Preço que gastamos com a electricdade [HELP]


Surf_is_life

Recommended Posts

Pois, aí já não faço ideia. Pensei que eventualmente tivesses tido algum outro pico de consumo.

 

Quanto às contas, ainda estou a tentar perceber bem o esquema!

 

O esquema é relativamente simples... vamos esquecer a parte da energia reactiva, etc... (como estamos a estimar consumos, vamos admitir que os erros dessa estimativa - as horas que cada aparelho está ligado - são muito superiores aos que cometemos por não contabilizar as perdas dos equipamentos por essa vias)

 

Vê-se a potência do equipamento em Watts (W), multiplica-se pelas horas que esses equipamentos estão ligados por dia = consumo desse equipamento em Wh por dia. Multiplicamos por 31 (ou 30) e temos o consumo em Wh por mês... dividimos por 1000 e temos o consumo em kWh por mês... multiplicamos pelo valor do kWh e temos o consumo do aparelho em € por mês... depois é só somar todos os aparelhos... também podemos fazer por outras ordens, claro...

 

Há uma coisa a ter em conta: se o contador for bi-horário os valores de custo do kWh não são sempre os mesmos... as resistências de aquecimento funcionam muito mais em hora económica (porque de noite está mais frio e as luzes estão apagadas), as luzes funcionam essencialmente com custos mais elevados... excepto ao fim-de-semana... é nesta estimativa que podem ocorrer mais erros, mas o bi-horário compensa bastante, no meu entender...

 

Eu sei que os consumos são relevantes, mas tento não fazer as contas... ainda me assusto!

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais