou duas manchas vermelhas no corpo.

 

Qual a doença e q tratamento devo usar?

 

Visto tratar-se de situações de doença recorrentes, so posso concluir que ha algo de errado com este aquario, mas o que será?

 

O aquario tem cerca de 40 L, é bastante plantado.

 

ph= 7.0/7.2

temp= 26º

TPA's = 10 a 20% todas as semanas

 

População

9 neon's

3 guppy's ( 1 macho e 2 femeas, uma das quais a doente)

1 corydora

 

P.S: Na loja os peixes apresentavam-se de optima saude, bastante vivaços e nos primeiros dias nao manifestaram sinais de doença ou qq problema.

 

Obrigado desde já,

Ricardo Pinto

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Que filtro tens? Que manutenção fazes ao mesmo?

Mais nenhum peixe tem problemas? Só os Guppys?

 

Provavelmente são infecções de origem bacteriana. Aconselhava-te a não comprares mais peixes durante um tempo. Observa os que tens.

A que está doente separa-a e aplica-lhe antibiótico.

Faz uma troca parcial de água. Cuidado com o filtro interior. Convêm não estar muito sujo. A sujidade no filtro prejudica a água. Não adianta fazer TPA semanais se o filtro estiver carregado de matéria orgânica. Por isso... convêm lavares aquando as TPA's (a não ser que vejas que não é necessário).

Podes fazer, por exemplo, uma TPA de 30% num dia e mais 30% noutro para tentar eliminar alguns bactérias.

 

Se vires que pioram todos faz um tratamento mesmo no aqua comunitário com um bom antibiótico.

 

Quando a coisa melhorar depois compras mais alguns... :shock:

 

Abraço,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem mais uma baixa neste aquario, a femea que estava doente morreu no fim-de-semana.

 

Mais nenhum peixe parece estar doente, só morreu o casal com a mesma matriz, proveniente do mesmo aqua, suponho que tera sido azar ou qq problema no transporte. Vamos ver!

 

Obrigado ao Nuno por ter respondido

 

Um abraço,

 

Ricardo Pinto

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais