NanoReef 91L - O meu primeiro salgado...


Bytter

Recommended Posts

Eias...

 

Pois é... Sou um gajo dos plantados bowdown

Mas recentemente decidi reaproveitar vidro que tinha la por casa e construir uns cubos 30x30x30. Um deles está como vivário de red-cherrys. Mas tenho mais que gostava de usa-los para lentamente me introduzir aos salgados e quem sabe (oh, blasfemia! oh traidor!) mudar o meu de 200l para salgado :)

 

Anyway... Ja sei que quanto mais pequeno o aqua pior. Ja sei que devia arranjar um aqua maior... Mas acho que a experiencia com plantados ja me tras alguma (pouquinha, nao muita) experiencia em controlar parametros yikes E a coisa coloca-se basicamente nestes termos: ou uso estes aquas para isso, ou terei que adiar para mais tarde a experiencia...

 

Portanto(s), meus caros, que tanto me espantam com as vossas obras primas bowdown Que consideram essencial para manter um cubo de 30l? Que consideram fazivel? Que aconselham a um novato como eu a fazer?

 

Um grande abraço #cool

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, respondendo-me a mim proprio :)

 

Parece que preciso de aragonite, de bombas a fazerem 20x o volume do aquário, e seria bom um escumador... Também preciso de 20% de Rocha Viva.

 

Portanto(s) bowdown Alguem tem rocha viva ai baratucha para o novato? Estive a medir outro sitio no meu apartamento e sou capaz de construir um nano maiorzito >60litros lá num beco...

 

E umas bombas de 600 e 400 l/h... Assim baratinhas...

 

Já agora, 2x36W PLL 10000k chegam?

 

Alguem aqui no Porto para me dar uma maozinha? bowdown Ou me fazer uma visita guiada ao seu salgado para ganhar outras perspectivas? #cool

 

Um abraço!

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, tive a ver o tal cantinho... Tenho uma area de 57x50cms para ocupar numa reentrancia na parede. Nao queria ocupar totalmente para tras, pelo que estava a pensar em algo tipo 57x40x35. ou 57x40x40, o que resulta em 80 e 91 litros respectivamente. Que acham? Ja da para um nano de jeito?

 

Ora isto significa 16 a 18kg de RV. E umas bombas a totalizar 1600 a 1800 l/h. Talvez tenha que ir para algo tipo 2x55W PLL, nao? E aragonite, quanto?

 

Mal possam comentem :D Se for com este projecto para a frente tenho que ir comprar o vidro e o resto do material, pelo que gostava de ter o apoio de pessoal ja experiente ;)

 

Um abraço,

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo,

 

pelos vistos o pessoal não está a ajudar!...vou dar o meu contributo!

 

Realmente o cubo de 27l não tem grandes condições para um salgado, já que se colocares a areia, rocha e bombas, restam 20l...que dava para pôr um camarão e uns hermitas!

 

A 2ª opção é melhor...agora a minha opinião/conselhos:

 

Deves deixar algum espaço para colocares um escumador do tipo "hang-on", caso queiras...ou então fazes com a profundidade máxima e colocas um escumador interno. O escumador não é essencial, mas ajuda muito!

 

Quanto à altura, apontava para os 40cm. Assim, quando tiveres a areia e a água ficas com uma coluna de água na ordem dos 30cm.

 

Penso que 16kg de RV chegam! Aconselho-te o uso de aragonite, em virtude de este ter maior efeito tampão (do ph) que a areia de coral.

 

A iluminação podia ser com uma PC 2x36W, mas se houver possibilidade de PC 2x55W, melhor.

 

A circulação é muito importante, e aconselhava-te a ir mais para as 30x a litragem, ou seja, 2400l/h pelo menos! Deves é distribuir bem a circulação. No meu nano de 120l, tenho 5100l/h (42.5x) e não tenho nada a voar porque está bem distribuído...além disto, uma circulação grande evita muitos problemas com cianobactérias e algas.

 

Deves adicionar solução saturada de kalk, logo desde o inicio...o kalk ajuda a precipitar os fosfatos (alimento para as algas), estabilizar o ph e niveis de cálcio. Existem inumeros tópicos de como prepara o kalk, e de como adicioná-lo.

 

Quanto à àgua, eu uso natural, já que é mais equilibrada, embora com valores de kh baixos e densidade um pouco alta.

 

Um abraço e bom salgado...caso necessites, "posta" aqui as dúvidas

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eias!

 

Pois é pessoal... Isto de montar um reef dá trabalho, por muito "nano" que seja... Mas mais trabalho dá estar a montar "toda" a parte técnica em simultâneo (sejemos precisos, ENCONTRAR LOJAS que vendam os COMPONENTES que queremos... Anda tudo esgotado por todo o lado, cuarago)... Mas como sei que ele vai estar uns tempos a ciclar, queria meter a agua e a rocha o mais depressa possivel... Enfim...

 

Mas finalmente hoje consegui meter a rocha... Ainda falta muita, muita coisa... Falta vir mais uma bomba de 900l/h, mais 2 PLL de 10000k e Actinica, falta fazer os reflectores (embora ja tenha a chapa), e falta ligar o segundo temporizador as actinicas... Ligar umas ventoinhas, a moon-light... Arranjar um fundo azul... Sei la, tanta coisa...

 

Quick Setup:

 

Aquario 57x40x40 (91L brutos, 75 uteis), 10Kg areia de coral, 2x36W 10000K + 2x36W Actinicas, 2x900l/h Dymax EPH, Termostato Jager 100W, 5Kg RV Indonésia.

 

Anyway... Depois descrevo melhor todo o processo :D De qualquer forma, aqui fica umas fotos das minhas recentes aventuras:

 

Secagem do silicone:

 

hpim5766zj4.jpg

 

Teste de agua doce:

 

hpim5774nl9.jpg

 

16 Garrafoes de agua oferecida de um reef:

 

hpim5776mi9.jpg

 

Depois de encher, a verificar a densidade, e se as bombas e termostato estavam a funcionar...

 

hpim5778xt9.jpg

 

Teste de 1/2 da iluminação:

 

hpim5780zu7.jpg

 

E o meu primeiro hardscape com os 5Kg de rocha viva (indonesia). Esta na cara que preciso de mais :?

 

hpim5792awt3.jpg

 

Ja agora, alguem sabe que bicho é este? (sim, a minha maquina digital nao presta com este tipo de luz...)

 

hpim5786aic0.jpg

 

Um abraço,

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo,

 

está a ter um bom aspecto, eu aconselhava a colocares um pouco mais de circulação (isso dos 20x o volume é pouco, na minha opinião), talvez uns 2400l/h ficava bem, mas tinham de ser bem distribuidos.

 

A RV colocava mais uns 10kg.

 

A foto do animal que pretendes identificar não dá para perceber o que é, mas pela cor e forma parece-me uma estrela do mar do tipo asterina sp. Comem algas, especialmente coralina e reproduzem-se com muita facilidade (por fissão de um dos "braços"). Eu pessoalmente, tentei erradicá-las do meu aquário...mas depois de estabelecidas são dificeis de erradicar!

 

Um abraço

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eias!

 

está a ter um bom aspecto, eu aconselhava a colocares um pouco mais de circulação (isso dos 20x o volume é pouco, na minha opinião), talvez uns 2400l/h ficava bem, mas tinham de ser bem distribuidos.

 

Hmmm... Portanto achas que a proxima bomba devia ser em vez de uma de 900l/h, uma de 1500l/h? Talvez do lado direito do aquario a aponta em diagonal?

 

A RV colocava mais uns 10kg.

 

Yah... Nao sei se mais 10Kg, ou mais 5Kg apenas. Gostava de compor um pouco mais o lado esquerdo mas deixa-lo baixo. O lado direito, gostava de fazer um certo declive. Para ai o dobro de rocha do lado direito, e torna-lo mais alto.

 

A foto do animal que pretendes identificar não dá para perceber o que é, mas pela cor e forma parece-me uma estrela do mar do tipo asterina sp. Comem algas, especialmente coralina e reproduzem-se com muita facilidade (por fissão de um dos "braços"). Eu pessoalmente, tentei erradicá-las do meu aquário...mas depois de estabelecidas são dificeis de erradicar!

 

Erradicar... Pois... Via uma vez mas nunca mais a apanhei :) Quando a vir de novo, devolvo-a ao mar :wink:

 

Tenho é umas aptasias que necessitam de ser mortas. :wink:

 

Anyway, tive a ver os parametros da agua, e então hoje estavam assim:

 

pH: 7.5

kH: 11

 

Nao li amonia, nitritos e nitratos porque acho que por esta altura simplesmente nao vale a pena... Talvez daqui a 2 semanas começe a controlar os nitritos e nitratos.

 

Um abraço,

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo,

 

relativamente à tua ideia de circulação, colocaria na diagonal e interceptando o fluxo da outra bomba, de modo a criar uma zona de grande turbulência.

 

Quanto à asterina, NÃO devolvas ao mar. Esta é uma especie que não existe na nossa costa, e como tal pode existir perigo ao a introduzires nas nossas águas. Se a apanhares, atira-a ao lixo.

 

Quanto às aiptásias, quando estiveres o aquário ciclado colocas 1 ou 2 lysmata seticaudatas que ele resolvem isso. Atenção que para os seticaudatas erradicarem as aiptásias não podes ter peixes lá dentro, de modo a eles não poderem apanhar comida...estes camarões só comem as aiptásias se não tiverem outra fonte de comida.

 

O ph está muito baixo para o kh que tens....tens a certeza que o teu teste está bom? testa a tua Àgua com um teste de um amigo, ou mesmo da loja, e confirma o ph.

 

Boa sorte

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem,

 

Hoje procedi então a uma actualização dos parâmetros da água e... até me assustei... Aparentemente estava a usar a dose errada das gotas (testes da tetra são 7 gotas e não 5). Aqui ficam os valores:

 

Densidade: 1020

pH: 9

kH: 11 ºdH

Nitritos: 0,3mg/l

Nitratos: 100mg/l

 

É de mim, ou os nitratos estão estupidamente elevados? Não medi a amónia porque esses testes são da Sera e perdi a escala de cor (se alguem me poder digitalizar a escala, agradecia :D)

 

Ontem fiz a reposição da água evaporada com kalk. Devo continuar??

 

Um abraço,

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo,

 

faz imediatamente uma TPA de uns 50%, esse ph é extremamente elevado e pode matar tudo o que tenhas no aquário (bácterias, RV, etc.). A razão desse valor de ph deverá ter sido a adição de kalkwasser em quantidades elevadas! Não deverás adicionar mais que 2% do volume de água total, por dia, ou seja, não ultrapasses os 1,5 litros de kalk por dia.

 

Os nitratos estão muito elevados...TPAs para reduzir isso.

 

Coloca os resultados!

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

La vou eu ao mar buscar água :wink:

Entretanto acho que tou com outro problema... Aprecia esta imagem:

 

hpim5803agh1.jpg

 

Ora bem.. Eu nao percebo muito disto, mas acho que tenho nada mais nada menos que uma colónia de aiptasias bem perto de uns mushrooms que vieram com a rocha... Curiosamente hoje estive a observar a rocha e verifiquei que tenho uma série de aiptasias bem espalhadas... Se até agora nao mostravam os "tentaculos", algo aconteceu que as fez "saltar a vista"...

 

Com o pH como está, não me atrevo a usar a técnica da injecção de kalk. Devo-as ignorar? Talvez mover os mushrooms de sitio? Como se retira um mushroom?

 

Um abraço,

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo,

 

seticaudatas, seticaudatas, seticaudatas.

 

julgo que ainda não tens peixes, certo ?

 

então introduz seticaudatas (3) e não lhes dês comida até que desapareçam as aiptasias.

 

Quanto aos parametros da água, o Quinzico já deu a dica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é...tens uma bela praga! Não tentes remover os actinodiscos. Estes estão bem agarrados à pedra, e só os stressavas.

 

Como estás no início, tens que esperar mais um pouco até não existirem nitritos para colocares uns Seticaudata (como o innuendo disse)...penso que 2 chega (eu coloquei 2 saticaudatas no meu, e no espaço de 2-3 semanas já não existia uma aiptásia para contar a estória). ATENÇÃO, as aiptásias reproduzem-se por fissão, não tentes esmagar, cortar ou acabar com elas por processos fisicos.

 

Mas isso tem mesmo que ser tratado antes de colocares qualquer peixe, caso contrário as aiptásias acabarão por dominar o aquário e matar-te os corais. Existe outras opções para matar as aiptásias:

 

Quimicas:

 

Kalk - pouco eficiente, focalizado (só morrem as que estão à vista e levam com o tratamento.

vinagre - estás a inserir àcido acético, que pode levar à queda do kh e explosão de bactérias, além de ser focalizado.

Joe's Juice - focalizado (só morrem as que estão à vista e levam com o tratamento.

 

Biológicas :

 

Berghias - É a maneira mais eficiente, no entanto estes nudibranquios são dificeis de encontrar no mercado, caros (rondam os 30€/cada) e só comem aiptásias (quando as aiptásias acabarem, os nudis morrem à fome)

Seticaudata - Eficientes desde que não haja outra fonte de comida. É necessário passar alguma fome para começarem a comer as aiptásias. Ao contrário que algumas pessoas dizem, estes comem aitásias de todo o tamanho.

 

Eu aposto nos seicaudata, mas só quando o ciclo estiver terminado...até lá tem paciência que as aiptásias não matam os corais de um dia para o outro.

 

 

Já fizeste a tal muda de água que aconselhei?

 

Um abraço

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem,

 

Hoje medi os nitratos... Diminuíram para cerca de 50mg/l. O pH também me parece mais baixo, mas como a escala so da de 0.5 em 0.5, eu diria que esta acima de 8.5 e abaixo de 9 (tenho mesmo que comprar um medidor digital... alguém vende um baratucho?)

 

Entretanto aumentei a densidade da agua para cerca de 1023, retirando agua para um garrafão, juntando sal, esperando que se dissolve-se, e juntando-a de novo ao aquário...

 

Infelizmente, as lâmpadas e a PowerHead ainda não chegaram (acho que sempre vou para uma de 1500l/h, já que a de 900 não esta a dar conta do trabalho no que diz respeito a eliminar aquela película transparente da superfície da agua).

 

Mas mesmo só sobre 72W, os mushrooms (sim, parece que são mais que um... hoje eram 3, aquele grande, e mais dois pequeninos que cresceram...) estão a dar-se bem, aparentemente.

 

Agora tenho uma questões :wink:

 

Primeiro... O substrato está a ficar acastanhado. Já vi que isso é comum, mas gostava de saber de que se trata (é alga coralina?). Depois, hoje quando cheguei, tinha o interior cheio de bolhas de ar... Todo o lado... Espalhadas no substrato, nas rochas, no equipamento... Até o nassário tinha umas bolhas coladas a ele... Se se tratasse de um plantado, diria que era pearling. Neste caso, alguém sabe de que se trata?

 

Bem... Espero que daqui a umas duas semanas isto estabilize relativamente... Quero ver se meto os tais seticaudatas para darem cabo das aiptasias antes de começar a meter corais.

 

Um abraço,

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo,

 

esse acastanhado devem ser algas castanhas. Para subires a densidade do aquário de uma maneira simples e barata é adicionares àgua salgada natural (na nossa costa ronda os 1.029 - pelo menos no Algarve). A circulação é urgente, de modo a evitar a instalação de algas.

 

Continuas com o ph muito alto...isso tem que baixar para os 8 a 8,4.

 

Se tens escumador, então as bolhas devem vir daí, senão poderá ter sido alguma bomba que apanho ar e lançou as microbolhas pelo aquário. Estas microbolhas são prejudiciais, principalmente às esponjas.

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Nopes, não tenho escumador.. As bolhas surgiram durante uns dias e insistiam em reaparecer, mesmo depois de eu remecher o substrato e as libertar todas. Mas agora parece ter voltado a normalidade. O substrato está agora a ficar com zonas de algas vermelhas (?) e umas macro-algas que mais parecem folhas de pinheiro...

 

Entretanto surgiu-me outras coisas...

 

Durante a observação do aquário à noite (vulgo, ligar a luz às tantas da manhã), fiquei surpreendido com a quantidade de bicharada que por lá anda... Todavia, fiquei ainda mais supreendido por encontrar uma espécie de "lagarta", para aí com 3 milimetros de diâmetro e uns 8cms de comprimento, que rapidamente se escondeu dentro da rocha. Ao que parece são "bristle worms". Espero que não se tornem um problema...

 

Também encontrei uma espécie de "polvo" (i.e., um corpo pequenino e achatado com 4 tentaculos grandes), que dizem ser ophiurus, e uma espécie e bichos de conta (que alguns, ou morreram, ou libertam a casca como os camaroes porque encontrei algumas cascas dessas no aqua), que ao que parece são amphipods.

 

Também não consigo perceber se a alga coralina está a crescer ou não, mas noto que em algumas zonas da pedra, a alga coralina que já vinha esta a ganhar uma tonalidade mais clara, quase esbranquiçada no seu perímetro. Isto é crescimento?

 

Entretanto tenho que medir os parâmetros. Na sexta feira os nitritos começaram a subir, enquanto que os nitratos se fixaram nos 50mg/l. Mas também só fez 1 semana no sábado que lá está a RV...

 

Depois meto umas fotos quando tiver mais alguma coisa :twisted:

 

Um abraço,

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

desliga as luzes durante 2 a 3 dias, e melhora a circulação.

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

eu não apagaria as luzes, simplesmente melhoraria a circulação, removeria as algas com uma mangueira e faria TPA´s maiores e frequentes.

 

Hugo, o teu aquario ainda nem tem 1 mes, é normal todas as algas que tens e ainda vais ter.

 

Os teus testes tb n devem estar la muito bons ou então são muito imprecisos.

 

A alga coralina ainda vai demorar mais uns 2-3 meses a surgir em força.

 

E deixa de te preocupar tanto com medições. O aquario ta a seguir o rumo normal.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem pessoal,

 

Fiz um pouco de tudo... Melhorei a circulação (estou agora com 2400L/h, i.e. 900 + 1500 em 75L de agua reais), andei a "decantar" a pelicula gordurosa que tinha a superficie da agua, fiz uma TPA de 15L (20%) com agua colhida na Praia da Aguda, imediatamente a seguir a maré vaza e onde, infelizmente, nao consegui encontrar eremitas :cry: Bem como diminui o fotoperiodo de hoje para cerca de 4h (estava em 12) o que me pareceu contruibuir para a diminuicao visivel de cianobacterias no substrato.

 

Os parametros continuam a mesma porcaria. pH a quase 9, nitratos a 50, nitritos a 3mg/l, amonia a 0 (irrita-me o aquário ter 2 semanas e não ter visto a amónia seuer a subir) e kH desceu para 9. Tenho subido ligeiramente a salinidade pelo que ela agora anda pelos 1026.

 

Fora isso, ainda nao me dei ao trabalho de tratar das aiptasias, os amphipods passeiam-se por todo o lado, as bristle worms ja colonizaram o substrato, e a rocha morta que-um-dia-foi-viva ja tem bicharada la para o meio, nomeadamente ophirius.

 

Os parametros assustam-me um pouco para meter bicharada la para dentro (eremitas, nassarios), mas acho que eles seriam uteis para lmparem o substrato, nao?

 

Ando a ponderar comprar o escumador de mochila "Queen turbo skimmer TS2000" que me arranjam perto dos 90€. Tem o diâmetro ideal para o espaço que tenho por detrás do aquário. Que me dizem? Boa compra?

 

Um abraço,

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não conheço esse escumador, mas um franquinho é melhor que nenhum! Com esse ph tens que parar a adição de kalk. Mediste o pH com outro teste?...parece-me extremamente elevado!

 

Colocaste alguma rocha DIY no aquário? se sim, retira-a, pois isso pode estar a causar a subida do pH (se não estiver curada).

 

Quanto à amónia, não te preocupes...parece-me que já estás na recta final do ciclo. Mantêm as TPA's, verifica o pH com outro teste e diminui o fotoperiodo até terminares o ciclo.

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas pessoal!

 

O meu nano já lá vai com quase mês e meio de existência. A alga coralina (rosada) começa agora a crescer (tenho uma Rocha morta, que em tempos foi viva, que começa a ganhar de novo uma tonalidade agradável).

 

As TPA's têm sido de 20L com água natural todas as semanas...

 

Os nitratos não descem abaixo dos 25-50... Cá para mim o teste anda lixado. O pH baixou para cerca de 8-8.5, o kH tem rondado os 8-9.

 

De momento estou com 2400l/h de circulação de água...

 

Introduzi, graças ao Bruno Quinizico (grande Bruno!!) a equipa de limpeza a semana passada. Heremitas de patas brancas e verdes, Cerites, Turbos e Nassários. A maior parte do tempo os nassários e as cerites estão completamente debaixo da areia. Mas basta largar um pouco de comida para dentro do aqua, zás... Todos cá fora :lol:

 

As cianobactérias desapareceram. Bem como as algas filamentosas que tinham aparecido em algumas rochas. Somente algumas macro-algas ainda sobrevivem, mas estão a murchar... O areão está limpinho... Branquinho e brilhante. Impressionante a tarefa que os bichos conseguem cumprir...

 

Tentei matar algumas Aiptasias com uma chaves de fenda quente, mas parece que tenho uma mini-praga pelo aquário... Lá vou ter que meter um seticaudatas.

 

Estive a tentar tirar umas fotos do aqua inteiro mas nenhuma me satisfaz. Depois do Natal, com a 400D, mostro-vos algo com qualidade, eheh...

 

Embora nao resista a colocar duas tiradas com a minha velhinha HP, que sumarizam o pouco que já existe neste nano...

 

Um abraço a todos!

 

heremitazs2.jpg

 

mushroom.jpg

 

hpim59901yu3.jpg

 

hpim5987ahg3.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.